Curso Bolsa de Valores: por que fazer e como escolher o melhor?

Por Redação Onze

bolsa-de-valores

O que aprender em um curso sobre Bolsa de Valores?

Conhecimento é a base para qualquer tomada de decisão e, no caso do mercado financeiro, isso é ainda mais importante. Aprender mais sobre a Bolsa de Valores permite que o investidor, sobretudo o iniciante, realize operações de maneira mais segura e faça escolhas de ativos baseadas em análises técnicas. 

Em um curso de bolsa de valores, é possível conhecer conceitos técnicos do mercado financeiro e aprender a identificar as melhores oportunidades de investimento. Além disso, uma das vantagens é que os conteúdos são acessíveis e aplicáveis aos diferentes perfis de investidores. 

Critérios para escolher o curso sobre Bolsa de Valores

Existe uma grande variedade de cursos sobre bolsa de valores oferecidos por empresas e instituições de ensino. Por isso, a dúvida é: como escolher o melhor curso?

O primeiro ponto de atenção é em relação à qualidade do conteúdo oferecido. Fuja de cursos que prometem soluções milagrosas para ganhar dinheiro rápido. Não existe fórmula mágica. 

Outra garantia de qualidade está em escolher cursos de instituições reconhecidas no mercado. Por isso, uma boa dica são os cursos oferecidos pela própria Bolsa de Valores. 

Já em relação ao conteúdo, é importante que você trace um plano de estudo. Cursos mais amplos são ideais para ter uma visão inicial macro do mercado de investimentos. Já os cursos mais específicos devem ser escolhidos de acordo com seu objetivo ao investir na bolsa. 

Exemplos de cursos sobre Bolsa de Valores

A principal plataforma para quem quer aprender mais em cursos sobre Bolsa de Valores é a B3 Educação, um hub de conteúdos disponibilizados pela própria B3 sobre os mais diversos temas relacionados a investimentos. Alguns dos conteúdos disponíveis na plataforma:

 

 

Conteúdo introdutório sobre Previdência privada, planejamento financeiro, perfil de investidor, investimentos, perdas financeiras e diversificação de investimentos. 

Guias, playlists, infográficos, artigos e vídeos sobre mercado de ações, instruções sobre como negociar ações, perfis de investidores, análise de investimentos, risco e retorno de investimentos etc. 

 

 

Conteúdos sobre o que são debêntures, suas características, como investir, além de mitos e verdades sobre as debêntures. 

 

 

Aqui, você vai aprender o que são minicontratos, características do Mercado Futuro, Contrato futuro de Mini-índice, Contrato Futuro de Minidólar, entre outros conteúdos.

 

 

Os materiais sobre tributações incluem informações sobre renda fixa e renda variável, Imposto de Renda no Mercado de Ações, investimentos isentos de Imposto de Renda, tributação do Tesouro Direto e tributação de fundos. 

Já a Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, tem uma série de cursos úteis para quem quer aprender mais sobre Bolsa de Valores. Entre eles estão: 

 

 

O curso traz um conteúdo introdutório para quem busca entender os conceitos relacionados ao mercado financeiro. Os conteúdos englobam o funcionamento e as características das políticas econômicas e os riscos do mercado financeiro nacional. 

 

 

Entre os conteúdos do curso estão as funções e políticas do compliance, e as categorias utilizadas no mercado para segmentar investidores.

 

 

O curso aprofunda o aluno na atividade de gestão de risco e ensina a quantificar risco utilizando as metodologias do Value at Risk (VaR), curva de juros, VaR não linear e VaR marginal (delVaR).

Para quem busca cursos mais aprofundados, vale a pena conhecer as formações que a Saint Paul Escola de Negócios oferece em parceria com a B3. São cursos de educação executiva sobre assuntos específicos de áreas do mercado financeiro: 

 

 

Formação para quem deseja atuar em áreas relacionadas ao mercado de Renda Fixa, tais como produtos financeiros, middle e back office de tesouraria, estruturação de operações e riscos, além de investidores pessoas físicas.

 

 

O curso apresenta os principais conceitos, operações e tributação no mercado de ações na B3. Discute os indicadores e técnicas da análise fundamentalista, abordando a precificação das empresas, as características dos indicadores de rentabilidade, a estrutura de capital e a geração de valor na empresa, os fluxos de caixa e os múltiplos de valor para a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre como investir? Fale com a Onze.