Duration: você precisa entender esse conceito ao aplicar em Tesouro Direto

Por Redação Onze

O mundo financeiro não é simples de entender. E é exatamente por isso que existem empresas especializadas em seus conceitos e jargões para ajudar os investidores. Um desses conceitos é o duration, que impacta principalmente na modalidade de taxa fixa do Tesouro Direto com juros semestrais, o Tesouro Prefixado, ou LTN, e no Tesouro Híbrido (IPCA+ ou NTN-B), com taxa fixa mais variação da inflação.

Saiba o que é duration e como ele impacta em seus investimentos

Para resumir, duration significa duração. No jargão dos investimentos, quer dizer o tempo médio em que você receberá o pagamento de seu investimento. Ou seja, o valor investido, mais as taxas.

Esse conceito é importante apenas para investimentos que pagam cupons, ou seja, “adiantamentos” do valor total a ser recebido no prazo fixado. Esse prazo fixado é chamado de maturidade.

Como os títulos prefixados estão vulneráveis a mudanças nas taxas de juros, o que muda o valor do título, o duration exprime o tempo que esse título estará exposto ao risco, que, embora mínimo, existe.

Quanto menor o duration em relação à maturidade de um título, menos riscos ele corre, e melhores chances ele terá de um bom rendimento.

No caso dos títulos públicos pós-fixados, como o Tesouro Selic (LFT), a maturidade sempre será igual ao duration, por serem completamente indexados à Selic, sem muita variação de preço.

O Tesouro Prefixado e IPCA+ apresentam as modalidades sem cupom. Aquelas com cupom são chamadas de Tesouro Prefixado com Juros Semestrais e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. São nestas últimas modalidades que é preciso calcular o duration.

O cálculo do duration

O duration tem uma fórmula bastante complexa, que não vamos adicionar aqui para não confundir sua cabeça. O importante é saber que, nos títulos prefixados com juros semestrais, o investidor recebe uma quantia relativa ao rendimento do prazo final a cada seis meses. Por exemplo, se o prazo é de dois anos, ele receberá 4 rendimentos ao longo do período. No Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, esse valor é de 5% do valor do título. Sendo cada título R$ 1.000,00, ele receberá R$ 50,00 por título a cada seis meses.

Como o investidor não recebe a remuneração toda de uma vez, o duration é menor que a maturidade desse investimento. Ou seja, ele levará menos tempo para receber o valor investido. Nesse caso, de dois anos e 4 pagamentos, a média de tempo que o investidor levará para receber o retorno será de 23 meses, ou seja, antes do prazo.

O que você precisa saber, resumindo, é que, quando alguém falar de duration, estará falando de risco. Assim, quanto maior o duration, maior o risco. Isso significa que, se o título A tem o dobro do duration do título B, terá o dobro de risco também. Lembre-se, no entanto, de que, quanto maior o risco, maior também os rendimentos.

A solução para minimizar riscos e maximizar rendimentos é, portanto, uma carteira com títulos diversificados, inclusive Tesouros Prefixados com diferentes durations. Isso a Onze Investimentos consegue elaborar junto com você, após uma detalhada análise de seu perfil de investidor, disponibilidade financeira e tempo disponível para fazer seu dinheiro render. Entre em contato conosco!