EBITDA: O que é e para que serve?

Por Redação Onze

Para os investidores, sejam iniciantes ou experientes, conhecer e entender sobre termos técnicos de mercado financeiro é importante para o seu investimento. Assim, as tomadas de decisões certas se tornam mais fáceis.

Certamente, quem atua no mundo dos investimentos já se deparou ou ainda vai se deparar com o termo EBTIDA. O conceito é um importante indicador financeiro usado por empresas de capital aberto e analistas de mercado para entender os balanços do negócio. Da mesma forma, ajuda a responder questões chave para o desenvolvimento e saúde financeira da empresa.

Confira o artigo a seguir e descubra o que significa EBTIDA, como fazer o cálculo e aplicar o conceito no seu negócio. Assim, com informações claras e objetivas, o investidor poderá analisar antes de decidir se aplicará recursos na companhia. Vamos lá?

O que é EBITDA ou LAJIDA?

Sigla originada do termo em inglês Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, EBTIDA significa em português “geração operacional de caixa da empresa, excluindo valores externos como efeitos financeiros, juros e impostos”.

O conceito foi popularizado na década de 70, nos Estados Unidos, e aponta o quanto a empresa gera de lucro ou prejuízo, analisando somente as atividades operacionais. Ele analisa não apenas o resultado final, mas todo o processo da geração dos valores.

Essa avaliação elimina os efeitos dos financiamentos e decisões contábeis, medindo a produtividade e a eficiência da empresa. Diferente do Ebit, em que os efeitos contábeis são considerados para calcular os lucros.

Saiba onde investir o seu dinheiro e não se preocupe com o futuro.

LAJIDA

O termo EBTIDA também é conhecido como LAJIDA, que em português significa  Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

E, de forma simples, o conceito LAJIDA avalia a capacidade de geração de valor da empresa. Com isso, os investidores analisam se operacionalmente a empresa é lucrativa ou não. Por isso, afirma-se que o EBTIDA é um indicador essencial para o investidor que pretende participar do negócio.

Como calcular o EBITDA?

Para fazer o cálculo do EBITDA ou LAJIDA, é preciso identificar os seguintes fatores de uma empresa:

  • Lucro operacional;
  • Depreciação;
  • Amortização;
  • Despesas financeiras líquidas.

Por ordem, antes de realizar o cálculo do EBITDA, é preciso conhecer o lucro operacional da empresa. No padrão brasileiro, é o resultado da subtração, a partir da receita líquida, do valor das mercadorias vendidas e despesas operacionais.

Após isso, para calcular o EBITDA é simples. Deve-se somar ao resultado líquido da empresa os juros pagos, impostos, depreciações e amortizações do período.

Ao retirar o lucro líquido destes componentes, obterá o cálculo do EBITDA. Simplificando, a fórmula de cálculo do EBITDA é a seguinte:

EBTIDA = Resultado Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização

Como o EBTIDA é aplicado?

O EBTIDA ou LAJIDA pode ser usado para analisar uma empresa em vários aspectos. Como por exemplo, conhecer dívidas e o ciclo operacional da companhia. Todavia, o cálculo do EBTIDA é divulgado pelas empresas de capital aberto, que publicam seus indicadores na bolsa de valores.

Veja na prática um exemplo para facilitar o entendimento da aplicação do EBTIDA. Na na tabela abaixo, nós apresentamos o Demonstrativo dos Resultados do Exercício (DRE) de uma companhia hipotética e como o índice é formado:

Receita Operacional Bruta18.000,00
(-) Deduções da Receita Bruta(2.250,00)
(=) Receita Operacional Líquida15.750,00
(-) Custo dos Produtos Vendidos(9.000,00)
(=) Lucro Bruto6.750,00
(-) Despesas Operacionais(2.250,00)
Despesas com Vendas e Administrativas(1.800,00)

 

Resultado Financeiro(1.500,00)
(=) Lucro Operacional:4.500,00

Aproveite e leia também: Balança comercial: entenda a sua importância na economia brasileira.

Agora que temos as informações para o cálculo do EBITDA, confira como ele é realizado:

Receita Operacional Bruta18.000,00
(-) Deduções da Receita Bruta(2.250,00)
(=) Receita Operacional Líquida:15.750,00
(-) Custo dos Produtos Vendidos:(9.000,00)
(=) Lucro Bruto6.750,00
(-) Despesas Operacionais:(2.250,00)
Despesas com Vendas e Administrativas:(1.800,00)
(=) Ebit4.950,00
(+) Depreciação e amortização450,00
(=) Ebitda5.400,00
(=) Ebitda em percentual da Receita operacional bruta30%

Confira também quais os melhores indicadores para investir o seu dinheiro.

EBTIDA: vantagens e desvantagens

Assim, com o conhecimento da aplicação do EBITDA e a importância nos investimentos, você pode ser perguntar sobre as reais vantagens e desvantagens em adotar esse método.

Vantagens

  • Não se baseia apenas em cálculos de financiamentos;
  • Transparência na produtividade e eficiência da empresa;
  • Comparação com empresas concorrentes;
  • Indicador real para a empresa.

Desvantagens

  • Possui limitações sobre alta alavancagem;
  • Pode comprometer resultados futuros se não for feito de forma eficiente;
  • Não é indicado para investidores em ativos financeiros;
  • Não indica liquidez da empresa;
  • Resultado positivo pode esconder prejuízos;

Por isso, o investidor deve avaliar todos os ângulos do EBTIDA para decidir se vale a pena investir recursos em determinada empresa.

EBITDA: importância nos investimentos

Ao entender como calcular o EBTIDA, podemos identificar a sua importância para os investimentos. Afinal de contas, trata-se de um cálculo confiável que identifica a tendência de lucros e produtividade da empresa.

Portanto, especialistas apontam que o EBTIDA é um indicador que pode ser usado para analisar qual a origem dos resultados da empresa pois elimina os efeitos dos financiamentos e decisões contábeis. E medido com mais precisão, ele pode apontar qual a produtividade e a eficiência do negócio.

E para o investimento isso é essencial, pois a margem do EBTIDA é usada no mercado financeiro. Aliás, o seu percentual é comparado com o de outras empresas, sempre enfatizando em relação à eficiência dentro de um segmento. Por isso, a variação deste  indicador avalia a sua capacidade de aumentar a produtividade.

Gostou do conteúdo? Então confira outros artigos da Onze e conheça mais sobre o mercado financeiro.