Como encontrar empresas de previdência privada

Por Redação Onze

encontrar-empresas-de-previdência-privada

A reforma da previdência acendeu um alerta em muitos investidores sobre a necessidade de se preparar financeiramente para o futuro. Porém, poucas pessoas conhecem as empresas de previdência privada disponíveis no mercado e como esse universo funciona.

Por isso, antes de tomar uma decisão sobre qual é o melhor caminho a seguir para garantir uma aposentadoria tranquila, é necessário entender como funciona a previdência social, quais são as empresas de previdência privada, e qual é a instituição que garante o bom funcionamento destas empresas. Saiba mais neste artigo!

Previdência Social x Previdência Privada

A previdência social é uma velha conhecida dos brasileiros. Já a previdência privada ainda é um assunto distante, principalmente para os mais jovens. Vamos entender a diferenças entre elas:

Previdência Social

A previdência social, também conhecida como aposentadoria do INSS, é um seguro garantido para os trabalhadores que contribuem mensalmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ou seja, as contribuições do trabalhador ficam sob responsabilidade do INSS, que faz a administração dos recursos, realizando o pagamento para aqueles trabalhadores que já se aposentaram.

Além disso, a previdência social garante outros direitos, como no caso de desemprego, gravidez, doença, invalidez ou até mesmo morte.

Os valores que precisam ser pagos mensalmente variam de acordo com salário do trabalhador, e do regime da previdência em que ele se enquadra. Hoje, existem dois regimes possíveis: o RGPS e o RPPS.

O Regime Geral da Previdência Social (RGPS) é onde a maior parte dos trabalhadores se enquadram. Fazem parte desse regime os empregadores, empregados assalariados, trabalhadores domésticos, autônomos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais.

Já o Regime Próprio Servidores Públicos (RPPS) é onde os servidores públicos se enquadram. As regras de contribuição e de seguridade possuem diferenças tanto da RGPS, quanto entre as classes de servidores públicos existentes.

Tipos de Aposentadoria

Na previdência social existem alguns tipos de aposentadoria que precisam ser considerados.

A mais comum é a aposentadoria por tempo de contribuição, onde é analisado o tempo que o trabalhador contribuiu e sua idade para chegar no valor do benefício INSS que ele receberá como aposentadoria.

Outra forma é a aposentadoria especial por tempo de contribuição, na qual o tempo de contribuição é reduzido para os trabalhadores que se enquadram em situações de insalubridade, expostos à riscos de saúde.

Apesar destas serem as duas formas mais comuns, existem também outras maneiras de se aposentar específicas para cada situação, que devem ser analisadas caso a caso.

Previdência Privada

Já a previdência privada é uma forma dos trabalhadores conseguirem se planejar para o futuro de acordo com os seus próprios objetivos.

Além disso, diferente da previdência social, os recursos poupados pelo trabalhador na previdência privada ficam individualizados, sendo exclusivos da pessoa que os aportou.

Isso faz com que o dinheiro poupado em uma previdência privada seja rentabilizado e também com que seja possível o resgate do valor total acumulado.

Investir na previdência privada também traz benefícios fiscais diante de outros investimentos, principalmente para quem está focando no longo prazo.

Diferente de outros tipos de investimentos onde incide o famoso come-cotas, na previdência privada o imposto será pago apenas no momento do resgate. Isso permite que um montante muito maior gere valorização.

Na previdência privada também é possível pagar menos imposto ao realizar os resgates, podendo chegar a até 10% para os investimentos que ficarem mais de dez anos rentabilizando em um plano com tributação regressiva.

Empresas de Previdência Privada

Os planos de previdência privada complementar são oferecidos por seguradoras e ofertados por meio de bancos, corretoras de investimentos ou corretoras de seguro.

A previdência privada se enquadra na categoria de seguros, e por isso ela é fiscalizada pela Susep, a Superintendência de Seguros Privados. A Susep é responsável por trazer uma maior segurança ao mercado de seguros – e também de previdências privadas – garantindo que as empresas cumpram as normas estabelecidas e combatendo as possíveis fraudes  que possam ocorrer.

Empresas de Previdência Privada corporativa

Além da previdência privada aberta, existe a previdência privada fechada. São planos de previdência oferecidos apenas para colaboradores de uma determinada classe ou empresa.

Estes planos são oferecidos como benefício aos colaboradores e não costumam ter fins lucrativos para quem oferece. Com isso, é possível diminuir as taxas cobradas, tornando-os mais acessíveis.

Em alguns casos, é possível que exista alguns benefícios adicionais oferecidos pela empresa, como o “match”, onde a empresa pode até dobrar o valor depositado pelo emprego.

Como encontrar empresas de previdência privada?

Como dissemos, as empresas de previdência privada são regidas pela Susep. Por meio do órgão, é possível encontrar quais empresas estão autorizadas a oferecer planos de previdência, e consultar outras informações sobre estas empresas.

Para isto, basta acessar o site da Susep, diretamente na parte de consultas de empresas autorizadas. Nesta página, digite o nome da empresa que deseja buscar, o Estado em que ela se encontra e o tipo de empresa.

Caso a busca não retorne resultados, deixe o campo “Escolha o Estado” e o campo “Escolha o Tipo de Empresa” na opção “Todos” e coloque apenas o nome da empresa.

Desta forma, é possível encontrar empresas de previdência privada, e checar se elas estão regularizadas.

Conheça a primeira PrevTech do Brasil

Se você está buscando uma forma de oferecer a previdência privada como um benefício para os funcionários da sua empresa, é hora de conhecer a Onze!

A Onze é a primeira PrevTech do Brasil, com a missão de oferecer previdência privada corporativa para empresas de qualquer tamanho.

Conheça nossa plataforma tecnológica criada para eliminar burocracias, reduzir as taxas, e agregar mais valor para os seus funcionários.