Entrevista semiestruturada: para que serve e como funciona

Por Redação Onze

Uma etapa muito importante em um processo seletivo é a entrevista com o candidato. Ela costuma ser uma das últimas fases do recrutamento, vindo depois da avaliação do currículo, do teste de conhecimentos técnicos e da análise de perfil psicológico (como o teste palográfico). Há diferentes métodos para essa atividade de seleção e um dos mais eficientes é a entrevista semiestruturada.

É importante considerar que cada vez mais as empresas precisam de assertividade em seus processos seletivos, para não gastar tempo e dinheiro com a contratação de profissionais que não se encaixem no perfil da vaga ou na cultura da organização. Nesse contexto, a entrevista semiestruturada auxilia bastante, na medida em que ajuda a conhecer o candidato mais a fundo antes da contratação.

Você conhece essa técnica de entrevista? Sua equipe possui recrutadores habilitados para utilizá-la?

O que é uma entrevista semiestruturada

Uma entrevista semiestruturada é um método que utiliza um roteiro prévio de perguntas, mas que permite a inclusão de novas questões ou mesmo a supressão de outras, conforme se desenrola a conversa com o candidato no processo seletivo. Ou seja, é uma forma de entrevistar que possui um direcionamento inicial, mas com flexibilidade.

É bem pouco provável que dois candidatos a uma vaga que passem por uma entrevista semiestruturada tenham o mesmo rumo de conversa. Isso porque essa técnica está diretamente relacionada às respostas dadas pelo entrevistado. O recrutador deve linkar as perguntas com as respostas, alterando a sequência das questões conforme a necessidade.

A entrevista semiestruturada funciona como uma conversa informal. As perguntas elaboradas previamente são pontos de partida, não precisam ser seguidas à risca.

Para que serve a entrevista semiestruturada

A entrevista semiestruturada serve para conhecer o candidato, além de sua formação técnica e das informações a seu respeito que já estão disponíveis publicamente, como em seus perfis de redes sociais. A partir desse tipo de entrevista é possível, por exemplo, avaliar melhor se o profissional que está no processo seletivo está alinhado com os valores e a cultura da empresa.

A entrevista semiestruturada serve também para avaliar a desenvoltura do candidato em situações de improviso. Como o próprio entrevistador irá improvisar com perguntas a partir das respostas dadas, o entrevistado pode precisar demonstrar jogo de cintura. Esse tipo de habilidade é importante, especialmente, para cargos em que o profissional precise de bastante criatividade para atuar.

Benefícios da entrevista semiestruturada

Um dos principais benefícios de uma entrevista semiestruturada é a espontaneidade do processo. Essa característica costuma deixar o momento mais leve e agradável, especialmente para o candidato.

Para o entrevistador é possível conhecer o profissional mais a fundo utilizando esse método, do que em uma entrevista estruturada, que se segue um roteiro completamente rígido de perguntas. Por outro lado, o roteiro prévio auxilia o recrutador a abordar todos os assuntos importantes sem esquecer nenhum, como pode acontecer em uma entrevista livre.

De acordo com pesquisa do Linkedin, mais de 60% dos profissionais de RH consideram que é difícil avaliar as chamadas soft skills durante o processo seletivo e a entrevista semiestruturada pode auxiliar nesse quesito. Segundo levantamento da rede social, entre as perguntas que contribuem com essa avaliação estão:

– Como você reagiu quando algum chefe ou cliente lhe pediu para você fazer algo que nunca havia feito antes?

– Você já teve alguma experiência de trabalho em equipe com alguém com quem tinha dificuldade de relacionamento? Como você lidou com isso?

– Você se lembra de alguma situação em que teve que resolver um problema e seu líder não estava disponível no momento para lhe ajudar? Como você lidou com a situação?

Como adotar a entrevista semiestruturada na sua empresa

Para adotar o modelo de entrevista semiestruturada em sua empresa é necessário ter um recrutador com essa habilidade. É importante, por exemplo, que ele saiba fazer perguntas sem direcionar as respostas.

Um roteiro de entrevista semiestruturada pode incluir perguntas fechadas (em que a resposta seja somente sim ou não) e abertas, do tipo “como”, “o que”, “por que”. Mas o foco costuma ser nas questões abertas, que dão mais possibilidades para o candidato desenvolver sua resposta e linha de raciocínio.

O primeiro passo de uma entrevista semiestruturada é elaborar o roteiro e preparar o recrutador para conduzir a conversa a partir das respostas, mantendo a flexibilidade do método. Em seguida, é possível desenvolver algumas abordagens para iniciar a conversa.

O terceiro passo é a entrevista propriamente dita. É essencial também respeitar o tempo do candidato nas respostas, para garantir a espontaneidade da conversa.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre o assunto.