Envelhecimento saudável: o que é e como garantir um futuro com saúde financeira

Por Redação Onze

Envelhecimento saudável

Todo mundo quer ter um envelhecimento saudável, e você não é diferente, certo? O que pouca gente se dá conta é que, para alcançar esse objetivo, é preciso dar a devida atenção a várias esferas da vida pessoal.

Fala-se muito em alimentação, exercícios físicos e cuidados médicos, fatores que, sem dúvida, são fundamentais para uma boa saúde. Mas não são os únicos. Existe ainda a saúde emocional, saúde social e a saúde financeira, categoria que potencializa todas as outras.

Ao longo deste artigo, você vai entender qual a relação dos bons hábitos financeiros com o envelhecimento saudável e quais as melhores decisões a serem tomadas nessa área. Mesmo que você ainda seja bastante jovem, vale a pena ler o texto até o fim, porque são os hábitos formados na juventude que vão definir sua situação futura.

O que é envelhecimento saudável?

Envelhecimento saudável é o processo pelo qual uma pessoa chega a uma idade avançada com boas condições de saúde, ativa e com um bom nível de bem-estar físico e mental. Garantir às pessoas uma velhice desse tipo é uma preocupação que se intensificou ao longo dos anos, junto com o aumento da expectativa de vida da população.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros em 2018 era de 72,8 anos de idade para os homens e 79,9 para as mulheres. Se compararmos com os dados de 1940, a diferença é impactante. Naquele ano, a expectativa era que homens vivessem até os 42,9 anos e mulheres até os 48,3.

Como boa parte das pessoas morria antes de chegar a uma idade avançada, o debate sobre envelhecimento saudável não existia. Hoje, é bem diferente: existem mais de 28 milhões de idosos (pessoas com 60 anos de idade ou mais) no Brasil, ou 13% da população do país, nos dados do IBGE.

Por que se preocupar com a saúde ao envelhecer?

De acordo com os números que acabamos de apresentar, espera-se que você viva além dos 70 anos de idade. Quem cuida bem da sua saúde, porém, passa tranquilamente dos 80, quem sabe até dos 90.

Mas a questão que queremos tratar aqui nem é quão longe você pode chegar. O principal é chegar à terceira idade se sentindo bem, e não sofrendo. Para experimentar um envelhecimento saudável, você vai precisar cuidar dos seguintes tipos de saúde.

Saúde física

É na saúde física que a maioria das pessoas pensa primeiro quando o assunto é envelhecimento saudável. Significa ter o organismo funcionando bem, o que se alcança com boa alimentação, mantendo-se em movimento e praticando exercícios físicos.

Entre os idosos, é muito importante conservar massa muscular, para dar sustentação e evitar quedas que podem ter consequências severas. Também é preciso fazer consultas médicas e exames com regularidade, para tratar e prevenir as possíveis doenças que possam aparecer.

Saúde emocional

Qualquer pessoa precisa cuidar bem da sua saúde emocional, que diz respeito ao bem-estar psicológico em geral. Ela envolve a visão que a pessoa tem sobre si mesma (autoestima), a capacidade de reconhecer seus sentimentos e enfrentar problemas e o modo de se relacionar com os demais.

Pessoas com boa saúde emocional convivem melhor com as dificuldades que se impõem quando a idade avança.

Saúde social

A saúde social diz respeito à qualidade das relações que um indivíduo estabelece com outras pessoas. É importante manter contato não apenas com o companheiro ou companheira e outros familiares, mas também nutrir boas amizades e encontrar regularmente com essas pessoas.

Baseado em várias pesquisas científicas, o jornalista suíço Johann Hari defende, no livro Conexões perdidas: descobrindo as verdadeiras causas da depressão – e as soluções inesperadas, que conexões mais profundas com outros seres humanos são a chave para evitar problemas como depressão e ansiedade.

Saúde financeira

Por fim, mas não menos importante, é preciso cuidar da saúde financeira, o que significa manter uma relação responsável com o dinheiro. Resumidamente, o seu perfil de gastos hoje e as decisões que toma agora com relação ao dinheiro farão toda a diferença para um amanhã de mais tranquilidade. Nos próximos tópicos, vamos explicar melhor o que os hábitos financeiros saudáveis têm a ver com o envelhecimento saudável.

Envelhecimento saudável: por que ele começa pelo bolso?

É verdade que há muito que você pode fazer pela sua saúde que não depende de dinheiro. Por outro lado, sem uma boa reserva e uma vida organizada financeiramente, em algum momento, as dificuldades começam a surgir. “Uma vida financeira saudável é de extrema importância para a saúde física, mental e social”, garante Renata Reston, psicóloga e coach de realização pessoal e profissional.

Segundo ela, para um envelhecimento saudável, é imprescindível planejar as reservas, o que permite usufruir dessa etapa, quando ela chegar, com mais qualidade de vida

Um aspecto a destacar, segundo Renata, é a independência do idoso, o que permite a ele tocar sua vida sem que seja visto como um peso pelos familiares, o que não raro resulta em conflitos. “Com organização financeira, as pessoas desenvolvem autonomia em relação aos seus entes queridos, que não ficam obrigados a se encarregar de determinados cuidados que surgem com o avanço da idade”, exemplifica.

Vale lembrar que só o fato de poupar dores de cabeça nos filhos e de outros familiares por ter preservado a saúde financeira já colabora muito para um envelhecimento saudável, pois mantém as relações em um bom nível

Não está exatamente claro o que isso tem a ver com o seu dinheiro? Vamos dar um exemplo: essa condição depende, principalmente, de ter um bom plano de saúde, que cubra as despesas médicas que se tornam mais frequentes com a idade. 

Mas há outros fatores que colaboram com o envelhecimento saudável e têm relação com as  finanças. O dinheiro permite pagar clubes, academias, atividades como hidroginástica e até o serviço de um personal trainer para manter o corpo sempre saudável.

A saúde financeira também ajuda a manter os melhores hábitos alimentares e proporciona atividades de lazer, como viagens, um elemento importante para estimular o bem-estar. Sem contar outros tipos de hobbies e comodidades que a pessoa de idade pode obter com uma boa reserva de dinheiro.

Assim, alimentando-se bem, sem dívidas, feliz pelas experiências da vida e com a saúde em dia, você conserva corpo, mente e alma saudáveis.

Benefícios da saúde financeira no envelhecimento

Os principais benefícios da organização financeira para um envelhecimento saudável são:

  • Despesas médicas: com um bom plano de saúde, não se depende dos familiares, do sistema público e nem das consultas privadas, que consumiriam rapidamente a reserva financeira
  • Relação positiva com os familiares: o idoso com a vida bem organizada não se torna um peso para seus familiares, o que colabora para preservar as boas relações. Além disso, é possível pagar pessoas que ajudem nas tarefas diárias, como enfermeiros, empregados domésticos, motoristas ou cozinheiros. Assim, os parentes próximos não ficam sobrecarregados
  • Saúde física: é mais fácil ficar em forma quando há dinheiro para bancar mensalidades e até profissionais para assessorar nos exercícios
  • Bem-estar mental: o dinheiro ajuda a manter hobbies e atividades de lazer, como viagens e participação em eventos
  • Alimentação: é mais fácil ter a alimentação ideal quando o dinheiro não é um problema.

Como garantir um futuro melhor e saudável: passo a passo

Bom, você já entendeu que a organização financeira é praticamente um pré-requisito para o envelhecimento saudável, porque ela facilita o sucesso em todas as esferas que contribuem para a qualidade de vida na terceira idade.

Mas como fazer para que isso tudo saia da teoria e entre no campo da prática? É o que você vai ver no passo a passo a seguir.

Passo 1: Pratique o autoconhecimento

Quais são seus padrões? Você tem hábitos e padrões de pensamento negativos que precisa mudar para alcançar melhores resultados financeiros? Qual a origem desses hábitos? Esse passo é mais complexo que você imagina. Às vezes, a ajuda de um terapeuta ou coach é essencial.

Passo 2: Anote e organize

Um hábito bem importante é colocar suas despesas e receitas no papel para ter um diagnóstico melhor da situação e encontrar oportunidades: gastos que podem ser cortados e receitas que podem ser ampliadas. Enquanto o passo 1 é uma etapa mais emocional, esta é mais racional e lógica.

Passo 3: Planeje quanto quer e pode poupar

Dentro da sua realidade e das oportunidades diagnosticadas, estabeleça uma meta de economia mensal. Pode começar com um objetivo bem baixo, para ganhar confiança e consolidar os novos hábitos, e ir aumentando com o passar do tempo, se for possível.

Passo 4: Aplique em um plano de previdência privada

Se a meta é o envelhecimento saudável, o melhor investimento possível é o plano de previdência privada, pois ele é pensado justamente para garantir o máximo conforto após a aposentadoria.

É possível programar aportes mensais no débito automático e deixar o dinheiro lá rendendo no fundo de previdência ao longo dos anos. Quanto antes você começar a investir, mais os juros sobre juros vão atuar a seu favor para multiplicar os rendimentos.

Lembrando que existem fundos mais e menos conservadores. Fazendo uma boa distribuição dos seus aportes é possível ter uma rentabilidade interessante com riscos moderados – de forma que você não comprometa demais o patrimônio.

Além disso, a previdência privada não tem come-cotas, já que o Imposto de Renda é pago apenas na hora do resgate. Quem escolhe o regime regressivo, pode pagar uma alíquota de apenas 10% caso deixe o dinheiro no plano por mais de 10 anos. 

Por fim, vale lembrar que a previdência privada não entra no inventário, ou seja, é um bom investimento para quem está fazendo o planejamento sucessório.