Você sabe o que é especulação imobiliária? Fique por dentro dos fatores que devem ser analisados!

Por Redação Onze

especulação imobiliária

Mesmo com o crescente acesso à informação e à educação financeira que, felizmente, vem alcançando as várias classes sociais, falar em investimento ainda pode parecer complicado para algumas pessoas. A boa notícia é que nem tudo dentro desse vasto segmento é tão difícil de entender quanto parece.

Este é o caso da especulação imobiliária. É um assunto muito importante para quem está começando agora no mundo dos investimentos e deseja se tornar um investidor qualificado.

Entenda que especular significa estudar, avaliar e, neste caso, como consequência, apostar em algo que possa lhe trazer benefícios futuros. Vamos entender como isso se aplica no mercado imobiliário!

O que é especulação imobiliária?

A especulação imobiliária consiste em investir em um imóvel (ou em vários imóveis), apostando que ele será valorizado no futuro para poder vendê-lo por um valor mais alto ou alugá-lo. O investidor pode comprar um terreno, um apartamento, uma parte de empreendimentos como shoppings e centros comerciais ou qualquer tipo de imóvel.

Com a venda ou locação futura, o investidor — que neste caso, também é um especulador — obtém o lucro. E, muitas vezes, esse ganho pode representar percentuais maiores do que vários outros tipos de investimento. Contudo, na especulação não há certeza de valorização e sim, uma projeção e uma aposta de que aquilo se concretizará.

Essa insegurança quanto à lucratividade (cenário já conhecido e até esperado por todo investidor), acontece porque o mercado de investimentos e em especial o imobiliário, depende de uma série de fatores para que a perspectiva dos especuladores se realize.

Veremos, a seguir, quais são esses fatores e como estar preparado para conseguir fazer bons negócios.

Quais são os fatores relevantes na especulação imobiliária?

Imagine que uma pessoa tem um dinheiro para investir e aposta esse capital na compra de um terreno em uma cidade do interior. O terreno é bruto, ainda não foi loteado e ficará assim até que o investidor resolva construir um imóvel residencial ou comercial para alugar ou vender. Para a lucratividade, os aspectos são levados em consideração.

Localização

O principal conceito da especulação imobiliária é a valorização do imóvel com o passar do tempo. E neste sentido, a localização é um dos fatores essenciais para que isso aconteça. Uma região que está crescendo e recebendo melhorias em sua infraestrutura tende a ser um local que vai atrair mais moradores, comerciantes e investidores para o entorno.

Esse exemplo é muito visto atualmente em cidades vizinhas às capitais. Para fugir do intenso fluxo das grandes metrópoles, muitas pessoas se mudam para lugares um pouco mais distantes, mas que têm excelente estrutura para se viver. E com isso, conseguem unir uma vida mais tranquila à ampla oferta de serviços e de bons espaços para morar.

Perfil

O perfil se refere ao tipo de imóvel, se é comercial ou residencial. Esse fator é determinante, pois o especulador deve fazer uma pesquisa de mercado para avaliar entre investir em um ou outro perfil, ou ainda nos dois. Um exemplo disso é uma cidade que está recebendo seu primeiro grande shopping e conta com investidores para a construção do empreendimento.

O especulador adquire uma parte desse local e quando finalizar a obra ou quando o centro comercial já estiver em pleno vapor e recebendo propostas de lojistas, ele pode alugar por um valor que compensará o que ele investiu inicialmente, obtendo seus ganhos. A mesma coisa acontece quando um imóvel é residencial.

Procura x oferta

A procura é diretamente relacionada ao exemplo acima. Quanto mais a região está valorizada e sendo procurada por moradores, comerciantes e investidores, maior será a relação demanda x oferta. Se uma cidade cresceu e está recebendo novas indústrias, por exemplo, os trabalhadores dessas empresas tendem a migrar para o local. Assim, aumenta-se a procura, há escassez de ofertas e os preços dos imóveis tendem a subir, sendo vantajoso para o investidor.

Como usar a especulação imobiliária a meu favor?

Apesar de ser uma boa alternativa de investimento, inclusive pelo fato de o mercado imobiliário vir crescendo e ganhando força entre os investidores, a especulação também pode ser prejudicial por um lado. Especialistas alertam que esse movimento pode atrapalhar o desenvolvimento natural das cidades, pois o crescimento acelerado poderia acontecer em regiões mais afastadas dos centros.

Porém, mesmo com esse ponto negativo, a especulação pode ser um negócio muito vantajoso se você tiver paciência e uma visão de longo alcance. Se você apostar em um empreendimento poderá alugá-lo no futuro e obter ganhos mensais que compensem o valor investido. E, como vimos, há também a possibilidade de venda quando o local estiver supervalorizado; essa é a vantagem do negócio.

Neste segmento, existe ainda a possibilidade de investir em retrofit. Essa é uma ação do mercado imobiliário que significa “colocar o antigo em forma”. Consiste em apostar na revitalização de empreendimentos e espaços antigos que estão degradados e revendê-los. O objetivo é preservar a construção já existente e oferecer mais modernidade de acordo com as exigências atuais do mercado.

Existem várias formas de ganhar dinheiro com a especulação imobiliária, desde a compra para venda de terrenos inteiros ao aluguel de centros comerciais. O mais importante é estudar sobre o segmento, acompanhar o mercado e fazer projeções de expansão das áreas para ter o lucro desejado.

Sabemos que essa tarefa não tão fácil de ser realizada, principalmente se o investidor estiver dando seus primeiros passos no mundo dos investimentos. Por isso, contar com a ajuda de especialistas é fundamental para você conseguir entender melhor o mercado, fazer boas escolhas e ganhar dinheiro com bons investimentos. Nós estamos aqui para auxiliar você nesse processo!

A Onze Investimentos é uma empresa gestora de recursos e de carteiras de valores mobiliários. Por meio da educação financeira, nosso objetivo é oferecer orientação especializada para que você possa cuidar da sua saúde financeira fazendo escolhas inteligentes. Por isso, podemos ajudá-lo na escolha da melhor forma de apostar na especulação imobiliária.

Viu como este assunto é mais fácil de entender do que você pensava? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também entenderem sobre esse tema.