Family office: como funciona o serviço de assessoria para famílias milionárias

Por Redação Onze

Certamente, um dos maiores bens dos dias atuais é o tempo. Por isso, muitas famílias com alto poder aquisitivo preferem usá-lo com qualidade entre seus entes queridos, filhos ou viagens. Para que isso aconteça, elas contam com o family office, um serviço de assessoria completa na administração de seus patrimônios financeiros.

 

Esse “escritório” também é responsável por assessorar as áreas jurídica, contábil, fiscal e de investimentos dessas famílias. Você conhece esse conceito já tão difundido na Europa e Estados Unidos? Acompanhe o artigo abaixo e descubra como ele funciona e as principais características desse serviço.

O que é o family office?

O family office é uma estrutura que existe para fornecer uma consultoria completa  e auxiliar famílias de alto poder aquisitivo na administração de seu patrimônio financeiro. Ele também engloba as áreas jurídica, contábil, fiscal e de investimentos. 

 

Um de seus principais objetivos é garantir tranquilidade e liberdade para a família. Por isso, sua função é a organização financeira, gerenciamento de patrimônio e planejamento orçamentário

 

Além disso, ele oferece relatórios periódicos para que a família acompanhe toda a movimentação, assim como gastos previstos ou não e locação dos recursos financeiros. Também elimina gastos inesperados e desnecessários e gerencia as despesas diárias familiares. 

 

O seu grande diferencial é ser uma assessoria completa. Ou seja, ao contratar  o family office, não são necessárias várias assessorias diferentes para todas as necessidades da família. Você encontra tudo o que precisa em uma só, o que facilita na tomada de decisões. 

Quais são os principais tipos de family office?

O family office já é uma realidade comum nos Estados Unidos e em muitos países europeus. Existem dois tipos principais; são eles:

Single-family office

Esse escritório presta serviços exclusivamente para uma única família e atende a todas as suas necessidades. Normalmente são empresas criadas pelas próprias famílias para obter um serviço totalmente personalizado. 

Multi-family office

Já esse escritório presta seus serviços para duas famílias ou mais. Eles atendem a vários perfis e costumam ter um custo menor, isso porque já oferecem o serviço padrão para vários clientes.

 

Essa categoria pode ser dividida em dois tipos:

 

  • Que investem: toma decisões junto à família sobre estratégias de investimentos e é o próprio family office que as executam;
  • Que monitora: ele é responsável apenas por definir as estratégias de investimentos. Assim, sua execução fica a cargo de bancos ou outros gestores. 

Como ele funciona?

De forma simples, o family office funciona como uma espécie de administradora dos ativos familiares. Sua dedicação é voltada para finanças, patrimônios e investimentos. 

Ativos familiares

O patrimônio financeiro da cada família pode ser dividido entre dois tipos: ativos líquidos e ativos ilíquidos. 

 

  • Ativo líquido: trata-se de todo o dinheiro que circula pelas contas familiares, bem como investimentos e cotas de fundos.
  • Ativo ilíquido: trata-se dos patrimônios que não são dinheiro em espécie, mas são representados pelos imóveis, terrenos e itens como obras de arte e joias, por exemplo.

 

Quem pode contratar

Esses escritórios são voltados para famílias com um alto patrimônio, que desejam mais tranquilidade e comodidade na administração de seus recursos. 

 

Normalmente, o family office adota parâmetros como uma quantidade mínima de patrimônio para a prestação desses serviços. No Brasil, geralmente o valor mínimo exigido é, em média, de R$ 100 milhões.

 

Além disso, as famílias que buscam esse serviço também prezam pelo bom funcionamento da estrutura familiar, além da realização pessoal de cada um de seus membros e o desejo de alcançar metas familiares

O que está incluso nessa assessoria

Você já entendeu o que é e para quem é o family office. Vamos mostrar agora o que está incluso nesse tipo de assessoria. Esses pacotes preveem tanto a parte jurídica, contábil e fiscal, como a de investimentos. 

 

Além disso, os serviços oferecidos são completos e podem incluir:

 

  • Gestão patrimonial;
  • Serviços de caridade;
  • Educação financeira;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Assessoria jurídica e fiscal;
  • Gestão das finanças da família;
  • Conselhos e serviços financeiros;
  • Monitoramento e preservação dos bens;
  • Avaliação de viabilidade de investimentos;
  • Ajuda no gerenciamento do grupo empresarial da família;
  • Avaliação de riscos financeiros envolvidos em projetos que a família pretende investir. 

Onde o dinheiro vai ser investido?

Cada família possui um perfil diferente, portanto, os investimentos devem ser feitos de acordo com essas características. Assim, é o family office que irá analisar a melhor forma de realizar os investimentos. Essa assessoria é muito importante porque envolve altos valores e, muitas vezes, é necessário um melhor planejamento tributário para evitar qualquer transtorno. 

 

No Brasil, o tipo de investimento que mais está se tornando comum na carteira de clientes ricos são os fundos de private equity. Além disso, atualmente também há investimentos em logística agrícola, que são especializadas na armazenagem de grãos. 

 

Outro investimento que tem se tornado comum são os fundos imobiliários, que são alternativas aos já tradicionais imóveis físicos. Isso porque, com esse investimento, existem diversos benefícios fiscais e menos preocupações com a administração de imóveis. 

Benefícios em relação a outros investimentos

O principal benefício do family office está em sua assessoria completa. Além disso, ele garante tranquilidade e liberdade para a família, uma vez que será responsável por toda a organização de seus recursos. 

 

Mas como já falado anteriormente, o family office vai muito além de gerir as finanças. Ele também pode ser considerado um conselheiro familiar em diversas frentes de atuação. É ele que ajuda a preservar as finanças por várias gerações, assim como o capital intelectual e humano.

 

O serviço do family office também atua na educação financeira, avalia mercados e riscos. Ainda, é responsável pela manutenção ou crescimento da fortuna de seus clientes e trabalha na proteção jurídica dessas famílias. 

Quanto custa

Normalmente, as taxas desse serviço são acordadas diretamente com as próprias famílias, dependendo de seu perfil e serviços inclusos. Essa taxa pode ser fixa, que é cobrada por um período de horas trabalhadas contabilizando todos os funcionários, ou mesmo ser uma taxa percentual dos lucros dos ativos administrados.

Dicas finais

Um family office pode trazer maior segurança ao contratante e sua família. A assessoria completa atua muito além do dinheiro, garantindo a manutenção e crescimento do patrimônio, além de ajudar na tranquilidade e qualidade de vida de cada familiar. 

Gostou dessa dica? Acompanhe nosso blog para ficar atualizado de tudo o que você precisa saber para proteger e aumentar seu patrimônio.