Funcionários satisfeitos: o que sua empresa ganha com isso?

Por Redação Onze

Funcionários-satisfeitos

Produtividade e qualidade estão no topo das características que uma empresa precisa ter para ser bem-sucedida. E só se alcança a produtividade e a qualidade almejadas se os colaboradores estão motivados e realmente engajados com a empresa. Funcionários satisfeitos dão o melhor de si e sentem-se realmente parte da organização.

Por que ter funcionários satisfeitos faz a diferença?

Alguns benefícios que funcionários satisfeitos trazem às empresas são:

Redução de turnover

A rotatividade de funcionários em uma empresa é extremamente prejudicial. Ela diminui a produtividade e aumenta os custos. Isso porque demanda tempo e dinheiro para treinar um novo colaborador.

Aumento da produtividade

Funcionários satisfeitos vestem a camisa da empresa, entendem e se esforçam para alcançar suas metas e objetivos.

Diminuição do absenteísmo

Colaboradores que gostam do que fazem não faltam ao trabalho. Eles inclusive tendem a cuidar mais da saúde e ficam menos doentes, faltando menos por esse e outros motivos.

Melhoria da imagem da empresa

O boca a boca é a melhor propaganda que uma empresa pode ter. E funcionários satisfeitos são os melhores divulgadores.

Apoio à empresa

Funcionários satisfeitos compreendem as várias fases das empresas e são mais colaborativos em tempos difíceis, por exemplo, entendendo o seu papel em cada situação e apoiando a empresa.

Motivos de satisfação dos funcionários

O que torna os funcionários satisfeitos? Apesar de cada profissional ter razões particulares para estar ou não satisfeito com a empresa em que trabalha, alguns motivos são bastante abrangentes, como:

Salários

Salários em dia e de acordo com a função dos profissionais é um dos principais motivos para que um funcionário esteja satisfeito.

Benefícios

Além da remuneração, benefícios como convênios com universidades, plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação são sempre bem-vindos.

Flexibilidade de horários

A autonomia de poder decidir, junto a seus superiores, sobre o horário a ser cumprido dentro da organização é um motivo de satisfação para muitos funcionários.

Diálogo

Uma empresa aberta ao diálogo entre colaboradores e lideranças é uma empresa na qual muitas pessoas gostariam de trabalhar. Os profissionais precisam se sentir importantes para as empresas e que suas opiniões sejam válidas e aceitas.

Plano de carreira

Vislumbrar um futuro dentro da empresa é bastante importante para os profissionais. Assim, um plano de carreira bem planejado, junto aos colaboradores, é um motivo a mais para que os funcionários trabalhem com satisfação.

Qualidade de vida

O incentivo à prática de exercícios, à realização de exames frequentes e a uma boa alimentação fazem com que os funcionários tenham uma boa qualidade de vida e sejam mais felizes em todos os aspectos de sua vida, inclusive com o trabalho.

Previdência privada empresarial

Muitas empresas oferecem a seus colaboradores planos de previdência privada empresarial, também chamados de fundos de pensão, nos quais o colaborador investe uma parte e a empresa outra, mensalmente.

O que fazer quando os funcionários estão insatisfeitos

Primeiro, é preciso mensurar a satisfação dos funcionários periodicamente, por meio de pesquisas de satisfação. Assim, as empresas conseguem detectar os motivos pelos quais os funcionários estão satisfeitos e o que os deixaria mais satisfeitos. A partir dessa análise, é possível tomar as medidas corretas para uma maior satisfação desses colaboradores.