Gestão estratégica de Recursos Humanos: como implantar na empresa

Por Redação Onze

gestao-estrategica-de-rh

Investir em uma gestão estratégica de Recursos Humanos é priorizar os interesses e objetivos organizacionais, sem abrir mão da preocupação com o bem-estar dos funcionários.

Esse deveria ser um modelo administrativo adotado por todas as empresas, mas na prática não funciona bem assim. Por vezes, ele não sai do papel e a atenção para com os funcionários fica relegada a segundo plano.

Se você pretende mudar esse cenário ou busca conhecer um pouco mais sobre a gestão estratégica de RH, este artigo pode ser muito útil. Acompanhe como implantar na sua empresa!



O que é gestão estratégica de Recursos Humanos?

A gestão estratégica de Recursos Humanos busca alinhar as metas corporativas com os interesses profissionais dos colaboradores.

Esse conceito surgiu a partir da valorização da força trabalhadora, que deixou de ser vista como instrumento de produção, como era durante a Revolução Industrial, para ser encarada como um ativo – o capital intelectual das organizações.

As empresas passaram a se dar conta de que, para atingirem um crescimento sustentável e a melhoria contínua, precisavam prestar mais atenção em seus funcionários. Foi assim que o RH deixou de ser um setor burocrático, que cuidava da papelada e assegurava o cumprimento dos direitos trabalhistas, e ganhou status de área essencial para o sucesso das empresas.

Para que serve a gestão estratégica de RH?

A principal missão da gestão estratégica de RH é garantir que todos estejam engajados em busca dos mesmos objetivos.

Para isso, ela precisa desenvolver ações de atração e retenção de talentos, promover práticas de humanização das relações entre as equipes, capacitar novas lideranças a atuarem em concordância com a cultura organizacional da empresa, entre outros.

Em outras palavras, esse modelo administrativo de Recursos Humanos faz parte do planejamento estratégico de um negócio e ajuda a definir as melhores táticas para se chegar aos resultados esperados.

Características da gestão estratégica no RH

A gestão estratégica no RH tem quatro pilares: comunicação, visão, liderança e tecnologia. Conheça agora um pouco mais sobre cada um deles.

Comunicação

É preciso estabelecer um canal de comunicação direto com os colaboradores, não apenas para transmitir mensagens importantes, mas também para promover a interação e aumentar o sentimento de identificação.

Visão

A gestão estratégica de RH deve ter uma visão aprofundada da empresa. Sua missão, sua visão e seus valores precisam ser conhecidos para que seja possível alinhar objetivos e traçar as melhores táticas para alcançá-los.

Liderança

Toda equipe de trabalho precisa de gestores que sejam responsáveis por motivar os colaboradores e que sirvam de exemplo positivo para eles. Ou seja, as lideranças devem conscientizar os profissionais em busca das metas comuns.

Tecnologia

Para se estabelecer uma gestão integrada de RH, a tecnologia é fundamental. Por meio do People Analytics, por exemplo, é possível criar um banco de dados e utilizar essas informações para fazer escolhas mais conscientes.

Benefícios da gestão estratégica de Recursos Humanos

A gestão estratégica de Recursos Humanos oferece benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Listamos algumas das vantagens mais importantes a seguir:

  • Antecipação de problemas com foco na solução
  • Aumento da produtividade
  • Clima organizacional mais saudável
  • Alinhamento de objetivos e clareza na sua divulgação
  • Equilíbrio na delegação de tarefas e no compartilhamento de responsabilidades
  • Tomada de decisões mais acertadas
  • Melhoria contínua
  • Aprimoramento da comunicação interna
  • Diminuição no índice de turnover
  • Engajamento dos colaboradores



Como aplicar a gestão estratégica de RH?

Diante de tantos benefícios, tudo o que a sua empresa precisa saber agora é como aplicar a gestão estratégica de RH. Separamos algumas dicas com os principais passos que podem ajudar nesse processo.

Confira!

Conheça suas virtudes e fraquezas

Para dar o primeiro passo, uma boa prática é fazer uma análise SWOT da sua empresa para, então, conhecer quais são seus pontos fracos e fortes, suas oportunidades e ameaças.

Seu planejamento estratégico não pode ser baseado em achismos, mas em informações consistentes. Logo, na hora de estabelecer prioridades e definir os objetivos, esse modelo de RH deve utilizar indicadores e métricas que subsidiem suas decisões.

Invista nas pessoas

A capacitação é um conceito-chave na gestão estratégica de RH. Por isso, invista nas lideranças e nos colaboradores. Afinal, são as pessoas que vão resolver os problemas que aparecerem, tomando decisões eficientes e criando oportunidades.

Faça da melhoria contínua uma prioridade e você estará mais perto de alcançar os objetivos organizacionais.

Tenha controle total

Uma gestão estratégica de Recursos Humanos precisa estar atenta a todas as movimentações que dizem respeito aos seus colaboradores, como a administração da política de benefícios.

Nesse sentido, ainda é importante oferecer incentivos que realmente agreguem aos profissionais. Um bom exemplo é o plano instituído de previdência privada da Onze. E o melhor: tudo pode ser feito com o mínimo de burocracia.

Em nosso aplicativo, os colaboradores têm controle completo das suas aplicações. Já o RH conta com visibilidade total do processo de adesão, desempenho e do impacto do benefício dos seus funcionários.
Quer contar com esse benefício para a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções inteligentes.