Gráfico Underwater: o que é e como avaliar os investimentos com ele

Por Redação Onze

Gráfico Underwater é uma ferramenta utilizada para avaliar a performance de fundos e estratégias de investimento. O gráfico mede apenas as perdas acumuladas em um determinado período, sem considerar os ganhos do investimento. 

Ao visualizar o percentual de perdas comparados com os ganhos que um investimento apresentou, é possível analisar o risco histórico do investimento.

Pelo fato do Gráfico Underwater considerar somente os picos de quedas de ações em um determinado período, isso permite ao investidor identificar as variações das perdas e quanto tempo levou para recuperação dos prejuízos pelos investidores.

Como avaliar os investimentos com o Gráfico Underwater

Avaliar investimentos por meio do Gráfico Underwater é a maneira indicada para medir as perdas históricas de um fundo, bem como a frequência com que ocorrem e qual a performance do investimentos para recuperação das perdas nos períodos indicados.

Saber como analisar o Gráfico Underwater é essencial para investir em ações de forma estratégica. Isso porque, esse tipo de ferramenta permite ao investidor realizar a análise de comportamento do mercado que prevê a variação de preços de ativos na Bolsa de Valores

Assim, o investidor consegue identificar oportunidades e minimizar riscos em relação ao dinheiro aplicado ao tomar decisões mais assertivas com base no histórico de perdas do investimento.

Dessa forma, investidores podem analisar, dentro de um período pré-determinado, quais as melhores épocas para investir e retornos esperados em um prazo de tempo determinado.