Headhunter: atividade especializada ou apenas um termo chique para “recrutador”?

Por Redação Onze

Headhunter

Apesar de “headhunter” ser um termo bastante difundido, a atividade que esse profissional desempenha não é tão bem conhecida. O termo é visto por muitos como uma forma mais sofisticada de designar um recrutador de profissionais com um salário maior para vagas de maior importância.

Apesar de isso não estar errado, já que o headhunter via de regra é contratado para auxiliar a preencher vagas de alto escalão, sua atividade vai além, diferenciando-o de um recrutador por uma série de aspectos.

Neste artigo, vamos abordar esses aspectos que o diferenciam dos demais profissionais da área de Recursos Humanos e as principais funções do headhunter, além de analisar as principais competências que esse profissional precisa ter.

O que significa “headhunter” e o que ele faz?

O termo headhunter (que pode ser traduzido literalmente como “caçador de cabeças”), é usado para descrever um profissional especializado em buscar os candidatos mais adequados para determinada função em uma empresa.

É comum, no entanto, que as pessoas não saibam o que distingue esse profissional de um recrutador comum.

Para começar, o headhunter geralmente não trabalha na empresa, ele é contratado como terceiro especificamente para realizar o trabalho de preencher cargos importantes – principalmente quando existe urgência na demanda ou os recrutadores da própria empresa têm muita dificuldade em achar as pessoas ideiais para o cargo. O pagamento do headhunter é feito apenas após a vaga ser preenchida.

Os recrutadores, por outro lado, costumam trabalhar dentro da empresa, no setor de Recursos Humanos, e costumam fornecer serviços que vão além da busca pelo profissional ideal para determinada vaga, como por exemplo: atividades relacionadas a controle de frequência, avaliação de desempenho, pesquisas envolvendo o clima organizacional, implementação de planos de cargos e salários, entre outros.

Enquanto os recrutadores comuns tendem a tornar pública a abertura de determinada vaga e esperar que potenciais candidatos enviem currículos para que possam analisá-los, os headhunters são mais ativos e vão atrás dos candidatos, seja por meio de redes sociais específicas, como o Linkedin, de seus contatos pessoais ou por meio de outra espécie de banco de dados com informações profissionais.

Os headhunters geralmente têm uma estratégia mais agressiva do que os recrutadores comuns, usando táticas como ir atrás de profissionais qualificados de empresas concorrentes para tentar convencê-los a aceitar a proposta de trabalho da empresa que os contratou.

Quem pode ser um headhunter?

Para ser um headhunter, não é necessário ter uma formação específica. O que ocorre, porém, é que os headhunters geralmente têm experiência profissional anterior como recrutador ou como profissional da área de Recursos Humanos.

De forma geral, o headhunter precisa ter algumas competências fundamentais:

  • Conseguir avaliar as habilidades de um candidato, ter um “feeling” apurado
  • Ser eficiente na escolha para não ter uma recolocação futura
  • Ter uma boa rede de contatos profissionais
  • Ser extrovertido e ter uma boa capacidade de comunicação
  • Ser capaz de cumprir prazos

Quais as principais funções de um headhunter

O headhunter precisa achar a melhor pessoa possível para desempenhar determinada função. Para isso, ele recorre a uma busca mais ativa por potenciais candidatos, não se limitando a simplesmente anunciar uma vaga e receber currículos, como faria um recrutador comum.

Como geralmente o cargo é bastante especializado e com altos retornos, o headhunter primeiro faz um levantamento de potenciais candidatos entre funcionários de outras empresas, fazendo buscas em sites especializados ou por meio de seus próprios bancos de dados de profissionais.e currículos.

Após esse levantamento inicial, o headhunter terá que ver a disponibilidade do “alvo” para o cargo que precisa ser preenchido. Caso a pessoa tenha interesse, o segundo passo é apresentá-la como um candidato viável para preencher o cargo.

Geralmente o headhunter apenas atua nessa etapa de busca por candidatos, sendo que a parte de entrevistas, de negociação final de salários e demais benefícios é realizada diretamente pela empresa que os contratou.

Isso o distingue do recrutador comum, que geralmente tem um envolvimento maior com o processo de seleção do candidato. Além de fazer a seleção inicial de potenciais candidatos, geralmente os recrutadores comuns tendem a realizar dinâmicas e entrevistas com os candidatos selecionados.

Os headhunters, no entanto, por terem como meta preencher vagas com altos salários e grandes responsabilidades, acabam podendo faturar mais do que os recrutadores comuns dependendo do seu nível de demanda.

Os principais desafios de um headhunter

  • Abordar um profissional que já esteja empregado

De acordo com a headhunter Thais Rosa, sócia da consultoria de recrutamento e seleção People Talent e pós-graduada em psicologia organizacional pela PUC do Paraná, na maioria dos casos o profissional está em empresas concorrentes, que trabalham no mesmo segmento do cliente que tem a vaga.

“Quando a gente pensa em uma posição comercial, a gente pensa em profissionais que estão como uma carteira de clientes ativa. Esse profissional geralmente está trabalhando, então não é alguém que tenha o currículo disponível nos mecanismos de busca mais tradicionais”, afirma Rosa. Por esse motivo, além de usarem bastante o Linkedin, os headhunters também acabam recebendo muitas indicações.

Um dos principais desafios, portanto, é convencer o profissional de outras empresas de que vale a pena mudar de trabalho e encarar um novo desafio. Segundo Rosa, a maioria dos profissionais está aberta a ouvir novas possibilidades.

“Você precisa introduzir a empresa, falar sobre os desafios da vaga. Como são vagas mais de alto nível, saber a quem ele vai se reportar e o tamanho da empresa, por exemplo, são informações importantes para ele tomar a sua decisão”, afirma ela. “Tem que ser uma decisão tomada por ambos. A mudança deve ser benéfica para a empresa e também fazer sentido para a carreira do profissional”.

  • Negociar salários

Normalmente, a empresa tem uma faixa salarial, mas os valores acabam sendo flexíveis, especialmente em multinacionais e grandes companhias. Isso porque o empregador quer encontrar a pessoa ideal para o cargo, independentemente de quanto ela custa, explica Rosa.

Geralmente são levados em conta o salário atual ou o último salário, caso a pessoa esteja desempregada, assim como a inclinação da pessoa em aceitar um novo desafio e as mudanças que ele provoca.

Quando ela está desempregada, acaba aceitando um valor até menor. Se ela estiver trabalhando, geralmente é considerado aceitável pagar um valor entre 15% e 30% superior ao salário que recebe, dependendo da insatisfação com a posição em que ela está naquele momento.

Caso o headhunter consiga achar um candidato que preencha todos os requisitos da vaga, o seu pagamento varia entre 16% e 25% sobre o salário anual do profissional. Além de ser considerado o décimo terceiro, também são levadas em consideração a participação nos lucros e resultados e eventuais bonificações que o profissional tenha direito.

Dessa forma, o valor mensal pode ser multiplicado até por 20 para chegar ao total anual. Caso a pessoa receba R$ 10 mil por mês e o headhunter receba a comissão máxima de 25%, portanto, sua comissão pode chegar a R$ 50 mil anuais por colocação.

Como achar a pessoa ideal para determinado cargo?

A tarefa de achar o profissional ideal para determinada vaga depende do tipo de posição que é ofertada.

  1. Sites de busca e primeiro contato

Segundo a headhunter Thais Rosa, sites como o Linkedin ajudam na busca com base nas empresas concorrentes ou no segmento em que a pessoa tem experiência.

Então, vem a primeira abordagem indicando que você tem a vaga e repassando algumas informações preliminares.

  1. Entrevista preliminar e presencial

“Após encontrar um candidato com bom potencial, geralmente é feita uma pré-entrevista por telefone e, uma vez que o candidato atenda os requisitos fundamentais, ele é chamado para uma entrevista presencial ou por vídeo”, diz ela. “Nessa entrevista, o candidato fica sabendo mais sobre a empresa e se apresenta de forma mais completa, contando os seus principais resultados”.

  1. Análise de resultados

Segundo Rosa, é essencial que o candidato possa apresentar o que ele conseguiu obter em termos de resultado para as empresas pelas quais ele passou. Além disso, também é importante observar o seu estilo de liderança.

  1. Combatibilidade com a empresa

Outro detalhe ressaltado pela headhunter é que, atualmente, os candidatos levam em grande consideração quais são os valores que as empresas possuem e promovem, sendo que dificilmente aceitam uma posição em uma companhia que tem práticas e valores menos evoluídos do que a empresa em que já trabalham.

Dessa forma, não basta apenas que o candidato se adeque aos requisitos da empresa, a empresa também precisa de adaptar às evoluções das demandas sociais e adotar princípios, valores e práticas que estejam em sintonia com um ambiente de trabalho mais humanizado, sustentável, diversificado e inclusivo.

Headhunter X Jobhunter

Existe também o trabalho de jobhunter, que busca auxiliar os profissionais a se recolocar no mercado.

A jobhunter Paula Dias, que tem uma empresa focada nesse tipo de atividade, diz que o seu trabalho é focado para profissionais que estão em transição de carreira, mudando de ramo, para profissionais que estão sem emprego e querem voltar a trabalhar e aqueles que já trabalham mas querem mudar de emprego.

Ao contrário dos headhunters, esses profissionais geralmente trabalham direto com os profissionais ou a serviço de uma empresa para ajudar um profissional que está sendo demitido a se recolocar.

“A demissão humanizada é uma tendência hoje em dia. As empresas pagam para o profissional se recolocar como uma forma de gratidão. Geralmente isso é feito com profissionais que têm bastante tempo de casa, por gratidão ou quando existe algum problema trabalhista”, afirma Dias.

Segunda ela, a atividade do jobhunter envolve:

  • Ajudar o profissional a se vender melhor, atraindo a atenção dos headhunters e recrutadores
  • Realizar uma revisão estratégica de seu currículo
  • Capacitar o profissional para fazer entrevistas
  • Indicar o currículo dos clientes aos headhunters
  • Orientar o profissional a procurar emprego de forma geral

Setor em expansão

O headhunter, portanto, desempenha uma função especializada que exige uma ampla compreensão dos negócios realizados pelas empresas e as competências necessárias para exercer determinada função nessas companhias.

Para realizar essa atividade com eficiência, muitos profissionais buscam especializações na área de psicologia e administração.

Apesar de não serem obrigatórias, essas especializações estão se tornando cada vez mais importantes diante do número crescente de empresas especializadas na atividade, acirrando a disputa por profissionais qualificados.

O profissional que pretende trabalhar como headhunter deve, portanto, procurar se qualificar cada vez mais para se manter relevante em um ramo cada vez mais competitivo.

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