Saiba como funciona o famoso Hedge Fund

Por Redação Onze

hedge fund

Muito populares nos últimos tempos, os Hedge Funds, fundos de hedge ou fundos de cobertura, são opções de produtos que adotam estratégias mais livres para que o investidor opere, sempre, em busca da maior rentabilidade.

Entenda os detalhes que compõem o Hedge Fund e saiba como investir nesse tipo de produto que, certamente, tem um perfil mais arriscado, mas que corre em busca de ganhos mais altos.

O termo “cobertura” presente em sua denominação, diz respeito a uma característica central do Hedge Fund, que tem por estratégia proteger ativos de eventuais perdas enquanto, paralelamente, focam em grandes retornos.

E, nesse objetivo de receber elevados resultados, vocês perceberão neste artigo que as estratégias utilizadas costumam ser mais arrojadas, de alto risco e, por isso, bastante diferentes dos fundos tidos como tradicionais.

A história do hedge fund

Para entendermos as origens do hedge fund é preciso voltar aos anos 1940 – ou seja, não é um conceito moderno, como muitos podem acreditar.

Nessa época, um investidor chamado Alfred Jones inaugurou o movimento ao reduzir o risco de sua carteira utilizando como mecanismo posições vendidas em outras ações.

Esse termo posição vendida significa que o investidor passou a vender ações que não possuía, confiando na queda das suas cotações. Ao tomar essas atitudes com posições compradas e posições vendidas, Jones passou a reduzir sua exposição ao mercado.

Como são os hedge funds?

Se o objetivo é a obtenção de rentabilidade maior, o hedge fund adota estratégias mais livres com foco nesse objetivo.

E as possibilidades de investir e destinar recursos são diversas. Entre elas podem figurar:

  • Day trade;
  • Títulos privados;
  • Swaps;
  • Aquisição de imóveis e obras de arte;
  • Vendas a descoberto (posições vendidas);
  • Entre tantas outras.

No mercado brasileiro, a nomenclatura genérica desse tipo de investimento costuma ser a de “fundos multimercados”.

Dentre as principais peculiaridades que permeiam o comportamento desses fundos estão:

  • Grande volume de patrimônio líquido;
  • Baixos custos de operação;
  • Altas taxas de administração e performance;
  • Alto risco;
  • Uso de recursos de alavancagem (como as vendas a descoberto);
  • Baixo acesso, que costumam ser destinados a uma faixa exclusiva de participantes.

Em linhas gerais, o hedge fund tem por objetivo oferecer uma opção mais direta ao investidor. Ao invés de uma análise mais ampla e segmentada das variedades de papéis disponíveis no mercado, eles trazem um “pacote”.

Profissionais e especialistas operam esse fundo de cobertura e, sob as taxas de administração e de performance, os operadores vão tratar de percorrer as possibilidades que julgarem mais vantajosas no mercado, em seu nome.

Como investir em fundos de hedge

Como foi dito anteriormente, uma das característica do hedge fund que, no Brasil, se concentra na figura dos fundos multimercados, é justamente esse caráter de certa exclusividade quanto à participação nas propostas de investimento.

Para fazer parte desse rol, existem alguns caminhos. Algumas corretoras independentes, por exemplo, possuem canais que podem oferecer ao cliente opções diversas sobre os fundos multimercados.

Diante dessa possibilidade, esses produtos oferecem suas características que regem a operação, investimento inicial, rentabilidade e taxa de administração, e o investidor pode fazer uma análise cuidadosa antes de escolher qual o melhor dos caminhos a ser trilhado.

No entanto, o caráter “prime” desse tipo de produto muitas vezes coloca o seu escopo quase que totalmente em perfil de investidores de alta renda. Por isso, não estranhe ao se deparar com hedge fund que exige investidores com carteira superior a R$ 1 milhão.

Outra possibilidade é a de que as chances de participação sejam ainda inferiores, pelo fato de que esses fundos multimercados podem ser restritos apenas a investidores convidados.

Quais os riscos?

Quando se fala em hedge fund, quase que automaticamente, relacionam o termo à questão de um risco mais elevado.

A explicação pode parecer estranha, pois, afinal, lá no passado, quando foram criados, o objetivo não era, justamente, o de dar cobertura e, assim, aumentar a segurança?

No entanto, com o passar dos anos e as variações na aplicabilidade de estratégias, esses fundos de hedge passaram a ser também sinônimos de agressividade no mercado.

Como resultado dessa conduta, esses fundos passaram a não fornecer a tal proteção ao dinheiro dos participantes. Em busca do resultado mais alto possível, os riscos passaram a ser cada vez maiores. Daí o perfil de alto risco desse tipo de investimento.

No entanto, não se trata de uma “roleta russa” com o capital dos investidores. São aplicações mais ousadas, com certeza, mas os hedge fund são estruturados para conter esses riscos com operações mais diversificadas e análises profundas dessas volatilidades.

Em uma era onde se fala tanto em diversificar suas possibilidades de investimento, a opção do hedge fund pode servir para que uma parcela do seu capital esteja em um bom produto, sem que seja necessário acompanhar o vai e vem do mercado minuto a minuto.

Se você quiser mais opções de aplicações e até mesmo saber como utilizar a estratégia de hedge fund nos seus investimentos, acesse o site da Onze e confira nossos artigos!