O que são e como investir em fundos long short?

Por Redação Onze

long-short

Diversificar a carteira de investimentos é uma medida sempre recomendada tanto para reduzir os riscos de perdas quanto para aproveitar novas e diferentes oportunidades de investir e lucrar. Entre as alternativas recomendadas na atualidade estão os fundos long short, investimentos feitos a partir de uma estratégia na Bolsa de Valores e com menor risco na comparação com a simples compra de ações. A boa notícia, principalmente para os investidores que possuem um perfil de atuação mais agressivo, é que há tendência de crescimento nos investimentos neste tipo de fundos.

Os long short são fundos de investimentos multimercados e estão entre os que mais captam recursos. Regulamentados pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), “os fundos multimercados podem ter diferentes classificações e subdivisões que vão depender de sua carteira de investimentos e das estratégias usadas pelo gestor”. No caso dos fundos long short, estão classificados como os que se baseiam em estratégias adotadas e suportadas pelo processo de investimento, definidas pelo gestor do fundo (corretora) e admitindo alavancagem.

A estratégia para operações no mercado de renda variável é baseada em comprar uma ação (long) e vender outra ação que não possui (short), de modo simultâneo, na expectativa de que possa comprá-la posteriormente a preços mais baixos que o vendido. O rendimento está na diferença entre os valores alcançados na compra e na venda, conforme o desempenho do mercado e da Bolsa de Valores e seus períodos de alta e queda.

Como uma de suas características, as operações com fundos long short envolvem basicamente ações que tenham algum tipo de ligação e isso é um dos fatores usados para a obtenção do lucro. Por exemplo, a estratégia pode com ações ordinárias e ações preferenciais ou ações de empresas do mesmo setor, sob controle de mesma controladora ou intersetoriais. Ou seja, é como formar pares, com “n” possibilidades de combinações (segmento, produto, concorrentes, país…), reunindo duas ações diferentes que sejam atrativas e neutralizem riscos, e com potencial para gerar ganhos.

Por exemplo:

O investidor pode buscar ações no segmento de tecnologia, mídia digital e mesmo país (Google x Facebook) e definir qual comprar e qual vender para comprar na sequência.

Tipos de fundos long short

Os fundos dos são de dois tipos, conforme a classificação da ANBIMA.

Fundos de long short – Neutros

Com rentabilidade próxima a do CDI, é o tipo indicado para investidores considerados mais conservadores. A exposição financeira na operação é limitada até 5%.

Fundos de long short – Direcionais

Operação sem limite financeiro, este tipo não tem sua rentabilidade atrelada ao CDI. Dependem mais do desempenho do gestor do fundo. Recomendado para investidores mais arrojados, com lucros maximizados e maior risco, com investimentos com prazos mais longos por causa do vínculo da rentabilidade com o desempenho e o humor da Bolsa de Valores.

Vantagens e desvantagens dos fundos long short

As características dos fundos long short já são indicativos de que o investimento pode ser uma alternativa para os investidores. Mas ainda existem outras vantagens que merecem ser destacadas como a baixa corretagem feita com base no índice Bovespa.

O risco é controlado na comparação com outros investimentos em renda variável e apresenta retornos independentemente da situação do mercado. O fato de permitir o financiamento de compra com recursos de venda também está entre as vantagens dos fundos long short, além de cada um dos tipos proporciona um benefício diferente em relação ao rendimento.

Nos Neutros, a rentabilidade é superior à taxa Selic e ao CDI, com baixa volatilidade e risco.

Nos Direcionais, a rentabilidade é melhor para suavizar os resultados em períodos de queda na Bolsa.

Entre as desvantagens, a principal talvez seja o prazo, acima de um ano, que pode ser considerado muito demorado para o investidor que deseja e planeja diversificar seus investimentos com retorno rápido, a médio prazo, pelo menos. A desvantagem no caso dos  Neutros são os períodos, que podem ser longos, com índices abaixo da taxa Selic e CDI. Enquanto em relação aos Direcionais, não são indicados para investidores com perfil conservador por causa do vínculo com a Bolsa.

Para investir em fundos long short

A primeira medida para investir em fundos long short é avaliar se o seu perfil de investidor é adequado para este tipo de investimento conforme as características, vantagens e desvantagens. A segunda é ter paciência e estar ciente de que não adianta ter pressa para obter o retorno sobre o investimento. E como em outros tipos de investimentos, é imprescindível:

– Ter um planejamento financeiro para ajudar a ter foco e disciplina;

– Ter objetivos claros para o investimento (o que pretende fazer com o rendimento?);

– Ter uma reserva específica para investir, sem misturar os recursos para investimentos com as obrigações financeiras do dia a dia.

A recomendação seguinte é acompanhar o mercado e consultar sua corretora de valores ou seu gestor a fim de montar a estratégia para o investimento em fundos long short. Lembre-se sempre que não é uma operação simples de compra de ações. É preciso estar bem informado sobre as opções e fazer as escolhas certas de compra e venda. Só depois é que deve-se partir para colocar a estratégia em prática.

E não deixe de buscar apoio especializado para fazer seus investimentos. Consulte a Onze.