Ibovespa x S&P 500: quais as vantagens de investir em cada um

Por Redação Onze

ibovespa

Uma questão recorrente que passa na mente de investidores é se vale a pena investir no mercado internacional ou manter seus investimentos no Brasil. O que é melhor? Ibovespa x S&P 500?

Na nossa Bolsa de Valores, você pode negociar ações ou contratos futuros de empresas brasileiras. Já a S&P 500 é um dos principais mercados de índice global, permitindo investir em gigantes como Apple, Microsoft e Amazon, entre outras.

Se você é um investidor iniciante, que ainda está estudando como entrar no mercado de renda variável, uma boa opção é começar com as ETFs. Elas são fundos de ações que usam um índice como referência. O BOVA11 tem o Ibovespa como referência, por exemplo.

Você pode adquirir ETFs de ambos os índices para começar. Antes disso, você precisa saber um pouco mais sobre os dois índices, além de suas principais vantagens e desvantagens.

A partir daí é que você conseguirá concluir o vencedor da disputa Ibovespa x S&P 500. Por isso, continue conosco logo abaixo!

Como funciona o Ibovespa

Também conhecido como B3 ou IBOV, o índice serve como um termômetro do mercado de ações no país. Por meio de um sistema de pontos baseado na nossa moeda, o IBOV traz uma carteira teórica com as principais ações que estão sendo negociadas na Bolsa de Valores.

Essa carteira é atualizada a cada 4 meses, servindo como referência também para investidores iniciantes, que ainda não sabem por onde começar a investir. Empresas como AMBEV, Petrobras, TIM e a Droga Raia, por exemplo, fazem parte desse índice.

Ou seja, se você quer saber quais são os maiores conglomerados empresariais no Brasil e como investir neles, basta olhar para o Ibovespa.

Como funciona o S&P 500

O Standard & Poors 500 Index funciona de maneira similar ao Ibovespa, mas referente ao mercado americano. Para comparar, o IBOV traz uma carteira com cerca de 64 das principais ações do nosso mercado.

Já o 500 no nome S&P 500 não está lá à toa. O índice traz em sua carteira teórica 500 das maiores empresas americanas, o que corresponde por volta de 80% do mercado de ações nos EUA.

Para mostrar quais são as 500 maiores empresas, o S&P 500 calcula a capitalização das organizações de capital aberto, multiplicando o valor de uma ação com o número de títulos disponíveis.

Alguns critérios presentes para que empresas sejam listadas envolvem ter ao menos metade das ações, ativos fixos e receitas nos Estados Unidos, além de operar no país.

Agora, confira as vantagens e desvantagens do Ibovespa x S&P 500!

Vantagens e desvantagens do Ibovespa

Vantagens

O que torna tão vantajoso investir nas empresas do índice Ibovespa? O primeiro e mais óbvio item é que não precisa converter moeda para começar a investir nele. Basta contratar uma corretora e encontrar a ETF correspondente.

Isso também significa que o custo para entrar é consideravelmente baixo. Mesmo com a dificuldade inicial de aprender como operar a plataforma de home broker, você não precisa de muito para começar a comprar ações.

Além disso, você passa a ter acesso aos diferentes mercados no Brasil apenas ao investir no índice. Ao invés de ficar procurando por informações e analisar o histórico de cada empresa, pode simplesmente investir nas ETFs da Ibovespa para começar a sentir a movimentação dos mercados.

Vale mencionar também os Brazilian Depositary Receipts (BDR), que permitem usar a B3 para investir em empresas norte americanas. Ou seja, não precisa investir no S&P 500 se quer ter acesso a empresas disponíveis nas BDRs.

Desvantagens

O índice também tem suas desvantagens. A primeira delas é não operar com empresas estrangeiras. Ou seja, se você for um entusiasta das gigantes da tecnologia Amazon, Microsoft e Alphabet (responsável pelo Google!), o Ibovespa não é para você.

Isso restringe consideravelmente suas opções, principalmente quando trabalhamos com a comparação Ibovespa x S&P 500. Essa desvantagem acontece considerando o histórico de ambas as ETFs: enquanto o IBOV foi lançado em 2004, nos EUA elas existem desde 1993.

Mesmo com a expansão continuada das ETFs brasileiras, ainda podemos considerá-las um mercado pequeno.

Vantagens e desvantagens da S&P 500

Vantagens

A principal vantagem do índice americano é a possibilidade de se tornar um investidor de algumas das maiores empresas do planeta, como já exemplificamos ao longo do artigo. Não apenas isso, mas vale considerar a quantidade vastamente superior de ações disponíveis.

Além disso, a participação de mercado no índice americano é mais diversificada entre os diversos setores. Enquanto no Ibovespa a área de materiais básicos, as financeiras e o setor de óleo e gás imperam, no S&P 500 nenhum mercado ultrapassa os 20% de participação.

O que isso significa? Maiores oportunidades para diversificação da carteira, ideal para investidores que preferem operar no médio e longo prazo.

Desvantagens

Assim como a primeira vantagem era bastante marcante, a principal desvantagem do S&P 500 também pesa consideravelmente: mesmo que a compra de títulos seja feita em reais, o preço continua em dólar, que atualmente está em suas maiores marcas em relação ao real.

Além disso, hoje já não é necessário ter uma conta em corretora americana para investir. Como vimos nas vantagens do Ibovespa, os BDRs já permitem a investidores aqui no Brasil comprar títulos de instituições estrangeiras.

Também vale mencionar a necessidade de entender como funciona o processo de declaração do Imposto de Renda americano, feita pelo formulário W-8BEN. Ele é obrigatório para qualquer investidor que esteja a investir no mercado dos Estados Unidos.

Ibovespa x S&P 500 - Quem vence essa batalha?

Como uma regra básica da economia, quem vence com a diversidade é você. Nossa recomendação é que você teste investir em ambos, seja para alcançar uma carteira diversificada ou testar qual é o melhor índice para você e os objetivos traçados para o seu futuro.

Quer saber como investir melhor em índices, ações ou até na renda fixa? Então entre em contato conosco agora mesmo!