Informe de rendimentos do Banco do Brasil: como solicitar

Por Redação Onze

Informe-rendimentos-Banco-do-Brasil

Solicitar o informe de rendimentos do Banco do Brasil é uma etapa obrigatória antes de declarar o Imposto de Renda. Nesse documento, são apresentadas informações sobre valores investidos e rendimentos, que devem ser informados anualmente à Receita Federal.

Obter o documento requer apenas alguns minutos, já que você pode fazer a solicitação do informe on-line, pelo celular ou computador. Para ajudar na tarefa, criamos um passo a passo neste artigo.

Durante a leitura, você também vai descobrir como usar o informe de rendimentos do Banco do Brasil para preencher a declaração. Acompanhe as dicas.

O que é o informe de rendimentos do Banco do Brasil

O informe de rendimentos do Banco do Brasil detalha as informações financeiras de investimentos e poupanças realizados por meio do banco. No documento, o investidor tem acesso a valores investidos e rendimentos no ano-base.

É importante ressaltar que o informe de rendimentos reúne informações sobre todas as aplicações feitas pelo investidor, independentemente da modalidade. No Banco do Brasil, os investimentos disponíveis incluem renda fixa e variável. Entre eles, é possível citar fundos de investimentos, ações, títulos públicos e privados e previdência complementar, por exemplo.

Assim, o documento é essencial na hora de declarar o Imposto de Renda. Com ele em mãos, fica mais fácil preencher com exatidão as informações relativas a investimentos, que são exigidas pela Receita Federal na declaração. Além disso, o informe apresenta os dados necessários para a base de cálculo do imposto.

Em outros casos, o informe pode servir como documento de comprovação de renda ou para fechar contratos, como os de aluguel de imóveis. Como você pode ver, ele é de grande utilidade para o investidor.

Como obter o informe de rendimentos do Banco do Brasil

Nos tópicos abaixo, descubra as formas de obter o informe de rendimentos do Banco do Brasil:

Aplicativo

A forma mais prática de obter o informe de rendimentos é por meio do aplicativo do Banco do Brasil, que pode ser acessado em dispositivos móveis. O app é disponibilizado nos sistemas Android e iOS. Basta procurá-lo na loja de aplicativos do celular e baixar.

No menu do app, clique em “Serviços” e depois em “Imposto de Renda”. Selecione a opção “Informe de Rendimentos” e o ano de consulta. Depois, selecione a opção com o número da sua agência e conta para ter acesso ao documento. Aí, basta clicar em “Salvar PDF” e encaminhar o documento por e-mail e WhatsApp ou imprimir.

Site BB

Outra maneira de obter o informe de rendimentos do Banco do Brasil é por meio do internet banking, no site da instituição. O caminho também é simples: clique na opção “Acesse sua conta” e informe número da agência, conta e senha.

Em seguida, clique em “Conta corrente” no menu e depois em “Informe Imposto de Renda”. Selecione “Rendimentos”, preencha o ano de consulta e salve o documento em PDF.

Agência

Caso você não queira fazer a solicitação on-line, também há a possibilidade de solicitar o informe de rendimentos em uma agência do Banco do Brasil. Você só precisa levar um documento de identidade e pedir o documento ao gerente. No site, é possível encontrar a unidade mais próxima a partir da busca por cidade e estado, bairro ou número da agência.

Como usar o informe de rendimentos do Banco do Brasil

Conheça abaixo algumas dicas para usar o informe de rendimentos do Banco do Brasil.

Utilize os valores como referência para IR

Conforme mencionamos, o informe de rendimentos é imprescindível no preenchimento da declaração anual de Imposto de Renda. Se houver inconsistência nos dados apresentados, você pode cair na malha-fina da Receita. Então, solicitar o documento com antecedência é primordial para conferir as informações.

Estude como declarar o investimento

A declaração de IR varia conforme o tipo de aplicação financeira. A declaração de um investimento em previdência privada é diferente dos títulos públicos, por exemplo. Por isso, você precisa estudar o passo a passo referente aos investimentos que você realiza por meio do Banco do Brasil.

Declare o Imposto de Renda

Por fim, é hora de declarar o Imposto de Renda. Acesse o sistema da Receita no computador ou dispositivo móvel e preencha com cautela todas as informações necessárias. Lembre-se de não perder o prazo da declaração para evitar o pagamento de multas.

E aí, entendeu como solicitar o informe de rendimentos do Banco do Brasil e como utilizar o documento? Acompanhe outros artigos exclusivos do blog da Onze e aprenda como gerenciar os seus investimentos e fazer seu patrimônio crescer ainda mais.