Investidor Ray Dalio: conheça o fundador do maior fundo hedge do mundo

Por admin

Com uma fortuna imensa e a criação do maior fundo do tipo multimercado do planeta, o investidor Ray Dalio tem uma história de sucesso em investimentos. Além disso, ele tem grandes lições sobre o mercado, para você extrair diversos insights.

Começando desde cedo e com consistência e persistência em cada passo, Dalio fez sua carreira no setor financeiro. Com altos e baixos, ele mostra que pode fazer de uma empresa, uma filosofia de vida para ser replicada.

Descubra neste artigo, quem é Ray Dalio, sua história e o que ele pode ensinar a você, através de sua empresa!

Quem é o investidor Ray Dalio

Ray Dalio é um investidor e fundador do maior fundo de investimentos do tipo hegde fund, Bridgewater Associates. No Ranking da Forbes de 2018, ele aparece como a 67ª pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio avaliado em mais de 17 bilhões de dólares.

Dalio também é formado em finanças pela Long Island University e tem MBA na conceituada Harvard Business School, feito em 1973.

Além disso, o investidor Ray Dalio é também filantropo, e já doou mais de 700 milhões de dólares para fundações, além de manter a Dalio Philantropies, organização filantropa.

Sua origem

O investidor Ray Dalio nasceu com o nome de Raymond Dalio, em 8 de agosto de 1949, no bairro do Queens, em Nova Iorque. Ele é um descendente de italianos e é filho de um músico de jazz, Marino Dallolio, e da dona de casa, Ann.

Quando começou a investir

Ray começou a investir ainda muito jovem, com apenas 12 anos, quando comprou ações da Northeast Airlines, na Bolsa, por cerca de 300 dólares. A partir de então, ele começou a se aprofundar no mercado financeiro, o que o motivou a cursar duas faculdades – uma de graduação e outra de mestrado na área.

Além disso, ele também teve uma experiência profissional no pregão da Bolsa de Nova Iorque – NYSE. Sua atuação era em um fundo de commodities, pela empresa Shearson Hayden Stone.

O que é hedge fund?

Dalio é um dos maiores investidores do segmento de hedge fund, que no Brasil tem tradução como ‘fundos de cobertura’, mas são classificados como fundos multimercado.

Esse tipo de fundo consiste em um grupo de investidores privados, que forma um conglomerado gerido por uma empresa. Esta é quem realiza aportes de acordo com os gestores do fundo. Nessa modalidade, a estratégia principal é proteger os fundos com profissionais altamente capacitados, e gerar altos retornos.

Por esse motivo, a entrada em um fundo multimercado é restrita apenas a investidores com potencial para correr riscos, mas que obtém por consequência, maiores chances de lucros.

Vale reforçar que as estratégias de um hedge fund são baseadas no conhecimento e prática dos administradores do fundo. Ou seja, os investidores apenas realizam o aporte e quem opera são os gestores, utilizando estratégias arrojadas mirando sempre altos retornos.

A empresa Bridgewater

A empresa Bridgewater Associates foi fundada em 1975 por Dalio e seus amigos, quando ele tinha quase 30 anos. A companhia é a maior do mundo, no meio de investimentos do tipo hedge, com aproximadamente 160 bilhões de dólares sob tutela.

Dalio tem papel fundamental dentro da companhia, para ter alcançado tanto êxito, sendo além de fundador, um dos maiores estrategistas do negócio. A adoção de táticas arriscadas e filosofia diferente de outras empresas, explicam o sucesso a longo prazo da organização.

Um fator curioso e que mostra a maneira como Dalio rege seu negócio, é ter feito um documento chamado “Princípios” e entregue a cada funcionário da companhia. No arquivo, estão listados mais de 250 princípios que os funcionários devem seguir.

Um dos princípios é “nunca falar algo sobre alguém, que não falaria diretamente a pessoa”. Já outro é “supere”, quando se trata de lidar com elogios ou críticas ao seu trabalho.

Sua estratégia de investimento

Dalio segue fielmente algumas estratégias de investimento que o deixaram bilionário ao longo de sua carreira e, além disso, fizeram sua empresa prosperar.

Decidir o quanto você quer ter no futuro

Esse é o praticamente o pensamento que norteia toda a atuação de Dalio no mercado financeiro e na vida. Ele definiu desde cedo, o quanto precisaria para viver cerca de seis meses sem trabalhar, e atingiu este objetivo.

A partir de então, ele montou seus investimentos para manter sua vida, se aposentar e ainda continuar investindo. O investidor também aponta que além de definir uma reserva, deve sempre pensar em deixar uma margem a mais, para ter segurança financeira.

Criar um portfólio de investimentos diversificado

A diversificação é parte fundamental para o investidor Ray Dalio continuar a crescer a sua fortuna a cada dia. Ele ressalta que é preciso deixar de lado a poupança e investir em ações, títulos de renda fixa, investimentos de longo prazo, como previdência privada e também commodities.

Aprender quais são os ciclos do mercado

Dalio é enfático em afirmar que além de um investidor entender sobre diversificação e estabelecer metas objetivas, deve conhecer os padrões cíclicos do mercado financeiro.

Isso serve como uma bússola que mostra para onde o mercado aponta subidas e descidas, de acordo com similaridades entre épocas, políticas e outros fatores. Ele cita como exemplo o colapso financeiro dos Estados Unidos, em 2008, mas que 10 anos depois, foi terreno para um ótimo momento do mercado de títulos.

O investidor Ray Dalio mostra que, com ações direcionadas, diversificação, estudo apurado sobre o cenário econômico e, claro, investimentos, é possível realizar grandes projetos. E tudo isso, compartilhando uma filosofia singular por meio de sua própria empresa e vida.

A Onze Invest é uma casa de investimentos que gera patrimônio financeiro de longo prazo do brasileiro. Oferecemos experiência digital personalizada e simples, facilitando o seu acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.

Confira nossos planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia!