Investimento sem Imposto de Renda: qual o melhor do mercado?

Por Redação Onze

tábua de mortalidade

Poder aplicar o seu dinheiro em um investimento sem Imposto de Renda é o sonho de qualquer investidor. O mercado financeiro oferece diversas possibilidades para isso, mas é preciso ficar atento, pois nem todas as modalidades podem se encaixar no seu perfil.

Para quem tem o objetivo de receber uma alta rentabilidade lá na frente, talvez esse tipo de investimento não seja o mais adequado. Acompanhe este artigo até o final e saiba quais são as vantagens e as desvantagens antes de escolher o melhor investimento sem imposto de renda para você!

O que é um investimento sem Imposto de Renda?

Um investimento sem imposto de renda é aquele que não será tributado todos os anos pela Receita Federal e seguirá rendendo aos poucos. Essas modalidades, inclusive, são consideradas pelos especialistas como de baixo risco e, consequentemente, de baixa rentabilidade.

Isso porque você vai acumulando os lucros lentamente e, só depois de vários anos, poderá ter um rendimento considerável.

Sendo assim, esse tipo é mais indicado para quem está começando a entrar no mercado financeiro e tem um perfil mais conservador.

Por outro lado, também é recomendável para quem quer ter mais segurança. Isto é, se você já aplica um bom dinheiro em investimentos de alto risco, é importante ter uma reserva menos arriscada.

Quais são as principais modalidades?

Algumas das modalidades de investimento sem imposto de renda são mais conhecidas, inclusive por quem não tem o costume de fazer aplicações. Outras podem parecer mais arrojadas, embora não sejam consideradas de risco.

Confira abaixo as mais comuns e quais são as suas vantagens e desvantagens:

Poupança

No mercado financeiro, a poupança é considerada o investimento preferido dos brasileiros. E por que isso acontece?

Além de ser um investimento sem imposto de renda, os próprios bancos já oferecem essa opção na própria conta dos seus clientes. Ao passo de um clique, é possível fazer uma transferência para você mesmo, apenas deslocando um montante.

Ou seja, a facilidade de manejar a poupança ajuda a estimular os iniciantes a guardar um pouco de dinheiro, tirando da conta corrente do dia a dia.

No entanto, a rentabilidade da poupança é tão baixa que você pode acabar perdendo dinheiro. Não raras vezes, ela rende menos do que a própria inflação. Com isso, você perde o poder de compra em vez  de investir em algo que possa trazer um pouco de lucro.

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são modalidades de investimento sem imposto de renda mais atrativos do que a poupança, e ainda de baixo risco.

Os bancos emitem esses títulos para fornecer crédito ao setor imobiliário e do agronegócio. O dinheiro proveniente é justamente dos investidores que, depois, receberão os lucros dessas carteiras com os juros acumulados.

A rentabilidade é uma das vantagens, assim como a inexistência de taxas. No entanto, o saque não pode ser realizado a qualquer momento, pois é preciso esperar a data do vencimento para resgatar algum valor.

CRI e CRA

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e os Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA) são um pouco mais arriscados do que a LCI e LCA.

Embora também sejam modalidades de investimento sem imposto de renda, a gestão envolve empresas securitizadoras. Ou seja, são aplicáveis especialmente em empreendimentos maiores, como os da construção civil.

Nesses casos, uma construtora contrata uma securitizadora para reunir os contratos das unidades de um novo edifício na planta, por exemplo, e depois busca os investidores para fazer as vendas.

Os certificados são emitidos pela securitizadora e ela poderá financiar os imóveis para os futuros compradores. A principal vantagem é a rentabilidade, mas caso os compradores fiquem inadimplentes com o financiamento, o investidor corre o risco de não receber no vencimento do contrato.

Debêntures Incentivadas

Debêntures são títulos ligados à infraestrutura. Ou seja, o investidor aplicará o seu dinheiro diretamente em projetos de grande porte.

Podem ser muito rentáveis e não têm taxa de administração. O resgate também ocorre semestral ou anualmente. Portanto o retorno é mais rápido do que as demais modalidades.

Contudo, corre-se o risco de a empresa executora do projeto não honrar com os pagamentos, deixando os investidores na mão.

Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários (FIIs) são recomendados para quem deseja investir em imóveis sem precisar comprar um.

Ou seja, você entra em um fundo de investimento como qualquer outro, divide as taxas com os demais cotistas e recebe os rendimentos a cada mês. 

Esses fundos podem ser sobre os aluguéis de imóveis de qualquer natureza (como apartamentos, edifícios, salas comerciais, shoppings, galpões etc.) ou sobre as vendas de novos empreendimentos.

Apesar de ter uma liquidez mais atrativa, os FIIs são considerados de maior risco. Isso porque a inadimplência dos locatários ou financiadores pode ser uma realidade em determinados períodos.

Ações

As ações em bolsas de valores são uma modalidade à parte. Isso porque nem sempre se trata de um investimento sem imposto de renda.

Para que você consiga investir sem a cobrança dos tributos, existe um limite de no máximo R$ 20 mil em vendas de ações.

Ou seja, se você é um investidor mais conservador, é possível que esse modelo atenda às suas expectativas se o objetivo é lucrar um pouco mais e não pagar imposto. No entanto, para os investidores que apostam com maior risco e podem acabar vendendo mais dinheiro em ações, haverá cobrança de impostos sobre a rentabilidade.

Quer saber mais sobre o que pode ser tributável no seu Imposto de Renda? Acompanhe o guia completo que o ONZE preparou para você!