6 lições de investimentos: saiba como poupar e onde investir seu dinheiro

Por Redação Onze

lições de investimento

A importância da educação financeira

Em anos marcados por crises e instabilidades econômicas, a educação financeira exerce um papel importante. Tanto para garantir uma boa qualidade de vida no futuro, quanto para tornar esse conhecimento vital para quem deseja garantir estabilidade e segurança.

É através da educação financeira, também para crianças, é possível desenvolver uma nova mentalidade em relação ao dinheiro. A pessoa aprende a tomar decisões inteligentes na hora de investir e gerenciar as finanças.

Os reflexos da educação financeira são visíveis no curto, médio e longo prazo, quando você percebe resultados como:

  • Controle das contas a pagar;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Realização de sonhos e objetivos materiais;
  • Construção de um patrimônio sólido.

Com tantos benefícios, não é à toa que a economia financeira tem sido discutida com tanta frequência nas escolas, empresas e em casa.

Por que é importante poupar

Poupar dinheiro é uma das lições de investimentos mais importantes para quem pretende construir um patrimônio pessoal sólido. Afinal, o dinheiro acumulado pode ser aplicado em ações e investimentos que garantam um sustento estável no futuro.

Quanto mais cedo uma pessoa poupa, mais cedo ela alcança a independência financeira que tanto sonha. Poupar também é importante em momentos que pode ter:

  • Aquisição de um bem;
  • Pagamento de despesas de emergência;
  • Criação de reservas para períodos de dificuldade financeira;
  • Abertura de um novo negócio;
  • Aposentadoria digna no futuro;
  • Criação de patrimônio sólido para os herdeiros.

Lições de investimentos antes dos 30 anos

Uma coisa é certa: quanto antes você começar a poupar, mais dinheiro você terá no futuro. E assim, terá condições de ter uma vida muito mais tranquila antes do que se imagina.

Assim que saímos da universidade, certamente a maior preocupação é entrar no mercado de trabalho e seguir uma carreira promissora. São poucas as pessoas que realmente se preocupam em começar a montar um patrimônio para o futuro. Mas para ter sucesso, é preciso planejar e colocar em prática algumas lições de investimentos antes dos 30 anos.

Confira abaixo algumas das lições de investimento e outras dicas para ficar rico e mudar de vida:

Inicie um planejamento financeiro e poupe 10% da sua renda

O planejamento é a ferramenta ideal para controlar as despesas, investir melhor e conquistar a tão sonhada independência financeira. É muito simples criar um planejamento: basta traçar um objetivo, atribuir uma quantia e um prazo para conquistá-lo.

Nesse processo, é preciso reavaliar os seus hábitos financeiros, elaborar estratégias para reduzir gastos e aumentar receitas. Também coloque em prática uma das principais lições de investimentos do mercado, reservando 10% da sua renda mensal.

Trate esse “gasto” como se fosse um débito importante, com vencimento mensal. Adquirir esse hábito é crucial para ter sucesso financeiro.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é sinônimo de estabilidade e tranquilidade. Ela consiste em uma quantia destinada a cobrir gastos que não estavam no orçamento como desemprego, tratamentos médicos e reparos domésticos.

Essa reserva é a base de qualquer patrimônio sólido e deve ser o seu primeiro investimento antes dos 30 anos. Por isso, antes de pensar em poupar para comprar um carro, guarde dinheiro para montar sua reserva.

O ideal é que o valor seja suficiente para cobrir os gastos mensais do seu orçamento por 6 meses. Essa quantia deve ser investida em algum fundo e apenas utilizada em casos de emergência. Essa é uma das lições de investimentos mais recomendadas antes dos 30.

Comece a pensar na aposentadoria

Com as últimas mudanças previdenciárias, não precisa ser um especialista para entender que a aposentadoria não garante mais um futuro tranquilo. A solução é montar uma carteira de investimentos para viver dos seus rendimentos no futuro.

A melhor época para começar a investir é antes dos 30 anos. Por isso, pesquise sobre as opções de previdência privada do mercado e comece a aplicar o quanto antes. Também estude mais sobre aplicações com retornos rentáveis para o seu perfil de investidor.

Aprenda a investir

Para alcançar a independência financeira após os 30 anos, entenda como investir de forma certa. Com esse conhecimento, você consegue identificar oportunidades rentáveis e capazes de turbinar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Hoje em dia, existem vários cursos, canais no YouTube e blogs sobre o tema. Procure estudar mais sobre títulos, ações na bolsa, LCIs, CDBs e outras formas de investimento. O indicado é aprender com calma, para se habituar com os termos e opções que o mercado oferece.

Com esse conhecimento em mãos, as chances de aumentar o seu patrimônio são elevadas. Sem dúvidas, essa é uma das lições de investimentos antes dos 30 anos que você precisa colocar em prática ainda hoje.

Invista na sua qualificação profissional

É preciso ter em mente que os cargos com os maiores salários são destinados aos profissionais qualificados e atualizados. Por isso, aproveite para investir em cursos profissionalizantes.

Os especialistas indicam que o investimento na própria carreira garante retornos financeiros no curto, médio e longo prazo. Dessa forma, não encare as especializações ou treinamentos na sua área como uma despesa, mas sim, como um investimento que vai aumentar sua renda nos próximos anos.

Estude diferentes fundos de investimento

Na medida em que uma pessoa aprende sobre o mercado financeiro, ela descobre que existem diferentes fundos de investimento disponíveis. Cada uma dessas opções tem seus pontos positivos e negativos, que precisam ser considerados antes de investir.

Faça boas escolhas e reduza os riscos. Busque aprender conosco sobre juros, prazos e rentabilidade para o seu perfil de investidor.