Investimento sem risco: será que existe mesmo?

Por Redação Onze

Se você está começando a pensar em aplicar o seu dinheiro, a primeira lição dos especialistas é entender que não existe investimento sem risco.

No entanto, isso não significa que você não deva investir. Aliás, a recomendação é que você comece aos poucos e entenda que os riscos são proporcionais à rentabilidade. Ou seja, quem tem pouco dinheiro no início, levará mais tempo para receber lucros mais robustos. E, mesmo se você puder aplicar um montante maior, comece devagar e opte por investimentos de baixo risco para entender melhor o processo.

Quer saber mais? Vamos explicar neste artigo por que um investimento sem risco é impraticável e apresentar algumas opções que podem se encaixar no seu perfil de iniciante.

O que seria um investimento sem risco?

Um investimento sem risco seria aquele em que você aplica uma determinada quantia de dinheiro e não perde nada ao longo do tempo. Isto é, um investimento em que a rentabilidade seria garantida sem qualquer possibilidade de desvalorização.

Porém, os especialistas alertam que mesmo o dinheiro guardado dentro de casa pode se desvalorizar rapidamente. E você não poderia fazer nada para recuperá-lo.

Isso acontece principalmente por causa da inflação. Ou seja, se a elevação dos preços do período analisado for muito alta, o seu poder de compra com aquele montante será menor.

É por isso que aplicar o dinheiro extra que você recebeu é tão importante. Se deixá-lo parado por muitos anos, ele não valerá quase nada no futuro.

Por que o investimento sem risco é impraticável?

O investimento sem risco é impraticável porque nós não temos controle absoluto sobre as variáveis do mercado.

Como dissemos acima, mesmo se você guardar um valor alto em casa – seja no cofre, seja embaixo do colchão –, nada garante que ele não possa ser desvalorizado.

Ao deixar o seu dinheiro inclusive na poupança, existe a certeza de que ele não será extraviado nem furtado. Porém, a rentabilidade é tão baixa que a inflação pode ser implacável em um longo período de tempo.

Quais são os tipos de investimento de baixo risco?

O primeiro passo para quem está ingressando no mundo financeiro é aplicar em um investimento de baixo risco.

Vale lembrar que isso independe da quantidade de dinheiro que você tem, em um primeiro momento. Se o objetivo era encontrar um investimento sem risco, é bem provável que você não queira perder quase nada, não é mesmo?

Sendo assim, os investimentos de renda fixa são os mais indicados. Além de render mais do que a poupança, é possível prever melhor os lucros e diversificar as modalidades de maneira mais segura.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é aquele em que você empresta dinheiro para o governo e depois de um tempo recebe os lucros por meio de títulos públicos. O risco é muito baixo, e a rentabilidade será maior se você puder esperar para o resgate.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma das modalidades mais comuns e de fácil acesso. Nesse caso, você empresta dinheiro para um banco, e a sua rentabilidade será por meio dos juros. É muito vantajoso para quem precisa resgatar o montante a qualquer momento.

LC, LCI e LCA

Aqui estamos falando das Letras de Câmbio (LC), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Ou seja, o investimento é diretamente nesses setores específicos por meio de instituições financeiras. Você investe e depois recebe os juros de quem está fazendo um financiamento ou um empréstimo.

Ficou interessado em saber mais sobre investimentos? Acesse o site da Onze e confira nossos artigos sobre o assunto.