Investimento Sustentável: conheça essa tendência

Por Redação Onze

investimento sustentável

O conceito de sustentabilidade tem ganhado espaço nos mais diversos aspectos da vida em sociedade e, nos últimos anos, o termo chegou também ao universo dos investimentos. Por isso, aplicações de investimento sustentável estão crescendo no país.

Confira o artigo abaixo e saiba como funciona esse tipo de investimento. Vamos lá?

O que é Investimento Sustentável?

Você já ouviu falar em investimento sustentável? Nos últimos anos, muito tem sido falado na responsabilidade ambiental das empresas. Os consumidores estão cada vez mais atentos às ações das marcas e, claro, as organizações observam boas oportunidades de marketing para aumentar a sua credibilidade por meio de projetos, surgindo então os investimentos sustentáveis.

Todo investimento tem por objetivo o melhor retorno financeiro possível. Contudo, o investimento sustentável vai além da rentabilidade. A ideia não é apenas obter retorno financeiro, mas também incentivar as empresas que adotam práticas ambientalmente responsáveis.

Realizar um investimento sustentável é investir em qualquer empresa que esteja alinhada com os ideais de responsabilidade socioambiental. Aliás, essa questão está cada vez mais no centro das preocupações da população de praticamente todos os países.

Na verdade, o conceito de sustentabilidade se baseia em um tripé que abrange os aspectos ambiental, social e econômico. Dessa forma, uma empresa sustentável tem como foco principal, claro, o respeito a esses três pilares.

Nesse cenário, consequentemente, o investidor se encontra mais propenso a realizar investimentos em empresas que estejam alinhadas às boas práticas de sustentabilidade.

Qual a importância dos investimentos sustentáveis?

Questões ambientais, como mudanças climáticas, tratamento e reciclagem do lixo, poluição ambiental, degradação da qualidade do solo e da água, geração de energia sustentável, entre outras, estão cada vez mais presentes nas notícias e nos programas de governo. Seja em nível federal, estadual ou municipal.

A preocupação com o meio ambiente vem levando à adoção de medidas coletivas, como programas de reciclagem de lixo e ações educativas sobre preservação dos recursos naturais. O que não exclui as atitudes individuais como, ao fazer compras, levar a própria sacola ou ter seu próprio copo e canudo retornáveis.

Ainda, é possível realizar a instalação, nas residências, de sistemas de geração de energia solar ou sistemas de reaproveitamento da água da chuva, entre outros.

É importante notar que não é raro que empresas cujas atividades causem danos significativos ao meio ambiente também adotem práticas que violem os direitos humanos, como jornadas exaustivas com remunerações extremamente baixas e em condições de trabalho indignas e insalubres.

No entanto, o consumidor está mais atento à conduta das empresas e à procedência de seus produtos.

Investimentos com demanda crescente

Por isso, é cada vez mais frequente a desconfiança ou mesmo o boicote a essas empresas que sabidamente desrespeitam os valores de sustentabilidade. Em contrapartida, as empresas social e ambientalmente responsáveis estão se tornando cada vez mais lucrativas e vem ganhando o apreço de todos os perfis de investidores.

Os investimentos sustentáveis estão se tornando populares, sobretudo entre os investidores mais jovens. Incentivar as empresas que estão alinhadas aos valores da sustentabilidade é fundamental. Assim, cada vez mais organizações poderão conjugar ganhos financeiros com respeito às pessoas e ao meio ambiente.

ISE: O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial?

O ISE, ou Índice de Sustentabilidade Empresarial, foi criado em 2005 pela Bovespa para incentivar as empresas a adotarem a responsabilidade ambiental.

Trata-se de um instrumento de análise da performance das empresas, na perspectiva da sustentabilidade corporativa. O índice faz a classificação das organizações segundo critérios de responsabilidade socioambiental.

Os estudos realizados para avaliar o desempenho financeiro, juntamente com a responsabilidade socioambiental das empresas, é fundamental para estimular os investimentos sustentáveis. Investir naquelas que fazem parte desse índice incentiva que cada vez mais corporações coloquem a questão socioambiental no cerne de suas atividades.

O primeiro índice nesses moldes foi criado nos Estados Unidos. O Dow Jones Sustainability Index data de 1999 e é indexado à Bolsa de Nova Iorque.

A criação desses índices é fundamental para dar suporte à tomada de decisão dos investidores. Ao diferenciar as empresas com total transparência e oferecer critérios claros, permite que o investidor decida como investir seu dinheiro da maneira mais ética possível e de maneira inteligente.

Mercado financeiro e sustentabilidade

Como já falado anteriormente, uma empresa social e ambientalmente responsável tem melhor desempenho no mercado financeiro. Isso acontece por conta das questões citadas acima, além da necessidade de adequação das empresas às exigências dos Estados e dos consumidores, no que diz respeito à responsabilidade com o meio ambiente.

Vale lembrar que a responsabilidade ambiental engloba a tomada de medidas para que as ações da empresa não causem degradação ao meio ambiente ou mitigar os danos causados, caso a atividade da empresa envolva, necessariamente, algum possível dano à natureza.

As empresas já perceberam que, ao assumirem um compromisso com o meio ambiente e a comunidade na qual estão inseridas, têm enormes benefícios em sua reputação. Além disso, o retorno financeiro só tende a aumentar pela atração cada vez maior de investidores.

Tudo isso porque essas empresas se tornam muito mais competitivas. Ao adotar as boas práticas de responsabilidade socioambiental, as organizações:

  1. Atraem cada vez mais investidores, que são também consumidores mais conscientes e preocupados com a aplicação de seu dinheiro em empresas mais éticas;
  2. Aumentam seu valor de mercado ao firmar sua reputação social e ambientalmente responsável;
  3. Tornam-se mais capazes de se proteger de grandes prejuízos financeiros. Sobretudo em longos, caros e burocráticos processos judiciais, indenizações e multas pesadas. Fora os esforços e despesas com marketing na tentativa de reparar os danos à imagem empresarial (esses podem ser permanentes ou extremamente difíceis de reparar);
  4. Tornam-se mais transparentes ao deixarem mais fácil e eficiente os processos de prestação de contas à sociedade no que diz respeito às suas atividades.

Essa é uma tendência que está em constante e franco crescimento e todas as empresas devem ter como missão principal, além de gerar lucros, garantir impactos positivos ao ambiente em que atuam.

Aliás, frequentemente se pensava que as preocupações com o meio ambiente eram apenas mais um gasto para as empresas. Mas, ao se mostrarem alinhadas com os anseios dos consumidores e dos governos por práticas mais sustentáveis, as corporações têm muito mais a ganhar. Tanto em termos financeiros, por meio dos investimentos sustentáveis cada vez mais em alta, quanto em credibilidade e reputação, sobretudo aos olhos da população cada vez mais atenta e consciente.

Por isso, se você quer encontrar os investimentos mais adequados ao seu perfil, entre em contato com a equipe de especialistas da Onze Investimentos.