LCI: o que é e como funciona?

Por Redação Onze

LCI

Buscar novas oportunidades de investimento é essencial para cuidar bem do seu patrimônio. Por isso, uma das dicas interessantes consiste em descobrir, afinal, o que é LCI.

Essa é uma oportunidade da renda fixa muito vantajosa, mas que nem todo mundo conhece. Pensando nisso, preparamos um post completo para você explorar as características dessa aplicação. Confira!

O que é LCI?

A Letra de Crédito Imobiliário é um investimento de renda fixa, emitido por bancos e instituições financeiras, para captar valores que são usados para financiar o mercado imobiliário.

Como ela funciona?

Para entender o que é LCI, é essencial compreender o seu funcionamento. Basicamente, um banco emite um título, com uma espécie de solicitação de recursos financeiros. Os investidores que assinam esse contrato disponibilizam um valor, que é usado pelo banco para financiar operações no mercado imobiliário.

A instituição emissora cobra juros por essas operações e parte desse ganho é repassada aos investidores, na forma de rentabilidade. Ao final do período, é possível ter de volta o dinheiro aplicado mais o retorno.

Quais os tipos?

Os diferentes tipos de LCI dependem da maneira como acontece a rentabilidade. A seguir, confira quais são as principais opções.

Pré-fixado

Um título pré-fixado permite saber, no momento de assinar o contrato, qual é o valor que será recebido. Isso é possível porque a taxa de juros é fixa e acordada previamente.

Pós-fixado

O investimento pós-fixado depende das condições de mercado e acompanha um indicador. No caso da LCI, o CDI é a taxa de referência — e varia próximo à Selic.

Híbrido

No modelo híbrido, ocorre a soma de uma taxa fixa e de um indicador, como o IPCA ou índice de inflação. Assim, o retorno depende dessas duas características.

Vantagens

Tão importante quanto saber o que é LCI, é entender por que ela é vantajosa. Um dos seus maiores benefícios é a isenção de Imposto de Renda, o que aumenta o ganho líquido total. Inclusive, ela não sofre a cobrança de IOF, o que amplia o retorno.

Essa também é uma opção segura. Além de ser de renda fixa, faz parte do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com cobertura de até R$ 1 milhão por CPF. Se o emissor do título não puder fazer o pagamento, o FGC garante o retorno do seu dinheiro.

Além disso, é uma ótima opção para diversificar a carteira. Se você for um investidor conservador ou moderado, ela tem o nível certo de segurança. Se for arrojado, é uma boa opção para reforçar a carteira, já que não existe a cobrança de impostos.

Desvantagens

Por outro lado, sua maior desvantagem é a liquidez. Esse título não pode ser resgatado antes de 90 dias, ao contrário de outras opções. Com isso, é preciso planejar bem antes de investir.

Também há a questão de ser um papel “raro”. Essa característica faz com que muitas oportunidades sejam destinadas a investidores qualificados, o que exige valores iniciais maiores.

Qual o rendimento da LCI?

Como visto, a LCI rende de acordo com as taxas que podem ser pré ou pós-fixadas, além do modelo híbrido. Como também é isenta de Imposto de Renda e de IOF, tem uma rentabilidade interessante e, muitas vezes, superior a outras alternativas.

Como investir?

Agora que você descobriu o que é LCI, é hora de aproveitar esse investimento da melhor maneira. Veja o nosso passo a passo e entenda o que fazer!

1º passo

Faça uma análise das condições ideais para a sua aplicação. Conheça os valores disponíveis e seu perfil de investidor — inclusive, com ajuda profissional.

2º passo

Busque opções disponíveis em bancos e corretoras, comparando as condições de contrato.

3º passo

Transfira os valores a serem aplicados e assine o contrato para começar a investir.

4º passo

Acompanhe o rendimento, verifique a liquidez e, se possível, deixe para resgatar no prazo final.

Sabendo o que é LCI, você tem a oportunidade de adicionar esse investimento a sua carteira e, assim, obter todas as vantagens. Com isso, surge a chance de atingir os seus objetivos financeiros.

Aproveite e explore tudo sobre a isenção de imposto da LCI e entenda melhor esse diferencial!