O que é LFT e como investir?

Por Redação Onze

O mercado financeiro conta com muitas siglas, e várias delas costumam causar confusão, principalmente entre os investidores iniciantes. Entre elas, o termo LFT do Tesouro Direto merece atenção especial.

Afinal, estamos falando de um dos investimentos mais procurados atualmente, conhecido também como Tesouro Selic. Para aproveitar as melhores características que ele oferece, confira como fazer a aplicação!

O que é LFT?

A Letra Financeira do Tesouro, ou LFT do Tesouro, nada mais é que o Tesouro Selic. Trata-se de um investimento em títulos públicos de renda fixa, que rende de acordo com a taxa de juros da economia.

É um dos mais procurados por quem faz investimentos no Tesouro Direto, pois é uma alternativa interessante para diversos tipos de público.

Como essa modalidade de investimento funciona?

Por ser pós-fixada, a LFT é uma opção cujo rendimento acompanha a taxa Selic, definida em reuniões pelo COPOM.

Quando há a necessidade de melhorar o crédito disponível na economia, a taxa cai e o rendimento também diminui. Já se for preciso controlar a inflação, é comum que o valor suba, o que aumenta o retorno.

O dinheiro é aplicado em fundos públicos, e é utilizado pelo Governo para diversas iniciativas. No tempo previsto em contrato, ocorre o resgate com a taxa vigente naquele período.

Para quem é mais indicado?

Essa é uma alternativa recomendada para todos os perfis, especialmente aos moderados. Quando a situação econômica em curto e médio prazo aponta para um aumento na taxa, vale a pena recorrer à LFT do Tesouro.

Para os conservadores, até mesmo para os arrojados, é uma boa forma de diversificar a carteira, equilibrando melhor os riscos e os ganhos. Com isso, é um título muito democrático.

Quais são os prós e contras?

Não é por acaso que a LFT é um dos investimentos de renda fixa mais procurados. Ela é extremamente vantajosa, primeiramente por sua segurança. Como o governo é considerado um bom pagador, as chances de calote são mínimas.

Investir no momento certo ainda permite alcançar ótimo rendimento, o qual pode ser, muitas vezes, superior a outras alternativas do mercado. Também é uma alternativa fácil de começar a aplicar, pois os valores partem de apenas R$ 30,00.

Por outro lado, surgem algumas desvantagens. Esse investimento não é isento de Imposto de Renda, com alíquota mínima de 15%.

Para chegar a esse valor, é preciso investir por, no mínimo, 720 dias (o que é equivalente a 24 meses). Outras cobranças são a taxa de custódia e a taxa de administração.

Apesar da liquidez diária, você pode perder dinheiro com o desconto antes do prazo, inclusive pela tributação. Além disso, não há garantias quanto ao valor que será recebido, já que isso depende da taxa definida no futuro.

Como fazer para investir?

Como visto, aplicar na LFT do Tesouro é bem fácil e acessível — basta seguir os passos certos. Na sequência, veja o que fazer para começar a aproveitar essa alternativa.

1° passo

Só é possível investir no Tesouro Direto por meio de uma instituição, então você deverá buscar uma instituição financeira autorizada.

2° passo

Faça o seu cadastro e escolha o título com o prazo desejado.

3° passo

Transfira o valor desejável para investimento e a aplicação será feita nos títulos.

4° passo

Acesse o Portal do Investidor do Tesouro Direto, troque a senha temporária pela definitiva e acompanhe o investimento.

A LFT do Tesouro Direto é uma excelente opção de investimento de renda fixa, que pode ser útil para todos os perfis. Com a aplicação correta e estratégica, é possível alcançar os melhores resultados.

Se não quiser ter mais dúvidas, aproveite para descobrir a diferença entre Tesouro Selic e taxa Selic. Confira esta e outras dicas de investimentos no blog da Onze.