7 Maneiras de investir melhor com pouco dinheiro

Por Redação Onze

investir--melhor-com-pouco-dinheiro

Por mais que seu conhecimento financeiro não seja aprofundado, você deve estar ciente da importância de aplicar seu dinheiro, para que ele possa ajudar seu patrimônio a crescer. Contudo, muitas vezes o desejo de investir esbarra na pouco disponibilidade orçamentária.

Porém, isso pode ser contornado, principalmente buscando informações confiáveis sobre o assunto, que orientarão você na busca pelas melhores opções de investimento. Dessa forma, este texto traz 7 maneiras de investir melhor e a explicação de alguns conceitos chaves. Tenha uma boa leitura.

Invista com conhecimento

O primeiro passo para investir melhor, seja qual for a quantidade de dinheiro disponível, é aprender, ainda que de forma básica, os aspectos-chave sobre os principais conceitos que cercam os investimentos mais populares do mercado, conforme listamos abaixo.

1. Renda fixa x renda variável

Essa é a principal diferenciação entre os principais investimentos. A renda fixa (como os títulos do Tesouro Direto, nos CDBs ou mesmo na caderneta de poupança) permite ao investidor saber qual será seu rendimento ou por qual fórmula ele será calculado, de forma estável. Já a renda variável (como é o caso das ações, por exemplo) não permite ao investidor saber qual será o seu retorno.

2. IPCA

IPCA é a sigla para Índices de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é o índice que calcula a inflação oficial do país e é divulgado mês a mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quanto maior a velocidade da elevação dos preços, maior será o IPCA, que é utilizado como indexador em muitas aplicações.

3. SELIC

Outro indicador que aparece bastante no noticiário, a SELIC mostra quais são os juros básicos da economia nacional, servindo de referência para todas as operações de crédito e para algumas aplicações financeiras. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que se reúne a cada 45 dias.

4. CDI

O CDI é mais uma sigla importante e que deve ser conhecida por quem quer investir melhor. Ela significa Certificado de Depósito Bancário e é referência para os juros dos empréstimos feitos entre instituições financeiras. Ele serve como mais uma das taxas de referência utilizadas para determinar a rentabilidade de investimentos.

5. Ações

Ações são a menor parte de uma empresa de capital aberto, geralmente negociadas em uma bolsa de valores. Ao comprar uma ação, você está se tornando “sócio” do empreendimento e caso ele prospere, poderá ver seu papel se valorizar e lucrar com sua venda. Porém, há sempre o risco de o negócio não crescer conforme esperado, o que resultará em prejuízo ao investidor.

6. Juros compostos

Os juros compostos são um grande aliado do investidor. Eles são conhecidos normalmente como “Juros sobre juros”. Dessa forma, toda vez que os juros são calculados, eles são acrescidos sobre a quantia disponível atual e não sobre o valor inicial do investimento, o que significa uma rentabilidade maior.

7 maneiras de investir melhor com pouco dinheiro

Agora que você conhece alguns conceitos básicos que certamente ajudarão a investir melhor com pouco dinheiro, listaremos abaixo algumas dicas práticas para ajudar você a encontrar as melhores aplicações.

1. Diversifique

Você certamente já ouviu que nunca é bom colocar todos os ovos na mesma cesta. Esse ditado bastante velho é recomendável também para quem investe, mesmo com quantias menores.

A diversificação ajuda a reduzir os riscos aos quais todo investidor está submetido, bem como ampliar a rentabilidade. Por isso, nunca concentre todo o dinheiro disponível em um único investimento e sempre procure estratégias de diversificação de forma planejada.

2. Crie uma conta em uma corretora

As corretoras servem para intermediar algumas formas de aplicações financeiras, que estão disponíveis apenas por meio delas. Além disso, elas costumar contar com profissionais que orientam os investidores sobre as melhores aplicações disponíveis para seu perfil.

Na hora de abrir a conta em uma corretora, pesquise sobre sua reputação, sobre qual o aporte mínimo necessário para começar a investir por essa empresa e quais são as taxas cobradas.

3. Conheça a renda fixa

A renda fixa, já mencionada mais cedo neste texto, costuma ser a opção mais comum para quem tem menos dinheiro para investir. Entre as alternativas de renda fixa mais populares estão os títulos públicos do Tesouro Direto e os CDBs, que funcionam de forma similar ao Tesouro Direto, mas são emitidos por instituições privadas.

Além de combinar boa rentabilidade, essas opções também são extremamente seguras. O Tesouro Direto conta com as vantagens extra de permitir aplicações iniciais de valores bem baixos, por volta de R$30.

4. Experimente a renda variável

O pouco dinheiro não significa que o investidor não possa experimentar opções de renda variável, que costumam oferecer uma rentabilidade maior. Para isso, é possível recorrer a fundos de ações ou imobiliários, além de ações de baixo valor. Em todo caso, pese o risco, que geralmente é maior e não se esqueça de manter a diversificação.

5. Fique atento às taxas

As taxas cobradas em alguns investimentos podem comprometer sua rentabilidade, então é preciso colocá-las na conta antes de decidir como aplicar seu dinheiro. No Tesouro Direto, por exemplo, é preciso arcar com a taxa de custódia e, dependendo da corretora, com a taxa de administração. Embora os encargos costumem ser pequenos, eles podem fazer toda a diferença no tamanho do seu retorno.

6. Observe a tributação

A tributação dos investimentos é outro custo que deve ser ponderado. Os principais tributos cobrados são o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o Imposto de Renda. Na maioria dos casos, quanto maior o tempo de investimento, menores as alíquotas a serem pagas. Além disso, há alguns investimentos isentos dessas cobranças, como as letras de crédito imobiliárias e do agronegócio.

7. Tenha cuidado com a liquidez

Liquidez é a capacidade de converter uma aplicação em dinheiro. Quanto maior a liquidez de um investimento, mais fácil é sacá-lo no momento em que for necessário. Por isso, planeje-se e avalie qual a possibilidade de você precisar do dinheiro investido no curto espaço de tempo ou em uma emergência. A partir disso, escolha aplicações que se adequem a essa necessidade.

Como investir melhor com a Onze?

Com a Onze Investimentos, você tem uma experiência digital personalizada, um ótimo atendimento e não precisa arcar com taxas abusivas para investir e gerir seu patrimônio no longo prazo. Dessa forma, fica mais simples aproveitar colocar em práticas as 7 maneiras de investir melhor apresentadas neste post.

Confira neste outro texto aqui do blog como melhorar sua gestão financeira pessoal e fazer seu dinheiro render mais.