Melhores ações para investir hoje: guia para garimpar

Por Redação Onze

Em busca das melhores ações para investir hoje? Antes de sair comprando papéis com base em listas, é melhor revisar suas estratégias e garantir as melhores escolhas para a sua carteira.

Afinal, as recomendações são úteis, mas não podem ser a palavra final nas suas decisões de investimentos. Por isso, preparamos este guia para garimpar as melhores ações para investir hoje e sempre, com dicas para aproveitar as análises e montar seu portfólio com coerência e inteligência.

Continue lendo e aprenda a identificar as ações mais promissoras.

Cuidado com as melhores ações para investir hoje

Não faltam artigos com as melhores ações para investir hoje na internet, mas é preciso ter cuidado com esse tipo de recomendação. Para começar, cada investidor tem um objetivo ao entrar na bolsa de valores, e nem todos têm as mesmas estratégias e tolerância ao risco, por exemplo.

Também é fundamental considerar a credibilidade e a experiência de quem recomenda as ações, além de avaliar os critérios utilizados para definir as empresas com maior potencial de valorização. De modo geral, ninguém deve seguir cegamente as indicações de analistas ou carteiras recomendadas de corretoras, e sim utilizá-las como referência para montar sua própria estratégia.

Afinal, só você conhece seu perfil de investidor e pode decidir onde e quando aplicar seu dinheiro. Claro que as recomendações de ações são importantes e podem servir como base para diversificar sua carteira, mas você precisa ter conhecimento e autonomia suficientes para filtrar as informações e não se guiar apenas por “tendências” do mercado.

Antes de escolher as melhores ações para investir hoje

Antes de escolher as melhores ações para investir hoje, é melhor ter certeza de que você está pronto para entrar na bolsa.

Confira alguns passos essenciais para começar a escolher seus papéis.

Organize suas finanças

Para começar a investir em ações, você deve estar com as finanças em dia. Ou seja: sem dívidas, com o orçamento controlado e uma porcentagem da renda destinada aos investimentos.

Isso porque não adianta pensar em poupar e investir se você ainda tem débitos em aberto e está pagando juros para credores, ou se não sobra dinheiro no fim do mês para construir seu patrimônio. Então, antes de tudo, quite suas dívidas e organize as finanças para investir com consistência e regularidade.

Crie colchão de emergência

Outro passo fundamental antes de escolher as melhores ações para investir hoje é ter o seu colchão de emergência. Essa reserva financeira deve ser suficiente para cobrir seus gastos por 6 ou 12 meses, em caso de imprevistos como perda de emprego, queda de faturamento da empresa ou urgências familiares, por exemplo.

Busque a diversificação

Na hora de investir em ações, é importante pensar na diversificação da sua carteira de investimentos. Ao equilibrar seu portfólio com várias classes de ativos e ações diferentes, você dilui o risco e evita “colocar todos os ovos na mesma cesta”, como diz o jargão do mercado financeiro.

Entenda a renda variável

Quanto maior é a porcentagem do patrimônio investida na renda variável, mais arrojado é o perfil do investidor. Logo, você precisa entender muito bem os riscos das ações e estar disposto a encarar a volatilidade desses ativos (o sobe e desce dos preços).

Para quem está habituado à renda fixa, é fundamental se aprofundar no universo da renda variável antes de aplicar seu dinheiro, para não correr o risco de ter grandes prejuízos.

Como encontrar as melhores ações para investir hoje

Se você cumpriu todas as etapas acima, já pode buscar as melhores ações para investir hoje.

Veja como encontrá-las na bolsa.

Estude os fundamentos

A análise fundamentalista é o caminho ideal para encontrar as melhores ações para investir hoje, pois se baseia nos fundamentos do negócio para avaliar sua saúde financeira. Ao analisar demonstrativos contábeis, governança corporativa, qualidade da gestão e ambiente concorrencial, por exemplo, você consegue identificar as empresas mais sólidas e com maior potencial de geração de caixa e valorização em longo prazo.

Inspire-se em grandes investidores

Grandes investidores são ótimas referências para identificar as melhores ações para investir hoje. O lendário Warren Buffett, por exemplo, defende a análise fundamentalista e a estratégia buy and hold, que consiste em comprar ações de empresas consolidadas e mantê-las na carteira por anos, até que atinjam seu potencial máximo de valorização.

Para uma referência brasileira, vale a pena acompanhar as estratégias de Luiz Barsi, que também construiu sua fortuna investindo em longo prazo na bolsa.

Busque conhecimento

Durante sua jornada de investidor, você vai entender que o conhecimento é a base para encontrar as melhores ações para investir hoje e sempre. Quando você conhece o mercado de ações a fundo, é fácil absorver o que interessa das recomendações e adaptar qualquer análise às suas estratégias.

Por isso, continue investindo na sua educação financeira, lendo livros e acompanhando blogs como o da Onze, que traz informação de qualidade em linguagem simples e direta.