Mercado de capitais: o que é e como investir

Por Redação Onze

O mercado de capitais é parte importante do desenvolvimento econômico de um país, e você pode fazer parte dele

Sabe como? É simples: quando grandes empresas buscam recursos para crescer ainda mais, elas costumam abrir seu capital. Dessa forma, permitem que investidores de todo o mundo comprem participação na companhia.

E isso ocorre no mercado de capitais, que oferece um ambiente propício para negociações e trocas. Nele, os investidores fazem ofertas por ações nas bolsas de valores e, assim, se tornam sócios das companhias e veem seu capital se valorizar no longo prazo.

É também no mercado de capitais que as empresas lançam títulos de sua dívida, que podem ser adquiridos por bancos e pessoas que buscam rentabilidade acima daquela oferecida pelos títulos públicos.

A seguir, veremos mais a fundo o que é o mercado de capitais, como ele se encaixa no mercado financeiro e como começar a investir.

O que é o mercado de capitais

É no mercado de capitais que são negociados valores mobiliários, de renda fixa e variável. Nesse ambiente, é feito o intermédio entre os investidores, que buscam maior rentabilidade para o seu dinheiro, e as organizações, que emitem títulos e ativos para gerar capital e alavancar seus projetos. 

Essas movimentações financeiras estimulam o crescimento econômico e são importantes para a economia de nações capitalistas.

E o que são valores mobiliários? São os produtos financeiros de oferta pública que oferecem oportunidades de retorno em forma de dividendos, juros, lucro em compra e venda e outras remunerações.

Renda fixa no mercado de capitais

Estão são algumas das oportunidades apresentadas pelo mercado de capitais na renda fixa:

  • CDBs (Certificados de Depósito Bancário)
  • Commercial Papers (notas promissórias)
  • Debêntures (títulos de dívida das empresas)
  • LCA e LCI (Letras de Crédito do Agronegócio e Letras de Crédito Imobiliário)

Renda variável no mercado de capitais

E aqui estão algumas das oportunidades apresentadas pelo mercado de capitais na renda variável:

Mercados primário e secundário de capitais

O mercado de capitais é dividido em duas estruturas: o mercado primário e o mercado secundário. Fazendo uma analogia, seria como comprar um carro direto da fábrica no primeiro caso ou de uma revendedora no segundo. 

Veja um exemplo utilizando as ações. Quando uma empresa de capital fechado entra na bolsa de valores em busca de investidores, ela realiza a oferta pública inicial, o famoso IPO, e negocia suas ações pela primeira vez. 

Nesse momento, investidores podem comprar ações diretamente da companhia. Já no mercado secundário, os ativos são negociados entre os próprios investidores.

As operações no mercado de capitais são feitas por meio de corretoras de valores, da B3, companhia que gerencia a bolsa de valores brasileira, de bancos de investimento e outras instituições financeiras. Entidades como Anbima, Ancord e CVM regulamentam e fiscalizam o mercado.

Classificações do mercado de capitais

Confira algumas classificações importantes dentro do mercado de capitais:

  • Mercado à vista: Os pagamentos são realizados no ato da negociação do ativo. A compra e a venda de ações em um dia de pregão são um exemplo.
  • Mercado a termo: são determinados prazos para liquidação das operações e para entrega do ativo. O preço é prefixado com base nas cotações do mercado à vista e calculado com taxa de juros. As commodities são um exemplo.
  • Mercado futuro: a grande diferença deste para o mercado a termo é que no mercado futuro os preços são ajustados diariamente, conforme o comportamento do mercado.
  • Mercado de derivativos: como diz o nome, aqui os preços dos contratos negociados derivam de um segundo ativo. Opções de ações são um exemplo.

Mercado de capitais ou mercado financeiro: tem diferença?

Até aqui, vimos o que é o mercado de capitais e exemplos de ativos nele negociados. Mas você sabe a diferença em relação ao mercado financeiro? É como se o primeiro fosse um capítulo; e o segundo, um livro.

O mercado de capitais é parte da engrenagem do mercado financeiro, que se divide em quatro grandes estruturas:

  • Mercado de capitais: onde ocorre a negociação entre investidores em busca de maior rentabilidade e empresas em busca de recursos
  • Mercado de crédito: configuram os empréstimos junto a instituições financeiras em troca de juros
  • Mercado de câmbio: como o nome indica, são as negociações envolvendo moedas estrangeiras
  • Mercado monetário: aqui as operações são de curto prazo, de até 24 horas, efetivadas com instituições financeiras

Como investir no mercado de capitais

Veja os primeiros passos para investir no mercado de capitais. 

Planejamento financeiro

Antes de começar, faça um diagnóstico financeiro das suas contas e receitas para compreender o quanto você pode investir e por quanto tempo pode manter as aplicações. Nessa hora, o conceito de liquidez (capacidade de conversão do investimento em dinheiro sem perda de valor) é bastante importante.

Reserva de emergência

O seu primeiro investimento deve ser uma reserva de emergência, uma aplicação com alta liquidez que possa ser resgatada a qualquer momento, para cobrir emergências e situações extraordinárias.

Perfil de investidor

Se você é um investidor mais conservador, comece sua jornada no mercado de capitais pela renda fixa. Compreenda as características dos principais títulos e faça suas primeiras movimentações.

Corretora

Para investir bem, é importante não ficar preso ao banco no qual você tem conta há muitos anos. Compare corretoras de valores e encontre uma que ofereça bons produtos para o seu perfil.

Renda variável

Sua jornada pelo mercado de capitais deve incluir, cedo ou tarde, a renda variável e o universo das ações. Aqui tome cuidado extra e comece bem devagar, respeitando seu nível de conhecimento e se aprofundando com calma e cautela.

Nas ações, não invista se não estiver disposto a ver o preço do ativo se desvalorizar 50% de uma hora para outra. Parece assustador demais? Então, siga seus estudos sobre o mercado de capitais, investigue janelas temporais mais longas para suas aplicações em renda variável e considere, como alternativa, o investimento em fundos de ações e multimercados.

Gostou das dicas sobre o mercado de capitais? Compartilhe este artigo com seus colegas.