Mercado futuro: o que é e para que serve?

Por Redação Onze

Mercado futuro

Investir em mercado futuro é uma alternativa para quem busca se proteger contra perdas financeiras e especular na renda variável.

Em resumo, ele consiste em um ambiente da bolsa em que contratos são definidos por meio de valores de negociação para uma data futura.

Mas, para investir na modalidade, é essencial entender o funcionamento do mercado futuro, as principais vantagens que podem ser obtidas e como acompanhar o desempenho das aplicações.

Quer saber mais? É só continuar com a leitura.

O que é o mercado futuro?

Mercado futuro é um ambiente de especulação dentro da bolsa de valores em que são negociados contratos futuros. Trata-se de acordos de compra e venda que estipulam o preço de um ativo para uma data futura em que ocorrerá a negociação.

Esses contratos podem ser relativos a diferentes ativos: moedas, índices da bolsa e commodities como soja, milho e boi gordo. Independentemente da valorização ou desvalorização do contrato, ele será vendido pelo preço acordado previamente. Assim, o investidor tem lucro ou prejuízo conforme as oscilações do mercado.

Para que serve o mercado futuro?

Nas linhas a seguir, você vai compreender melhor as vantagens do mercado futuro a partir das suas funções na bolsa. Confira.

1. Proteção da carteira

Investir no mercado futuro é uma forma de proteger a carteira por meio do mecanismo de hedge. Uma vez que os contratos definem uma data de negociação futura, o investidor se protege contra mudanças nos preços de mercado do ativo atrelado ao contrato.

Assim, não importa o preço do ativo no mercado à vista: o investidor garante o valor previamente acordado. O principal objetivo, nesse sentido, é minimizar os riscos de perdas financeiras na renda variável.

2. Especulação

Conforme mencionamos, o mercado futuro também permite a especulação. Trata-se da compra de ativos com o objetivo de obter lucros acima da média em cenários de incerteza. Para isso, o investidor aposta na valorização ou desvalorização dos ativos no curto prazo.

É uma estratégia que envolve riscos. Por isso, deve ser feita somente se você tiver domínio sobre ela. Para especular no mercado futuro, investidores geralmente realizam operações de day trade e swing trade.

3. Alavancagem

Outra função do mercado futuro é permitir a alavancagem. Trata-se da possibilidade de movimentar valores acima dos que você possui em conta. Nessa estratégia, você opera grandes volumes, desde que forneça uma garantia em caso de perdas.

Assim como a especulação, a alavancagem também é indicada para investidores mais experientes na renda variável.

Qual é a diferença entre mercado futuro e mercado a termo?

Para compreender a diferença entre mercado futuro e mercado a termo, você também precisa saber o que significa o segundo conceito. O mercado a termo funciona de forma semelhante ao futuro: contratos são feitos com preços estipulados para uma negociação em data futura.

A partir dessa definição, dá para perceber que eles funcionam de forma parecida. Apesar disso, há sim uma diferença: a liquidação dos contratos. No mercado a termo, as movimentações financeiras só ocorrem no vencimento do contrato.

Já no mercado futuro, os compromissos recebem ajustes diários, o que ocasiona perdas ou ganhos conforme as diferenças de cotação dos ativos no período. Além disso, cabe ressaltar que os contratos futuros só podem ser realizados na bolsa de valores.

Como acompanhar o mercado futuro?

Quem investe no mercado futuro deve fazer um acompanhamento diário dos preços dos ativos. Isso porque, como explicamos, os contratos são ajustados diariamente, de acordo com movimentos do mercado, como a relação entre demanda e oferta dos ativos. Na prática, então, os contratos futuros são voláteis, oscilando conforme o mercado.

Portanto, para acompanhar o mercado futuro, é preciso ficar de olho nos ajustes diários. As atualizações são feitas pela B3, a bolsa de valores brasileira. O ajuste indica se o contrato se valorizou ou desvalorizou. Assim, serve como referência para o investidor saber se está lucrando ou perdendo com a operação.

O ajuste diário do pregão pode ser analisado no site da B3. Lá são divulgados a lista de ativos negociados no mercado futuro (contratos futuros, commodities e moedas), a variação deles e o valor do ajuste por contrato. Conferir a lista é a forma de obter informação da fonte. Portanto, deve fazer parte da rotina do investidor.

Além disso, é importante acompanhar notícias de economia para entender o cenário em que seus investimentos estão inseridos. Em termos práticos, estar por dentro do que ocorre no setor é essencial para gerir as aplicações financeiras no mercado futuro de forma assertiva.

E aí, ficou claro como funciona o mercado futuro? Acesse o site da Onze e confira outros conteúdos exclusivos!