Metas de casal: como planejar e alcançar um futuro melhor

Por Redação Onze

metas de casal

Para quem deseja levar uma vida a dois, nada mais inteligente do que definir metas de casal. Além de ajudar a organizar o dia a dia, essa é uma atitude que pode fazer toda a diferença para o futuro. 

Para entender melhor não só a importância dessas metas, mas também como colocá-las em prática, não deixe de acompanhar este artigo. Vamos destacar por que sonhar juntos e como fazer a sua parte em busca da realização.



O que são metas de casal?

As metas de casal podem ser definidas como todos aqueles objetivos que estão nos planos de ambos e que podem ser realizados em conjunto. Elas não anulam ou deixam em segundo plano os sonhos individuais, apenas se juntam a eles e ajudam a estabelecer prioridades. 

Assim, representam algo que é chave para o casamento: união.

Por que o casal deve ter metas?

Assim como ter metas individuais ajuda a entender o lugar a que você deseja chegar, as metas a dois auxiliam o casal a reforçar sonhos que os mantêm unidos em uma mesma missão. É sobre projetar o futuro e imaginar como ele pode ser a partir das decisões e ações tomadas agora. 

Quando os objetivos não estão bem definidos, é comum que cada um empregue os seus esforços em sentidos opostos. Em pouco tempo, a percepção de que não existe um horizonte em comum começa a pesar. Sem planos e metas de casal, como será o futuro a dois?

Como definir metas em casal?

Por tudo o que vimos até aqui, é importante ter metas definidas desde o início do relacionamento, por mais simples e pouco ambiciosas que elas possam soar. 

Ninguém espera que, após um mês de namoro, os dois estejam planejando o casamento. O que não os impede de planejar uma viagem a um festival de música a que sempre quiseram ir, por exemplo.

E esse é apenas um caso de boas práticas que podem ser adotadas para ajudar na definição de metas de casal e alcançar mais leveza no dia a dia. 

1. Conheçam as vontades um do outro

Ao falar em metas, é comum logo pensarmos em cenários grandiosos, como comprar uma casa ou passar três meses viajando depois de pedir demissão do emprego. 

São sonhos como esses que nos movem a acreditar em um futuro melhor, é verdade, mas também temos vontades mais rotineiras e fáceis de realizar que podem ser abraçadas na vida a dois. 

Por exemplo, mudar a cor da parede da sala do apartamento em que ambos moram, ir ao cinema mais vezes ou conhecer um restaurante diferente a cada semana. 

Nesse primeiro passo, não é preciso ter qualquer filtro. O importante é que ambos entendam quais são os desejos do outro que estão ligados ao casal, por mais simples que sejam.

2. Estabeleçam prioridades 

Feito isso, é hora de começar a organizar prioridades. É claro que comprar uma casa e pintar a parede da sala envolvem esforços muito distintos. 

Por isso, as metas podem ter categorias diferentes, levando em conta o tempo necessário para que sejam cumpridas e o grau de dificuldade envolvido. 

É fundamental encontrar pontos de interseção entre os desejos de ambos, para que as metas de casal definidas reflitam as expectativas que os dois colocam no relacionamento. 

3. Organizem um plano de ação

Para que as metas possam sair do papel, façam um plano de ação. Ele deve incluir o tempo previsto para que o objetivo seja alcançado, os valores envolvidos e qualquer outro detalhe importante.

Cada um pode ter responsabilidades diferentes, de acordo com o próprio perfil e a disponibilidade no momento. 

4. Definam questões financeiras

Um dos pontos que mais costumam gerar brigas, a relação com o dinheiro precisa estar bem estabelecida. 

Vocês vão criar uma conta conjunta no banco e depositar lá todo o dinheiro economizado? O salário de ambos também vai para essa conta? As contas do casal são divididas igualmente? 

Pensem em todos os pontos que possam gerar atrito e tomem decisões prévias. 

5. Conversem constantemente sobre o andamento das metas

O tempo passa e, muitas vezes, os planos mudam. E tudo bem que isso aconteça. Outras vezes, o cenário se modificou completamente e a meta proposta não faz mais sentido. 

Conversar constantemente sobre os objetivos definidos pelo casal ajuda a evitar frustrações e brigas desnecessárias. Façam disso um hábito. 

Exemplos de metas de casal

As metas de casal são muito particulares e tão diversas quanto o tempo de relacionamento, o perfil de cada um e os sonhos individuais. Ainda assim, é possível buscar inspirações que trazem mais tranquilidade e sensação de bem-estar para qualquer pessoa. 

É o caso de planejar uma viagem que tenha a cara do casal. A principal vantagem é poder personalizar ao máximo: vocês podem definir o período, os destinos, o meio de transporte e o tipo de vivência que desejam ter.

Imagine uma viagem de carro, atravessando diferentes países e tendo a oportunidade de conhecer a fundo a cultura local. 

Outro exemplo completamente diferente, mas não excludente, é apostar em um investimento de previdência privada. A opção pode servir para reunir e rentabilizar o dinheiro economizado pelo casal. No futuro, isso vai garantir que ambos vivam com muito mais tranquilidade e segurança.

Nos planos patrocinados oferecidos pela Onze, com foco no público corporativo, um valor mensal é descontado na folha de pagamento do colaborador. Ao mesmo tempo, a empresa também pode optar por oferecer uma contrapartida, que se soma à contribuição do funcionário em um fundo destinado a ele.



Ficou interessado na modalidade? Visite o site, entre em contato conosco e comece a pensar no futuro agora mesmo!