Metas familiares: o que vocês desejam alcançar?

Por Redação Onze

Definir metas familiares é tão importante quanto garantir que cada membro da casa tenha os seus próprios objetivos traçados. Afinal, vocês todos caminham juntos e, certamente, também dividem sonhos. 

Quando não existe um planejamento claro sobre o futuro, no entanto, o inesperado pode acabar sendo o responsável por tomar as decisões. Nesse sentido, melhor estar sempre um passo à frente. 

É sobre isso que vamos tratar a partir de agora, neste artigo que aborda as metas familiares, como defini-las e alcançar a realização desejada. Siga acompanhando!

O que são metas familiares?

As metas familiares são as definições responsáveis por organizar e direcionar os objetivos que são comuns a todos os membros do núcleo da família. Pode ser a compra de uma casa ou de um carro novo, realizar uma reforma, sonhar com uma viagem ou mesmo economizar dinheiro para o futuro. 

O mais importante é que todos estejam prontos a se engajar na causa e a fazer a sua parte. Afinal, não adianta que a mãe corte o cafezinho na rua se o filho continuar a comprar um pastel na escola diariamente. 

Para que servem as metas familiares?

As metas familiares servem como um instrumento para mapear desejos e traçar planos que envolvem o coletivo. Elas apontam para um horizonte a ser perseguido. 

O principal objetivo é que elas sirvam como guias para a sistematização das prioridades e o desenvolvimento de ações. Em resumo, nos fazem questionar o que precisa ser feito para que a família se sinta realizada.

E, independentemente do que “se sentir realizada” possa significar para cada núcleo familiar, é quase imperativo que se pense nas finanças pessoais e no que elas nos dizem sobre a distância entre as metas traçadas e as conquistas a serem atingidas. 

Como a família se enxerga no futuro?

Todas as metas e ações definidas no presente vão possibilitar que você e a sua família sejam, no futuro, exatamente aquilo que planejaram. Então, vale a pena parar e se questionar o que é possível fazer agora mesmo. 

Esse é e precisa ser um exercício coletivo, com o qual todos possam contribuir com opiniões. Afinal, é dele que depende o engajamento alcançado nos planos definidos.

Tem dúvidas sobre como definir as metas familiares? No próximo tópico, vamos ensinar.

Definindo metas familiares em quatro passos

Abaixo, reunimos quatro passos essenciais para que você e a sua família comecem a pensar nesse futuro que desejam alcançar juntos. Coloque em prática agora mesmo!

1. Listem quais são os principais objetivos

Inicialmente, é importante que cada um possa falar sobre o que gostaria de incluir entre as metas familiares. Quando todos tiverem contribuído, é hora de analisar e definir as prioridades. O critério adotado pode ser previamente discutido entre todos. 

Escolhidas as metas, é importante ainda estabelecer um período de tempo para que elas sejam alcançadas. Com isso, vai  gerar mais motivação e dosar esforços.

2. Definam tarefas para seguir

Todos sabem quais são os objetivos e em quanto tempo eles devem ser cumpridos? Hora de determinar as ações para que o plano se transforme em realidade. 

O ideal é que cada um cumpra tarefas de acordo com as suas próprias limitações e realidade. No caso da reforma para a casa, por exemplo, uma pessoa pode ficar responsável por pesquisar os preços de fornecedores, enquanto outra organiza o calendário da obra. 

No âmbito financeiro, também todos devem seguir medidas para economizar, mesmo que os valores sejam bastante diferentes entre uma pessoa e outra – o que é perfeitamente normal.

3. Verifiquem se as definições cabem no orçamento

Antes de seguir, vale um alerta: de nada adianta projetar que a família vai realizar a reforma em uma semana ou economizar todo o dinheiro necessário em dois meses se essa não é uma definição compatível com a realidade.

Na prática, isso significa que é preciso alinhar as tarefas e as próprias metas com aquilo que o orçamento permite. 

4. Reavaliem as metas periodicamente

Os três passos anteriores são essenciais, mas o planejamento de cada um deles não garante que vai dar tudo certo sempre. Imprevistos podem acontecer – o que é perfeitamente normal.

Por isso, a família precisa se reunir de tempos em tempos para analisar os resultados alcançados até aquele momento. Caso o plano não esteja funcionando tão bem quanto o esperado, é importante que todos conversem e avaliem as possibilidades de ajuste

Lembre que o objetivo é oferecer mais qualidade de vida e segurança para a sua família e não preocupações ou brigas. 

Planeje o futuro financeiro da sua família

Como é fácil perceber, falar em metas familiares é também pensar no futuro financeiro. E é a partir dos cuidados que tomamos desde já que podemos garantir que ele seja mais tranquilo.

Um exemplo que ilustra muito bem essa realidade é a adoção de um plano de previdência privada. Além de garantir uma aposentadoria sem sobressaltos, também pode servir como um investimento para os herdeiros. 

Com foco em objetivos de longo prazo, é ainda um instrumento de educação financeira: um boleto é gerado mensalmente, como se fosse uma conta a pagar, ou é realizado o débito em folha, no caso dos planos corporativos.

Quer esse tipo de tranquilidade para a sua família? Conheça a Onze, uma gestora de investimentos independente, focada em soluções de previdência para o público corporativo.

Nos planos patrocinados dos fundos de pensão oferecidos pela Onze, empresa e colaboradores contribuem mensalmente para um futuro financeiro de estabilidade e segurança

Para saber mais, acesse o site e aproveite para entrar em contato com a nossa equipe!