Metatrader: o que é e como utilizar para ganhar mais

Por Redação Onze

Acompanhar as constantes movimentações das diferentes praças que compõem o mercado financeiro pode ser uma tarefa complicada. Para os investidores que costumam atuar, ao mesmo tempo, nos mercados de câmbio, de ações e de contratos futuros, buscando a negociação constante de ativos com a prática do Day Trading, unificar todas as operações em uma só plataforma digital torna-se quase obrigatório.

E é exatamente essa a função do Metatrader: um software que muitas corretoras de valores oferecem para ajudar os investidores que trabalham com ativos de Renda Variável a atingirem os lucros que almejam.

MetatraderPlataforma multimercado que, entre outras opções: promove análises técnicas, oferece conselheiros e robôs de negociação que são programáveis por algoritmo, copia as transações bem-sucedidas de outros traders e executa diversas operações nos mercados:

Forex (câmbio)
Bolsa de Valores (ações)
De Contratos Futuro

– Você pode fazer o download do Metatrader por conta própria aqui.

Criado pela MetaQuotes Software Corp, o Metatrader é, muito provavelmente, a ferramenta digital mais utilizada por Traders de o todo mundo – são milhões de usuários, segundo a própria desenvolvedora. Disponível tanto para computadores quanto para smartphones ou Tablets, ele apresenta uma série de recursos que são especialmente úteis para os Day Traders.

Alguns recursos do Metatrader:

– Venda e compra direta de ativos/ações dentro da plataforma
– Visualização de todos os gráficos da Bolsa de Valores
– Realização de Backtests (usar dados históricos para prever o futuro)
– Book de Ofertas (intenções de compra e venda)
– Operação 24 horas
– Testador de Estratégias
– Times & Trades (arquivo com os negócios já realizados sobre algum ativo)
– Criação e programação de robôs de negociação (ou compra de robôs já prontos) que automatizam as transações do investidor

Como já deve imaginar, apesar da versão para download gratuita, algumas funcionalidades do Metatrader são pagas. A última versão da plataforma, o Metatrader 5 (MT5), foi lançada em 2010 para substituir o Metatrader 4 (MT4), de 2005 – não obstante, muitos Traders continuam utilizando o MT4, uma vez que as plataformas não são compatíveis.

A atualização trouxe mais opções de ordens a serem executadas, mais indicadores técnicos, novos objetos gráficos e outras funcionalidades inexistentes na versão anterior, como: calendário econômico (com os principais acontecimentos financeiros que ocorrem no mundo), transferência de fundos entre diferentes contas, opção de negociação na Bolsa de Valores, dados sobre tempo e volume de vendas, entre outros.

Afinal, vale a pena usar?

Apesar de todos esses recursos serem extremamente úteis e pertinentes, a simples utilização do Metatrader não é garantia alguma de que o investidor obterá lucros certos. Ele é uma ferramenta que facilita as operações de forma ágil e auxilia no gerenciamento dos negócios, podendo inclusive operar de forma automática. Ainda assim, é preciso programá-lo de forma correta para que funcione – e isso requer conhecimento e experiência do mercado financeiro.

Um verdadeiro especialista no tema poderá orientá-lo sobre como realmente usar a ferramenta Metatrader e obter lucros a partir dela. Entender os gráficos, simular estratégias, criar ou comprar os robôs de negociação mais adequados para o seu perfil e disciplinar as operações sem se deixar levar pela emoção são apenas algumas das lições a se aprender antes de tirar o máximo proveito do Metatrader.

Sobre a Onze

A Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo dos investidores. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira. A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.