NTN-F: o que é e o que você precisa saber?

Por Redação Onze

ntn-f

Se você quer entrar no mundo dos investimentos, mas morre de medo das incertezas do mercado, ainda assim existem opções totalmente previsíveis. O NTN-F é esse tipo de investimento e vamos mostrar porque ele pode ser a opção ideal para o investidor conservador.

Dizemos isso pois o NTN-F é um título do Tesouro Direto com prazo e rentabilidade prefixada. Ou seja, você saberá exatamente quanto tempo levará para sacar o dinheiro e quanto receberá ao final do investimento.

Essa não é a única característica desse investimento. Por isso, nos acompanhe por alguns minutos e aprenda tudo o que precisa conhecer sobre essa modalidade de aplicação!

Como funciona o NTN-F?

Antes de começar, é interessante notar que o nome NTN-F já está defasado, embora ainda muito conhecido e procurado por quem aspira a se tornar um investidor. Atualmente, o investimento é conhecido como Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

Como mencionamos antes, esse tipo de investimento é altamente previsível. Seu único elemento com algum elemento imprevisível é o fluxo de cupons semestrais de juro, que podem impactar na rentabilidade do investimento.

Isso acontece pois, diferente dos títulos prefixados LTN, o pagamento dos juros é feito semestralmente, ao invés de apenas no vencimento. Mais à frente, vamos explicar como esse fluxo pode impactar seus rendimentos tanto de maneira positiva quanto negativa.

Quanto maior o prazo, maior a volatilidade

A afirmação acima explica em poucas palavras como o fluxo semestral dos juros do NTN-F pode impactar seu investimento. É importante mencionar que existe apenas um tipo de NTN-F no mercado e o preço do seu título sofre variações ao longo do tempo.

Isso impacta principalmente aqueles que resolvem vender seus títulos antes do vencimento e tudo isso depende da taxa de juros futuros. Caso exista uma alta, o valor do título pode cair e os juros oferecidos na taxa prefixada podem subir. Se optar por vender nessa época, certamente perderá dinheiro.

Se a situação inversa acontecer e a taxa de juros futuros diminuir, o preço do título pode aumentar, sendo um ambiente mais propício para lucrar com a venda dos seus títulos públicos. Por outro lado, se não pretende comprar os títulos com a intenção de vendê-los, verá a rentabilidade do seu investimento cair.

Como essas mudanças acontecem semestralmente, quanto maior o prazo do seu investimento, maiores as chances dessas variações afetarem sua rentabilidade. 

Quando é interessante investir em NTN-F?

Vale mencionar que, como um investimento de renda fixa, mesmo esse cenário de volatilidade é baixo em comparação ao que pode acontecer na variável. Por isso, existem alguns cenários no qual pode ser interessante investir no NTN-F. O principal deles é conferindo como andam os rendimentos com taxas pós-fixadas.

As taxas prefixadas tem um percentual fixo de rendimento, de maneira que você irá saber o quanto receberá ao final da aplicação. Já os títulos pós-fixados são atrelados a indicadores da economia, que podem subir e descer.

Se os indexadores econômicos estão subindo, não é indicado investir em uma NTN-F. Caso comecem a descer, é o momento certo para aplicar seu dinheiro no prefixado.

Veja também: Saiba onde investir o seu dinheiro

O que você precisa saber antes de investir em NTN-F?

Da mesma maneira que faz em qualquer investimento que esteja estudando, é interessante conhecer alguns detalhes antes de aplicar seu dinheiro nele. Por isso, confira abaixo os principais detalhes sobre o NTN-F.

Rendimentos

Como viu ao longo do artigo, só há um título NTN-F disponível no mercado. Ainda assim, seu preço e rendimento mudam todo mês de janeiro ou julho para quem adquire novos títulos. Dessa maneira, não é interessante especificar aqui o quanto o investimento irá render.

De qualquer maneira, caso faça o investimento e o mantenha até a data de vencimento, você saberá exatamente o que receberá. Sua rentabilidade muda apenas quando você decide por vendê-lo antes desse prazo. Vale lembrar que pode consultar o extrato da sua aplicação no Tesouro Direto quando quiser.

Custos

Existem dois custos associados ao NTN-F, sem contar com a tributação, que abordaremos no próximo item.

A primeira taxa é a de custódia, cobrada de maneira obrigatória pela CBLC. O órgão faz parte da Bolsa de Valores e custódia todos os títulos públicos no país. Podemos dizer que é uma taxa de manutenção da segurança dos seus títulos.

A segunda é a de administração, que pode ser cobrada pela instituição financeira que usa para operar os seus investimentos. Vale lembrar que algumas dessas corretoras não fazem a cobrança dessa taxa.

Tributação

Assim como os custos, existem duas taxas referentes aos impostos do investimento. O IOF é o primeiro deles, mas só é cobrado caso tente resgatar seu investimento em até 29 dias após fazer a aplicação.

O segundo é o próprio Imposto de Renda, que só é cobrado no resgate do investimento, de acordo com uma tabela regressiva. Nela, quanto maior for o prazo de resgate do investimento, menor será a alíquota, para um mínimo de 15% caso ela tenha mais de 720 dias.

Liquidez

O NTN-F é um investimento de liquidez diária. Isso significa que você pode vender seu título quando quiser, mesmo antes da data de vencimento.

Porém, é importante lembrar de duas coisas: caso opte por resgatá-lo antes de 29 dias, você pagará IOF e IR. Em segundo lugar, quanto mais cedo resgatar o NTN-F, maior será a alíquota de Imposto de Renda que terá de pagar. Por exemplo, vender seu título antes de 360 dias incide em 22,5% de IR, enquanto acima de 720 dias são apenas 15%.

Prazo

Por ser um título único, o Tesouro prefixado de juros semestrais – antes conhecido como NTN-F – tem apenas uma data de vencimento em 2020: dia primeiro de janeiro de 2031. Vale mencionar novamente que, caso opte por vender seu título antes dessa data, é importante notar se o momento é propício para fazer o reinvestimento.

Como investir em NTN-F?

Se ainda está aprendendo como investir, o primeiro passo sempre é escolher uma corretora. Pesquise sobre ela, saiba se é uma instituição financeira devidamente regulamentada e quais são suas taxas de corretagem.

Em seguida, precisa descobrir seu perfil de investidor. A maioria das corretoras já possui profissionais ou questionários que te permitem descobrir por conta própria. No caso da NTN-F, o investimento é recomendado para investidores conservadores avessos ao risco.

Em seguida, basta investir no Tesouro prefixado com juros semestrais 2031, o único disponível nesta modalidade!

Vantagens e desvantagens do NTN-F?

Resumindo o que vimos até aqui, veja algumas das principais vantagens e desvantagens desse modelo de investimento.

Vantagens

 

  • Previsibilidade: você sabe quando vai poder resgatar seu investimento e quanto irá receber no fim dele;

 

 

  • Segurança: por ser um título público, ele é segurado pelo FGC, que devolve até R$ 250.000 em investimentos caso sua corretora declare falência;

 

 

  • Ideal para iniciantes: um título NTN-F custa menos que R$ 40, sendo ideal para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos.

 

Desvantagens

 

  • Fluxo semestral: as mudanças semestrais nos juros podem prejudicar sua rentabilidade se optar por vender seus títulos antes do prazo;

 

 

  • Pouca rentabilidade: por ser um investimento em renda fixa, ele não é tão rentável, especialmente no curto prazo.

 

Quer aprender mais sobre investimentos, mas não sabe bem por onde começar? Então entre em contato conosco agora mesmo para te ajudarmos a dar seus primeiros passos rumo à independência financeira.