Saiba o que é flipper e quais os riscos dessa estratégia

Por Redação Onze

Previdência privada é um modo simples e fácil de começar a investir

Compreender o que é flipper e o que significa essa estratégia no dia a dia da operação da Bolsa de Valores é, primeiramente, entender como funciona um IPO. Pois, “flippar” está diretamente ligado às negociações que ocorrem no primeiro momento da abertura da comercialização de um papel. 

Se, por um lado, os flippers trabalham a ideia de lucrar na Bolsa em pouco tempo, é importante estar atento a essa prática. Enquanto vários produtos e tendências apontam para investimentos em longo prazo, é fundamental ter um olhar crítico a promessas mais instantâneas.

Como funciona o IPO?

Para compreender a dinâmica sobre o que é flipper, é preciso entender o IPO e como participar desse tipo de iniciativa.  

A sigla vem do inglês “Initial Public Offering” e se resume à oferta pública inicial na tradução. A iniciativa corresponde ao momento de abertura das ações de determinada organização para as negociações iniciais. 

Sendo assim, o IPO é a primeira dinâmica da abertura de capital de uma empresa. É a partir dele que investidores podem efetuar compra de papéis (ações) e integrar a participação dos lucros. 

Para participar de um IPO, o investidor interessado deve solicitar à sua corretora com antecedência. A partir daí, existe uma série de etapas comuns a esse tipo de negociação até que se possa, enfim, comprar os papéis. É nessa etapa que é possível entender o que é flipper e como utilizar essa estratégia. 

O que é flipper?

No mercado financeiro, recebe o nome de flipper o investidor que opera em curto prazo, negociando ações durante o IPO de uma empresa, ou seja, logo no primeiro dia. 

Isso significa que ele faz o procedimento para participar da abertura e efetua a compra de papéis para vendê-los no dia do lançamento. No jargão do mercado, isso é “flipar”, que vem do verbo em inglês “flip”, no sentido de “virar rapidamente”.

Com forte apoio na especulação, para o flipper o apetite por risco é fundamental. Isso significa que, ao optar por esse tipo de negociação logo na abertura, o investidor aposta que o IPO terá um resultado favorável – o que nem sempre acontece. 

Nesse ponto, entra o momento mais estratégico, que significa avaliar rapidamente algumas condições básicas para saber se a manobra deve ou não ser realizada.

Se, por um lado, quem sabe o que é flipper costuma utilizar-se da valorização de uma empresa nos primeiros momentos de sua abertura para lucrar, por outro lado, é importante entender os riscos e a fragilidade desse tipo de estratégia.

Os riscos do flipper e do “lucro rápido”

Quando se fala do mercado financeiro, é fundamental entender que não existem fórmulas milagrosas para se ganhar muito dinheiro em pouco tempo. Isso é um tanto óbvio, ou todos estariam faturando alto, não é mesmo?

É importante saber o que é flipper e encarar essa possibilidade como uma estratégia, que pode ser utilizada para diversificar os investimentos. Embora seja sempre válido ressaltar que é preciso desconfiar de toda solução de “lucro rápido”. 

No mercado em geral, a prática também é vista de forma delicada. Para as empresas, o flipper desempenha uma especulação que é prejudicial ao cenário financeiro como um todo.

São investidores que utilizam as características incertas dos primeiros momentos do pregão para lucrar – e esse processo pode comprometer a emissão das ações da companhia. Tanto que, em alguns mercados, a prática chega a ser proibida por lei – o que ainda não foi feito no Brasil. 

Apesar das definições sobre o que é flipper e suas possibilidades, o mercado financeiro como um todo oferece uma série de outros produtos e opções, que podem ser diversificadas.

A proposta é a de obter um bom rendimento, em um prazo adequado à realidade do investidor, dentro das práticas que possam ser sustentáveis tanto para o indivíduo quanto para o mercado. 

Para ter mais ideias sobre como investir e, ainda, entender as possibilidades tanto para quem está iniciando nessa atividade quanto para os que já investem, confira o conteúdo do nosso Guia Completo do Mercado Financeiro

Acompanhe as notícias e conteúdos exclusivos do site Onze Investimentos para saber mais informações sobre finanças pessoais, além de um panorama sobre a economia do Brasil.