O que é gestão financeira e como fazer?

Por Redação Onze

o que é gestão financeira

Toda empresa deve lidar muito bem com o dinheiro que entra e sai do caixa em certo período. Para tanto, precisa saber o que é gestão financeira e como usá-la em benefício da empresa, além de conhecer as principais ferramentas e relatórios financeiros.

Em resumo, gestão financeira refere-se a um conjunto de políticas e práticas destinadas à maximização da riqueza da empresa, tornando-a financeiramente mais saudável, próspera e atraente.

Desse modo, é possível garantir que o negócio se torne longevo e competitivo.

Entendido o que é gestão financeira, é hora de descobrir como usá-la em favor da empresa; acompanhe nossas 7 dicas. Continue sua leitura com atenção.

Levante e monitore os relatórios financeiros

Muitos gestores não dão a devida atenção aos relatórios financeiros, erro que pode custar caro. Os relatórios apresentam de maneira “enxuta” a situação financeira e patrimonial da empresa. Logo, por meio deles, é possível tirar importantes conclusões.

Um dos relatórios mais importantes é o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que apresenta os principais resultados financeiros da empresa no decorrer de determinado exercício – geralmente 3 ou 6 meses.

Outro relatório é o balanço patrimonial, que também inclui o registro das propriedades da empresa e permite uma avaliação bastante precisa.

Não há um prazo específico para levantar e monitorar esses relatórios financeiros. Pode ser mensalmente, trimestralmente ou anualmente. No entanto, ao monitorar com frequência, é mais provável que identifique “gargalos” e encontre oportunidades financeiras.

Foque na redução de custos não estratégicos

É natural que toda empresa tenha um conjunto de custos, afinal, são esses custos que permitem seu funcionamento. Todavia, quando os custos são elevados demais, a empresa perde em termos de rentabilidade, liquidez e atratividade a novos investimentos.

Em vista disso, é preciso saber cortar custos não estratégicos – aqueles que são necessários ao funcionamento da empresa, mas que não geram um ganho claro. A carga tributária é um bom exemplo disso, assim como a conta de aluguel, energia e água da instalação.

Algumas dicas podem ajudar nessa redução, por exemplo: ter uma meta de corte de gastos, renegociar com os fornecedores, recalcular os tributos pagos e engajar a equipe de trabalho na redução do consumo de água e energia elétrica. Assim, poderá economizar mais.

Invista mais no que é estratégico

Assim como existem custos não estratégicos, há custos considerados estratégicos. Eles comumente possuem alto índice multiplicador, ou seja, permitem que a empresa ganhe mais dinheiro. Portanto, é preciso conhecê-los.

Um ótimo exemplo é a publicidade. Algumas campanhas publicitárias podem custar caro, bastante caro. Todavia, esse dinheiro retorna para a empresa na forma de parcerias, carteira de clientes e oportunidades de negócios. Desse modo, a empresa pode crescer mais.

Há muitos outros custos estratégicos, como o treinamento da equipe, a adoção de boas tecnologias e os investimentos de longo prazo. É preciso avaliar o que beneficia a empresa e investir nisso com acertada. Assim, o custo vira investimento.

Tome decisões baseadas em dados

Ao longo de um dia, um adulto comum toma cerca de 35 mil decisões. Muitas dessas escolhas são feitas de modo inconsciente. Gestores financeiros também tomam muitas decisões e comumente não podem errar; do contrário, perdem tempo e dinheiro.

Porém, tomar boas decisões não depende do “achismo”. É preciso ter uma base consistente para fazer escolhas assertivas e acertadas. Por vezes, essa base refere-se a um conjunto de dados financeiros sobre a organização e seu ambiente-tarefa, ou seja, o ambiente externo.

A análise dados financeiros para subsidiar boas decisões é chamada de Financial Analytics, e está presente dentro das maiores empresas. É comum que se utilize relatórios, métricas e indicadores de desempenho para que o gestor veja com profundidade e decida com êxito.

Nunca esteja satisfeito com o status quo

O termo status quo vem do latim e significa algo como “estado atual das coisas”. Na gestão financeira, não é indicado estar satisfeito com o status quo, afinal, tudo está mudando, e a empresa também precisa mudar – para melhor, é claro.

Sendo assim, é preciso que haja um processo de melhoria contínua. Esse processo deve estar focado nos procedimentos e resultados financeiros, garantindo que se faça tudo cada vez melhor e que se tenha resultados fora do lugar-comum. Assim, todos ganham.

Uma boa ferramenta para o processo de melhoria é o uso do ciclo PDCA, uma ferramenta gerencial que envolve as etapas de planejamento, execução, checagem dos resultados e ação corretiva. Ou seja, é uma ferramenta que envolve ciclos de melhoria contínua.

Estabeleça metas financeiras

A correta gestão financeira depende, em boa parte, de uma direção comum. Todos precisam andar para a mesma direção e compartilhar dos mesmos objetivos, assim, é possível que os resultados financeiros sejam alcançados com mais facilidade.

Para tanto, é preciso contar com a ajuda das metas. Boas metas funcionam como uma bússola e direcionam toda a equipe de trabalho. Ao criar metas financeiras, o gestor envia a seguinte mensagem para a equipe: é naquela direção que todos nós devemos ir.

Toda boa meta compartilha 5 características: é específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo bem definido – padrão chamado de SMART. O prazo final para que se alcance a meta varia de acordo com sua complexidade, mas é importante que não ultrapasse 3 meses.

Conte com a ajuda da tecnologia

Felizmente, boas tecnologias podem ajudar em todas as etapas citadas. Elas automatizam a criação de relatórios financeiros, facilitam a identificação dos custos e fornecem dados para a tomada de decisões acertadas. Logo, um bom software financeiro é realmente útil.

Se já conta com um bom software financeiro, entre em contato com seu fornecedor e avalie quais funcionalidades não estão sendo exploradas. É possível que você não esteja extraindo o máximo do seu sistema, o que pode representar uma desvantagem à sua gestão financeira.

Enfim, agora você está por dentro do assunto. Veja que a gestão financeira depende de uma série de práticas, e é preciso aplicá-las com zelo. Nesse processo, é importante envolver toda a equipe financeira, afinal, ninguém consegue fazer tudo sozinho.

Agora que sabe o que é gestão financeira e como fazê-la, aproveite para aprender mais. Veja o que é alavancagem financeira e como isso pode aumentar o seu lucro. Boa leitura!