O que é Tesouro Direto? Entenda e saiba como investir

Por Redação Onze

Os investimentos em renda fixa são aqueles que apresentam regras conhecidas para a remuneração do valor aplicado. Ideais para todo tipo de investidor, contam com uma diversidade de tipos. Entre as opções, vale a pena saber o que é Tesouro Direto.

Essa é uma das alternativas mais procuradas, por ser acessível e contar com características especiais. Para ajudar na sua decisão, separamos tudo o que você precisa saber. Confira!

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional, voltado para a emissão e oferta de títulos públicos para pessoas físicas. Por meio desses títulos, ocorre a captação de recursos para o governo. Em troca, os investidores recebem o valor aplicado somado a uma rentabilidade ao final do contrato.

Quais são os títulos do Tesouro Direto?

Uma das características do Tesouro Direto é a grande variedade de títulos públicos. A seguir, confira quais são as opções disponíveis.

LFT

A Letra Financeira do Tesouro, ou LFT, é o chamado Tesouro Selic. Trata-se de um título pós-fixado que rende de acordo com a Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

LTN

A Letra do Tesouro Nacional, ou LTN, é o Tesouro Prefixado. Seu rendimento é prefixado, ou seja, tem taxa de juros conhecida. Desse jeito, você sabe o quanto vai receber no resgate assim que assina o contrato.

NTN-F

A Nota do Tesouro Nacional tipo F é o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. O rendimento também é definido previamente, com a diferença de que é possível fazer resgates semestralmente.

NTN-B

A Nota do Tesouro Nacional tipo B principal é o chamado Tesouro IPCA+. O título do Tesouro Direto é pós-fixado e acompanha o IPCA, que é a taxa de inflação.

NTN-B Principal

Já o NTN-B Principal é o Tesouro IPCA+ com juros semestrais. Trata-se de uma opção pós-fixada que realiza o pagamento de parte dos rendimentos de maneira semestral.

Como funcionam os investimentos no Tesouro Direto?

Também vale a pena entender outras características gerais dessa aplicação. A seguir, veja quais pontos considerar!

Rentabilidade

A rentabilidade do Tesouro Direto varia com o tipo de investimento, já que pode ser pós ou prefixada. No caso dos valores estipulados anteriormente, existem papéis negociados com diversas condições.

Quantidade mínima de investimento

Para começar a investir, é possível fazer aplicações a partir de R$ 30,00. No entanto, uma instituição financeira pode exigir um aporte maior.

Liquidez

A liquidez do Tesouro Direto é diária, o que significa que você pode resgatar os títulos a qualquer momento. Contudo, eles são vendidos pelo valor do dia, o que pode gerar perdas.

Taxas e tributos

A principal cobrança é a taxa de custódia, que representa um pequeno percentual da rentabilidade. Já a taxa de administração pode ser cobrada pela instituição (banco ou corretora).

Em relação aos tributos, o Imposto de Renda é cobrado segundo a tabela regressiva. As alíquotas variam com o tempo de investimento, como a seguir:

  • Até 180 dias: 22,5%;
  • de 181 a 360 dias: 20%;
  • de 361 a 720 dias: 17,5%;
  • acima de 720 dias: 15%.

Se o investimento for resgatado com 29 dias ou menos, terá a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Resgate

O resgate acontece no vencimento previsto em contrato. Porém, como dito, há liquidez diária e a chance de resgatar de forma antecipada.

Quais as vantagens de investir no Tesouro Nacional?

Aplicar em Tesouro Direto é uma excelente alternativa por causa de seu funcionamento. Para entender melhor, veja quais são as suas vantagens.

Reserva de emergência

Como você viu ao descobrir o que é Tesouro Direto, ele tem liquidez diária, o que significa que é possível resgatá-lo a qualquer momento. Com isso, é possível tornar a aplicação uma espécie de “reserva de emergência”, para ser usada conforme o necessário.

Rentabilidade

A rentabilidade do Tesouro Direto também é interessante e fica acima de outras opções, como a poupança. Uma vez que oferece segurança, acaba sendo a oportunidade ideal para consolidar patrimônio.

Prazo de investimento

O prazo de investimento varia desde opções de curto prazo (24 a 36 meses), até alternativas para 20 ou 25 anos. Há escolhas para todas as necessidades e preferências!

Investimento mínimo

O investimento mínimo de R$ 30,00 garante que essa aplicação possa ser facilmente acessada, sem comprometer valores muito altos.

Segurança do investimento

Por ser de renda fixa e a chance de sofrer calote do governo é pequena, essa é uma opção especialmente segura.

E quais são os riscos?

Para entender o que é Tesouro Direto, também é essencial conhecer os seus riscos. Confira os pontos principais!

Resgate em meio à instabilidade

Um dos riscos envolve o resgate ocorrido diante de um cenário instável. Se o título for pós-fixado e você resgatá-lo em um momento de baixa da Selic, por exemplo, perderá dinheiro em relação a quanto poderia ganhar ao final.

Alta do IPCA e Selic

Por outro lado, a alta na Selic e no IPCA podem fazer com que um título prefixado perca atratividade em relação a um pós-fixado.

Qual o melhor título para investir no Tesouro Direto?

A opção recomendada para investir em títulos públicos é aquela que se encaixa em seus objetivos e possibilidades. Uma aplicação prefixada é ideal para os investidores conservadores e moderados, em um momento de baixa na Selic.

Já alternativas pós-fixadas são ótimas para diversificar a carteira dos moderados e arrojados, por exemplo.

Passo a passo para investir no Tesouro Direto

Começar a aplicar em títulos públicos é mais fácil do que parece. A seguir, separamos um passo a passo. Confira!

1° passo

Escolha um banco ou uma corretora de valores que disponibilize esse investimento.

2° passo

Entre em contato com a instituição e faça seu cadastro como investidor.

3° passo

Escolha o título público ideal para o seu perfil, em termos de prazo e de rentabilidade.

4° passo

Transfira o valor desejado para adquirir os títulos.

5° passo

Acompanhe o seu investimento no Portal do Investidor.

Os principais erros cometidos ao investir no Tesouro Direto

Quem descobre o que é Tesouro Direto e começa a aplicar costuma cometer algumas falhas que comprometem a rentabilidade. Para que isso não aconteça, veja quais erros evitar.

Pagamento das taxas de administração

Existem muitas instituições que isentam a cobrança de taxa de administração — basta pesquisar e comparar para encontrar a melhor. Portanto, ter essa cobrança é um erro que pode ser evitado.

Resgate do título antes do vencimento

Embora haja a possibilidade de resgatar o título antecipadamente, isso não é o ideal. Como podem ocorrer grandes perdas — pela taxa do dia e pelos impostos — o recomendado é prevenir que essa situação aconteça quando não for vantajosa.

Atenção ao pagamento e resgate do título

Outro erro comum é que alguns investidores não acompanham os investimentos e não conhecem prazos de resgate ou tipo de pagamento. É essencial acompanhar para conferir se é melhor resgatar antecipadamente ou aguardar o vencimento.

Entender o que é Tesouro Direto é fundamental para aproveitar essa oportunidade. Com essas informações, você poderá adicionar essa opção à sua carteira de investimentos.

Já que esse é o tema, aproveite e tire todas as suas dúvidas sobre a tributação no Tesouro.