Saiba tudo sobre o Tesouro Público Nacional

Por Redação Onze

A Secretaria do Tesouro Nacional é responsável por administrar e disponibilizar o uso de recursos para o Governo Federal. Com isso, podemos dizer que o Tesouro Público Nacional corresponde a todos os valores que estão disponíveis para uso por parte da máquina pública.

Para quem deseja investir, é uma ótima oportunidade, pois os títulos públicos oferecem retorno interessante e bom nível de segurança. Para não ter dúvidas na hora de aplicar, venha saber tudo sobre essa estrutura!

Quais são os tipos de dívida pública?

A dívida pública brasileira é composta pela parcela interna e externa. Como o funcionamento de cada uma é diferente, veja o que caracteriza essas opções.

Dívida interna

A dívida interna diz respeito aos compromissos dentro do país, como investimentos nos setores públicos. Ela é paga em moeda corrente — nesse caso, o real.

Dívida externa

Já a dívida externa envolve obrigações fora do país, como empréstimos e juros. O valor é pago em moeda estrangeira — que, normalmente, é o dólar norte-americano.

Qual a relação da dívida pública com investimentos?

Diante da dívida pública, o Tesouro Público Nacional emite títulos da dívida, que servem para captar recursos. Os valores podem ser usados para refinanciar a dívida interna ou utilizar em setores específicos.

Nesse caso, quem aplica nos títulos atua como “credor” do Governo Federal, que devolve o investimento recebido com o acréscimo de uma taxa de juros, isto é, a rentabilidade.

Quais são os títulos do Tesouro Nacional?

O Tesouro Público Nacional oferece títulos com diferentes modalidades de rendimento e que servem para vários perfis de investimento. Confira quais são as opções disponíveis!

Tesouro Selic (LFT)

A Letra Financeira do Tesouro, a LFT, ou Tesouro Selic é um título pós-fixado. Seu rendimento acompanha a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, cujo valor é definido em reuniões sazonais.

Tesouro Prefixado (LTN)

A Letra do Tesouro Nacional, a LTN, ou Tesouro Prefixado é um título com rendimento que é estabelecido previamente. Seu rendimento corresponde a uma taxa de juros determinada mais uma taxa residual. Assim, você fica sabendo o quanto receberá já na hora em que assina o contrato.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

A Nota do Tesouro Nacional tipo F, a NTN-F, ou Tesouro Prefixado com Juros semestrais tem pagamento feito em semestres. Também rende de maneira fixada, mas é possível coletar os ganhos a cada 6 meses, em vez de apenas ao final.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

A Nota do Tesouro Nacional tipo B principal, a NTN-B, ou Tesouro IPCA+ é um título pós-fixado. Ele rende segundo o IPCA+, que representa a taxa de inflação anual.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)

A Nota do Tesouro Nacional tipo B, a NTN-B, ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais também rende acompanhando a taxa de inflação. A diferença é que o retorno acontece a cada 6 meses.

Como funcionam as aplicações?

Após conhecer os tipos, é essencial entender quais são as demais características associadas a esse investimento. Veja quais são os pontos essenciais!

Taxas

A taxa de custódia é uma das principais cobranças dos títulos do Tesouro Público Nacional. Ela corresponde ao custo para que a Bolsa de Valores (B3) mantenha os títulos.

Dependendo do caso, também ocorre a cobrança da taxa de administração por parte da instituição financeira (banco ou corretora de valores).

Tributação

O investimento no Tesouro Público Nacional é tributado segundo a tabela regressiva do Imposto de Renda. Isso significa que um tempo maior de aplicação leva a uma alíquota menor. Veja a equivalência:

  • até 180 dias: 22,50%;
  • de 181 a 360 dias: 20%;
  • de 361 a 720 dias: 17,5%;
  • acima de 720 dias: 15%.

Se o investimento for mantido por 29 dias ou menos, há o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Rendimento

O rendimento do Tesouro Direto depende do tipo de título. Como visto, ele pode acompanhar índices variáveis (taxa Selic ou IPCA) ou ter um valor definido já na hora de assinatura do contrato.

Liquidez

Quanto à liquidez, esse investimento permite que o resgate seja feito em qualquer momento antes do vencimento. No entanto, isso significa que os títulos serão vendidos pelo preço do dia, o que pode representar perdas. A antecipação também pode aumentar a cobrança de imposto.

Os títulos emitidos pelo Tesouro Público Nacional estão entre as melhores oportunidades de investimento. Com a escolha quanto ao tipo e atenção a cada característica, é possível tomar a decisão certa!

Para começar com o pé direito, venha entender como fazer a aplicação em Tesouro Direto!