Entenda o que é oligopsônio e quais seus efeitos no mercado

Por Redação Onze

oligopsônio

De forma resumida, é possível definir oligopsônio como a estrutura de mercado em que há muitos vendedores atuando em um cenário com um número restrito de compradores. 

Assim, pense no setor de supermercados, com poucos grupos comandando as grandes redes e um número enorme de fornecedores dos mais diversos produtos. Neste artigo, buscaremos explicar o que é o oligopsônio e alguns exemplos práticos que podem ser identificados no contexto nacional e internacional.

O que é oligopsônio?

Oligopsônio é uma estrutura que se desenvolve nos mercados em que é possível identificar poucos compradores para um cenário com muitos vendedores. 

Presente no contexto da microeconomia, é um panorama no qual quem está inserido pode interferir na política de preços, para que estes sejam reduzidos. 

E se você, ao ler rapidamente, lembrou do termo oligopólio, entenda que essas definições não estão muito longe uma da outra – ambas são características aplicadas em tipos de mercados no Brasil e no mundo. 

Por sinal, tanto um quanto o outro podem trazer consequências negativas para a capacidade de buscar melhores preços, bem como ter uma maior variedade de escolha. 

Outro ponto marcante do oligopsônio é que a linha de produtos desses numerosos vendedores aos poucos compradores costuma ser homogênea e, por isso, facilmente substituída.

Quais os exemplos dessa estrutura de mercado?

Citaremos aqui alguns exemplos em que o oligopsônio pode ser reconhecido. Um desses casos está na estrutura de operação dos supermercados, como mencionado anteriormente.

Poucas redes dominam todo o setor de uma cidade ou região. No entanto, são inúmeros os produtores que exercem suas atividades com o objetivo de fornecer alimentos para serem vendidos nessas lojas. 

Como são poucos os donos de supermercados, ou seja, os compradores, há uma competição entre os vendedores para que sua produção seja adquirida. Sendo assim, os preços passam a ficar mais baixos para atender a essa relação. 

Outro caso que pode ser classificado como exemplo de oligopsônio é o mercado de cigarros nos Estados Unidos. Naquele país, apenas três grandes grupos controlam toda a compra de matéria-prima, produção e venda desses itens.

Sendo assim, todos os produtores que estejam ligados de alguma forma a produtos que compõem os cigarros devem se submeter às regras, normas e políticas de compra desses três grupos.

Trazendo para uma realidade brasileira, temos o setor do aço que configura uma forma de oligopsônio. 

O território nacional concentra não mais que quatro grupos que produzem aço. Para compor esse processo, quem trabalha com a matéria-prima do aço está diretamente ligado aos fatores econômicos, políticos e comerciais do setor. 

Oligopsônio, oligopólio e consequências de mercado

Se, até aqui, o texto trouxe apenas a caracterização sobre o que é oligopsônio, agora é o momento de falarmos do oligopólio, e esclarecer a diferença entre os dois conceitos. 

No caso do oligopólio, ele é identificado quando poucas empresas são as detentoras de todo um mercado (ou parte significativa dele). Não chega a ser o monopólio, mas também não se trata de um mercado competitivo. 

Como há poucas empresas vendendo nesse mercado, elas são altamente influentes no preço dos produtos. Outro fator é a interdependência entre esses agentes – a mudança em um desses grupos pode gerar interferência nos demais. 

Tanto o oligopólio quanto o oligopsônio refletem em consequências negativas para o mercado. Apesar de não ser ilegal, a prática é registrada como um agente da sensibilização dos cenários para compra e venda no Brasil e no mundo.

Com poucos agentes no domínio de um setor, esses grupos concentram força tanto para comprar quanto para vender e, de maneira conjunta, podem agir de forma a interferir nos preços e aumentar fatores como, por exemplo, a concentração de renda e a desigualdade social.

O lucro para esses casos será sempre maior do que se estivessem em um mercado mais competitivo, além de haver a possibilidade da formação de um cartel, no qual a competição fica de lado e o lucro passa a ser exaltado. 

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