Como pagar dívidas e limpar o seu nome (GUIA)

Por Redação Onze

Se você faz parte dos 63,8 milhões de brasileiros endividados, segundo levantamento de janeiro de 2020 do Serasa Experian, é hora de reverter essa situação e recuperar a saúde do seu bolso.

Não é fácil, mas pagar dívidas é um esforço necessário para evitar o acúmulo das pendências, aumento dos valores devidos e perda do controle financeiro.

Vamos mostrar o melhor caminho para pagar suas dívidas e os principais erros a ser evitados. Siga a leitura e quite suas pendências o quanto antes.

Por que pagar dívidas o quanto antes

Pagar dívidas o quanto antes não é apenas uma questão de integridade, mas uma atitude essencial para preservar sua saúde financeira.

Veja alguns motivos para não deixar as pendências se acumularem.

Efeito bola de neve

Sua primeira preocupação com as dívidas deve ser o efeito “bola de neve” causado pelos juros — especialmente os juros compostos praticados por cartões de crédito e bancos.

Conforme o tempo passa, os juros vão sendo aplicados sobre o total devido, e não sobre o que você devia originalmente, multiplicando o valor infinitamente.

Logo, um débito pequeno pode se transformar em uma dívida impagável se você deixar a dívida correr e não negociar com o credor.

Nome sujo na praça

Se deixar de pagar dívidas, inevitavelmente, você terá seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.

Quando isso acontece, você perde o acesso ao crédito e não consegue mais comprar a prazo, além de ficar impedido de abrir uma conta corrente, fazer um financiamento ou mesmo alugar um imóvel.

Perda de controle financeiro

Quanto mais você demorar para pagar as dívidas, maior será a sensação de perda de controle financeiro e impacto emocional.

Além de pagar juros altíssimos, você terá que lidar com cobranças constantes e terá cada vez menos ânimo para se reerguer do endividamento.

3 erros ao tentar pagar dívidas

Antes de pagar dívidas, é importante se planejar e escolher os melhores caminhos para sair da inadimplência, fugindo das armadilhas do mercado.

Confira os erros mais comuns dos endividados e como evitá-los.

1. Não saber negociar

A negociação com o credor é essencial para pagar um valor justo pela sua dívida, evitando as cobranças abusivas praticadas no mercado.

Ao contatar a empresa, exija transparência nos juros, custos embutidos na sua dívida e condições de parcelamento, buscando o melhor acordo para ambos.

 2. Aceitar qualquer oferta de crédito

Outro erro comum dos inadimplentes é aceitar a primeira oferta de crédito para negativados sem avaliar o Custo Efetivo Total.

No desespero, você pode trocar sua dívida atual por uma muito mais cara, com juros altos e um prazo muito longo.

Por isso, é importante avaliar com calma as opções de empréstimo, se for a melhor forma de quitar sua dívida.

3. Não se atentar aos prazos

Um dos piores erros cometidos na hora de pagar as dívidas é não prestar atenção ao prazo de vencimento de acordos e parcelamentos.

Se atrasar os pagamentos, você terá ainda mais juros e multas impactando seu orçamento e aumentará o rombo financeiro.

5 dicas para pagar logo suas dívidas

Se você está convencido sobre a importância de pagar dívidas o mais rápido possível, é hora de correr atrás da solução.

Confira algumas dicas para se livrar logo das pendências.

1. Faça um diagnóstico financeiro completo

O primeiro passo para pagar suas dívidas é fazer um diagnóstico financeiro completo.

Para isso, você deve somar o valor total das dívidas (já atualizadas) e comparar com o seu orçamento, listando todas as receitas (salário, rendimentos, renda extra) e despesas (contas, parcelamentos, cartão de crédito, aluguel) dos próximos meses.

2. Negocie com o credor

Antes de decidir como vai pagar suas dívidas, você precisa negociar ao máximo os valores com seus credores.

Então, só tome uma atitude depois de chegar a um valor justo para ambos e receber as propostas de pagamento da empresa.

3. Corte gastos e busque uma renda extra

Em um primeiro momento, você deve tentar pagar suas dívidas sem recorrer a um empréstimo, apenas ajustando seu orçamento para aumentar os ganhos.

Para isso, você terá que cortar gastos desnecessários e buscar uma fonte de renda extra para complementar sua receita mensal.

4. Peça um empréstimo pessoal

Se não for possível pagar as dívidas sem comprometer o orçamento, você pode buscar um empréstimo pessoal para quitar tudo de uma vez.

Assim, você troca várias dívidas por uma só, além de ter mais controle com uma parcela fixa mensal.

Mas atenção: cuidado com os juros altos e prazos longos demais.

5. Priorize sempre as dívidas

Por fim, é importante que você priorize o pagamento de dívidas, pois nenhum investimento renderá o suficiente para cobrir os juros de um débito atrasado.

Depois de quitar todas as pendências, você pode pensar em investir seu dinheiro, construir patrimônio e aumentar seus ganhos.

Na Onze, por exemplo, você terá opções de previdência privada corporativa com rendimentos superiores e alocação de ativos inteligente.

E lembre-se: quanto antes você pagar suas dívidas, mais cedo poderá começar a aplicar seu dinheiro e garantir seu futuro.