6 dicas de planejamento financeiro para pais de primeira viagem

Por admin

planejamento-financeiro-para-pais

Se você pensa em ter um filho, o primeiro passo para um bom planejamento familiar deve começar com o ajuste à nova rotina e às despesas normais dessa etapa, que vão da gestação até a vida adulta.

A importância de um bom planejamento financeiro

Para onde vai o seu dinheiro? O planejamento financeiro é essencial para te ajudar a responder essa pergunta com exatidão. Afinal, quando se pensa em ter filhos, o seu orçamento deve estar voltado para os gastos que essa nova vida vai te trazer.

Além disso, é por meio deste planejamento, pensado para pais de primeira viagem, que os objetivos e planos da sua família serão alcançados.

Assim, gastos com festas, viagens e outros supérfluos, precisam ser melhor analisados. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para fazer um planejamento financeiro para pais de primeira viagem. Vamos lá?

6 dicas de planejamento financeiro para pais de primeira viagem:

1.Mantenha uma planilha

Quais são os gastos fixos e variáveis que você e sua (seu) companheira (o) fazem por mês? Mantenha uma planilha com esses valores para ter uma visão melhor do orçamento familiar. Essa planilha deve conter despesas como: alimentação, transporte, contas de água, luz, lazer, etc;

2.Defina prioridades

A primeira dica deplanejamento financeiro para pais de primeira viagem é saber primeiro onde o seu dinheiro deve ser investidoo. Por exemplo, a compra de um carro novo, certamente tem uma prioridade menor, do que a criação de uma conta de investimento para sua criança. Então, aquela viagem ou aquele tênis novo, podem dar lugar a um novo plano de saúde;

3. Tenha objetivos

Definir objetivos para opai de primeira viagem, é saber o que você e sua família podem conquistar e como vão fazê-lo;

4.Curto, médio ou longo prazo?

  • Objetivos de curto prazo até 1 ano – aqui entram objetivos de como se livrar de dívidas, fazer uma viagem e mobiliar a nova casa;
  • Objetivos de médio prazo até 5 anos – a casa precisa ser reformada? Vocês decidiram dar um intercâmbio de aniversário para o filho? Este é o momento de planejar e executar esses sonhos;
  • Objetivos de longo prazo para mais de 6 anos – nesse momento entram despesas como cursos extracurriculares, planos de aposentadoria, etc.

5.Converse

É importante que todos estejam alinhados com os objetivos, metas e esse novo estilo de vida. Assim, a rotina familiar, além de mais harmônica, será mais estável.

6. Invista

Procure saber qual é o seu perfil de investidor. Tenha uma carteira de investimentos que possa deixar o seu planejamento financeiro para pai de primeira viagem mais folgado. Opções como o Tesouro Direto ou Previdência Privada, por exemplo, podem ser uma boa solução para o seu futuro e do seu filho.

Gostou das dicas? Então acesse o site da Onze e confira artigos completos sobre investimentos e educação financeira.