Plataformas de investimentos: descubra o que são e veja a melhor solução

Por Redação Onze

Plataformas de investimentos

Não faltam ofertas de plataformas de investimento no mercado. Mas, como definir se alguma delas é boa? E quando falamos sobre investir na aposentadoria dos funcionários da sua empresa?

O importante é começar definindo o que realmente são essas plataformas de investimento; o que elas devem fazer e qual a importância delas para o plano de aposentadoria e independência financeira dos funcionários de sua empresa.

Afinal, qualquer um pode criar uma conta nestas ferramentas para operar na Bolsa de Valores ou investir na renda fixa. Porém, quando você, como líder, pensa no bolso do seu funcionário, e se preocupa em oferecer um bom plano de aposentadoria, você está melhorando sua retenção de talentos.

Plataformas de investimentos: o que são?

Obrigatórias para fazer investimentos, essas plataformas são responsáveis por guardar suas informações financeiras e executar ordens relacionadas às suas finanças.

Quando falamos em executar ordens, isso significa aplicar seu dinheiro em fundos de investimentos ou no Tesouro Direto, resgatar um investimento dentro ou fora do prazo (quando possível) e até mesmo gerar relatórios sobre a sua carteira, entre outros.

Os bancos também podem cumprir esse papel, mas suas altas tarifas e o fato de te indicarem o que é bom para eles, mas não necessariamente para você, tornavam o ato de investir mais difícil do que deveria ser.

Já as plataformas de investimento online (com exceção dos bancos), possibilitam operar de maneira simples e ágil. Normalmente, estão disponíveis online, permitindo o gerenciamento de suas finanças, sem precisar sair de casa. Ou seja, essas ferramentas são imprescindíveis para qualquer um que deseje investir, independente do seu tipo de aplicação favorito.

Como funcionam as plataformas de investimentos?

Como mencionamos antes, a maioria das plataformas de investimento funcionam em ambiente totalmente online. Na verdade, são raras as plataformas com agências físicas para atendimento pessoal disponíveis no mercado.

Mas você deve estar se perguntando como elas operam e, mais importante, como arrecadam? Você pode acessá-las diretamente de seu site, por meio de qualquer navegador web. Algumas plataformas de investimentos também contam com aplicativos para smartphones e tablets.

Uma das maiores vantagens dessas plataformas é que seu portfólio de aplicações costuma ser bem mais vasto que os dos bancos. Isso acontece, pois, as plataformas não possuem fundos próprios concorrendo com os dos bancos. Ou seja, você poderá encontrar CDBs do Itaú, Bradesco, Santander e qualquer outro banco.

Já na plataforma dos outros bancos é possível que não existam opções para investir em aplicações geridas pelos concorrentes.

As plataformas de investimento arrecadam por meio de um mecanismo chamado taxa de corretagem. Essa taxa costuma ser menor que 1% ao ano e é a remuneração pelo serviço de manutenção das suas informações financeiras e execução das ordens.

Por outro lado, algumas plataformas aboliram a taxa de corretagem e recebem comissões de fundos e aplicações, tirando o custo do bolso do investidor.

Quais critérios adotar na hora de escolher uma plataforma?

Para não acabar contratando uma plataforma de investimentos que irá proteger suas finanças e executar suas ordens sem falhas, é importante considerar alguns critérios.

Confira quais são na lista abaixo.

  • Autorizada pela CVM: a Comissão de Valores Imobiliários é a responsável por autorizar e fiscalizar as operações de corretoras de investimentos. Caso encontre uma plataforma que não seja, não abra uma conta nela;
  • Simples de usar: nem todo mundo é um ás da computação. Por isso, a interface do site e aplicativo de uma plataforma deve ser fácil e intuitivo de se usar;
  • Oferecer material didático: não basta apenas te permitir operar. Uma plataforma que se preocupa com seus clientes conta com especialistas e materiais educacionais para que seus clientes invistam melhor;
  • Taxa de corretagem: avalie se a plataforma cobra taxa de corretagem e qual é o seu valor. Como mencionamos, existem plataformas que não fazem essa cobrança.

Agora que sabe os principais critérios, veja abaixo como a Onze atende a todos eles e é a plataforma de investimentos ideal para você e para os funcionários da sua empresa.

Onze: a melhor opção de previdência privada complementar

A previdência privada é um dos produtos em alta no mercado financeiro. Você pode aproveitar essa nova tendência para reter talentos em sua empresa. Para isso, a Onze Investimentos é a plataforma ideal para você.

Confira abaixo em detalhes quem é a Onze Investimentos e as principais vantagens de ser um investidor dessa plataforma.

Onze Investimentos: quem somos?

Somos uma gestora de investimentos independente autorizada pela CVM e com foco em previdência privada no mundo corporativo. Ou seja, somos a solução ideal para mudar o mindset dos seus funcionários, transformando-os em investidores.

O dinheiro que você investe na aposentadoria dos seus funcionários é alocado em fundos de previdência. Mas não fazemos apenas isso.

Outra de nossas importantes conquistas é a disponibilização de um serviço no qual fazemos um diagnóstico da vida financeira dos seus funcionários, auxiliando-os a planejar melhor o seu dinheiro.

Somos a primeira PrevTech do Brasil!

Plataforma simples e fácil de navegar

Mesmo que você e seus funcionários sejam antenados em tecnologia ou no mundo dos investimentos, temos uma plataforma simples e fácil de usar. Em poucos cliques ou toques, você poderá acessar sua previdência e a de seus colaboradores.

Além disso, terá a disposição consultores especializados em previdência privada, que poderão te ajudar a investir melhor.

Outro destaque fica para a nossa calculadora de aposentadoria, em que você pode indicar o setor que atua – público ou privado -, seu gênero, se é professor ou não, além de informar sua idade e quantos anos contribuiu para o INSS.

Após inserir essas informações, nossa calculadora de aposentadoria irá retornar quando poderá se aposentar, quantos anos ainda faltam para chegar lá e o percentual do benefício que irá receber.

Dica: Você pode fazer o cálculo da sua aposentadoria gratuitamente acessando a página da nossa ferramenta!

Materiais didáticos para educação financeira

Como pode notar, não faltam informações sobre o mundo dos investimentos e da previdência privada em nosso blog. Diariamente, publicamos artigos sobre a economia, as diversas opções para investir e dicas para aplicar melhor o seu dinheiro.

Além disso, nossas políticas são claras e transparentes. Nessa página, poderá encontrar nossa política para rateio e divisão de ordens, investimentos pessoais e gestão de risco.

Também poderá encontrar nosso Código de Ética, Formulário de Referência e Manual de Compliance, que vão te ajudar a entender que somos uma empresa devidamente licenciada e apta para gerenciar investimentos e previdências.

Quer nos conhecer melhor e saber porque somos a melhor entre as plataformas de investimentos especializadas em aposentadoria? Acesse nosso site e confira!