Política Fiscal: o que é e por que o investidor deve saber mais sobre o assunto?

Por Redação Onze

política fiscal

Ter conhecimento sobre a Política Fiscal é de fundamental importância para o investidor que deseja obter melhores resultados em suas aplicações financeiras. Afinal, a Política Fiscal diz respeito à administração das receitas e despesas do Governo. Ao promover uma Política Fiscal adequada, o Governo consegue ter um controle maior das finanças para equilibrar os gastos de acordo com arrecadação de tributos por meio de impostos.

Assim, a Política Fiscal é usada para conter a recessão e controlar a inflação, buscando contribuir com a estabilidade e o desenvolvimento econômico sustentável do país. 

O que é Política Fiscal?

A Política Fiscal é um conjunto de medidas adotadas pelo governo com a finalidade de equilibrar as contas públicas. Existem dois tipos de política fiscal, a restritiva e a expansionista que é definida de acordo com o momento econômico que o país vivencia. Entenda as principais diferenças entre cada uma delas:

 

  • Política Fiscal Restritiva

 

A Política Fiscal Restritiva propõe a diminuição dos gastos públicos como forma de equilibrar o orçamento e aumento de impostos para ampliar a arrecadação. Ao promover o aumento da carga tributária, indiretamente acontece há a redução da moeda em circulação. 

  • Política Fiscal Expansionista 

Ao contrário da Política Fiscal Restritiva, a Política Fiscal Expansionista promove o aumento dos gastos públicos como forma de estimular a economia para retomar o crescimento no curto prazo. Entre as ações adotadas neste tipo de Política Fiscal estão: o estímulo às exportações, diminuição da carga tributária para estimular o consumo e os investimentos, além de aplicar tarifas e barreiras às importações para valorizar a produção industrial nacional.

O Tesouro Nacional é o órgão responsável pelas contas públicas  e os principais indicadores econômicos que o Governo deve acompanhar para determinar a Política Fiscal adotada são a inflação, equilíbrio das contas externas e crescimento da produção e do emprego.

Como a Política Fiscal influencia os investidores

A Política Fiscal pode impactar o desempenho dos investimentos. Isso porque, influencia diretamente sobre o resultado da economia e nos investimentos realizados no mercado. Por esse motivo, é importante que o investidor esteja atento à Política Fiscal adotada pelo Governo para saber o momento certo de investir e ampliar a rentabilidade de suas aplicações.

A diversificação da carteira de investimento é uma das estratégias utilizadas para garantir um equilíbrio maior nos tipos de ativos e um retorno financeiro de diferentes fontes e em diferentes cenários econômicos.

Políticas fiscal, monetária e cambial: Quais as diferenças?

Entenda quais as principais diferenças entre política fiscal, monetária e cambial:

A Política Fiscal determina o planejamento orçamentário do governo para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos de forma equilibrada, levando em consideração o total das despesas e receitas de um período. 

Já a Política Monetária tem como objetivo implementar medidas de controle da circulação da moeda, injetando ou recolhendo moeda em circulação na economia ao propor modificações na taxa básica de juros. 

A Política Cambial interfere nas operações de câmbio e taxas cambiais. As interferências realizadas nessa área promovem a valorização ou desvalorização da moeda local, frente a moedas estrangeiras como medida para controlar a inflação e recuperar a economia do país.

Para saber como investir e obter os melhores retornos nos mais diversos cenários, acompanhe os artigos no blog da Onze Investimentos.