Reformas esperadas no Brasil 2020: o que o país precisa para voltar a crescer?

Por Redação Onze

brasil

Com as polêmicas que envolvem o país desde o ano de 2014, a insegurança de investimentos financeiros no Brasil acabou por dominar boa parte dos investidores estrangeiros que antes movimentavam a nossa economia.

Segundo dados divulgados em dezembro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira apresentou um crescimento de 0,6% no terceiro trimestre do ano em comparação a 2018. Infelizmente, a retomada do investimento brasileiro ainda é tímida, mas o quadro pode ser diferente a partir das reformas esperadas no Brasil em 2020.

Leia o artigo abaixo e confira um breve panorama das principais reformas esperadas no Brasil para o ano. Vamos lá?

Reforma tributária

Não é novidade que o Brasil encontra-se em primeiro lugar quando o assunto é pagamento de impostos. O fator por si só já é negativo, mas quando é feita uma comparação entre esse fato e a qualidade dos serviços públicos básicos, vemos a exorbitante divergência entre o que pagamos e o que usufruímos.

É por isso que uma reforma tributária se torna extremamente necessária, sendo umas das reformas esperadas no Brasil para os próximos anos, principalmente quando o quesito é distribuir de maneira justa os impostos cobrados.

Ricos e pobres pagam a mesma quantia pelos mesmos serviços, causando uma variação extrema na balança econômica.

A reforma tributária pode trazer estabilização entre as empresas brasileiras e transformar o Brasil em um dos maiores países de desenvolvimento econômico e industrial do mundo.

Diante da situação do país, leia também como investir com pouco capital em 6 dicas valiosas.

Reforma orçamentária

Assim como a reforma tributária, a reforma orçamentária também se apresenta como uma das reformas esperadas no Brasil. Mas para que uma reforma orçamentária dê certo, é preciso dividi-la em três partes importantes: controle, gestão e planejamento.

Controle orçamentário

Quando falamos sobre o quesito “controle”, é válido ressaltar que o orçamento é visto como tradicional, caracterizando um dos primeiros passos da organização de orçamentos.

É preciso detalhar as peças orçamentárias, visando impedir qualquer que seja o abuso.

Gestão orçamentária

Em seguida, temos a “gestão”, que compõe o orçamento voltado para colocar nos eixos a administração dos órgãos que integram o Estado.

Planejamento orçamentário

Por último, o “planejamento”, etapa em que se racionaliza o processo de fixação de políticas com o objetivo de atingir determinado objetivo, garantindo sua eficácia.

Mas como a reforma orçamentária se encaixa em uma das medidas mais esperadas para fazer com que o Brasil cresça? Com a organização financeira do governo, o país poderá abrir portas para mais investimentos, principalmente na área tecnológica, que está em ascensão, com um crescimento de 128% no ano de 2019.

Conheça cinco dicas financeiras para se proteger em crise.

Reforma administrativa

Como o nome já diz, a reforma administrativa faz referência ao controle de pessoal e à administração brasileira. Junto às demais como umas das reformas esperadas no Brasil, ela pode proporcionar inúmeras mudanças em cargos do Executivo e promover uma melhora considerável na jornada do servidor público.

Tendo em vista essa reforma, a carreira do servidor poderá ser alterada durante a seleção para seu ingresso em um cargo público. Dessa forma, ele terá o seu desempenho avaliado e pode modificar, até mesmo, a forma de vínculo empregatício.

Para auxiliar no ajuste de contas públicas, essa reforma será benéfica para premiar o bom desempenho de funcionários, a flexibilização de demissões por atuação insatisfatória e o combate aos privilégios. Isso porque 83% dos servidores públicos estão na lista dos 20% mais ricos do país.

Reforma necessária

Então, por que a reforma administrativa é uma das mais esperadas no Brasil e é tão necessária para o nosso país? Com a redução inicial dos salários dos servidores para o equivalente a R$ 5.000,00, o tempo para chegar ao fim da carreira será ampliado, visando uma economia de cerca de R$ 104 bilhões até o ano de 2030.

Além de impedir que o servidor chegue ao salário máximo em poucos anos, a parceria com empresas privadas, quando necessária, ficará ainda mais simples.

No mais, é válido ressaltar que não serão atingidos aqueles que já fazem parte do funcionalismo.

Previsão de crescimento para o Brasil em 2020

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil irá crescer cerca de 2,5% a mais no ano de 2020. Ainda, de acordo com a CNI, o Produto Interno Bruto (PIB) será alavancado pela expansão do PIB da indústria, tendo previsão para que o setor cresça cerca de 2,8%.

Com o declínio da taxa básica de juros (Selic), o consumo irá aumentar significativamente e o mercado de trabalho voltará a crescer. Para que isso aconteça, o fator que mais movimenta a estatística é de que, com as mudanças na economia, o mercado estará mais preparado para receber investimentos, dando segurança para as empresas que desejarem investir no Brasil.

Além disso, dados geográficos mostram o crescimento demográfico jovem no ano de 2020, ou seja, com maior atuação em idades menos avançadas, melhor o desempenho do país. Com mais disposição e preparação devido ao uso da tecnologia, o mercado financeiro poderá contar com a ajuda da população jovem para evoluir consideravelmente.

Como consequência do crescimento econômico, a renda da população também pode aumentar. Além disso, outro fator que deve ser mencionado é o aumento na quantidade de poupança e capital na economia. Com o crescimento da população ativa, o capital é movimentado, trazendo bons resultados no futuro.

Futuro do país

Ao falar sobre futuro, é válido ressaltar ainda que os países precisam se preparar para tal, criando um ambiente de desenvolvimento favorável para seu crescimento. Para isso, investimentos em educação devem ser feitos, além de estimular a oferta de emprego para jovens.

Tendo em vista as reformas esperadas no Brasil em 2020, acredita-se que o país pode retomar o seu crescimento e, assim, ganhar novamente a confiança do mercado financeiro. Como consequência direta, teremos mais investimentos e melhorias em todo o país.

Agora que você já sabe quais as reformas esperadas no Brasil para 2020, confira também outros artigos no blog da Onze.