Renda Atuarial: como receber o benefício até o fim da vida

Por Redação Onze

Muitos optam pela previdência privada pensando em uma maneira de receber determinado valor mensalmente até o fim de sua vida, ou ainda para manter seus familiares tranquilos em relação à renda após a morte.

Para essas necessidades, a renda atuarial pode ser uma boa opção. Confira algumas informações!

O que é renda atuarial?

Renda Atuarial é como é chamada a “renda vitalícia”, ou seja, aquela recebida até o fim da vida em um processo de previdência privada. Ela possui esse nome pois considera a tábua atuarial como base para seus cálculos.

É uma alternativa para os beneficiários de planos de previdência que preferem não resgatar os valores acumuladods ao longo dos anos, mas revertê-los em uma renda fixa até o fim da vida.

Ao optar pela renda atuarial, o dinheiro aplicado no plano passa a ser propriedade da seguradora em que houve contratação da previdência.

Desta forma, a seguradora passa a ser responsável por emitir uma renda mensal ao beneficiário de acordo com os valores negociados previamente.

Como ela é calculada?

A Tábua Atuarial, base para o cálculo da renda atuarial, analisa diversos fatores para chegar a uma margem adequada para que beneficiário receba seu benefício corretamente e para que a seguradora não tenha prejuízo com os pagamentos.

Neste cálculo, é considerado a idade que a pessoa possui quando inicia seu plano, o momento em que deseja começar a receber e a estimativa de vida. Além disso, são considerados fatores como profissão, qualidade de vida e condições sanitárias.

Todas essas análises têm como objetivo prever quanto tempo o beneficiário passará recebendo o benefício e de quanto será a renda. Com esses dados, é possível determinar, também, o tempo e valor de acúmulo para que a renda atuarial seja autorizada.

Optei pela renda atuarial. Como resgatar?

Quem opta pela renda atuarial tem três opções para definir o tempo e como a sua renda será recebida. São elas: renda vitalícia, renda vitalícia conversível ao cônjuge e renda temporária.

Em todos os casos, é preciso entrar em acordo com a seguradora para que sejam definidas as diretrizes do plano de previdência escolhido.

Renda Vitalícia

Indicada para quem deseja manter renda até o fim da vida, a Renda Vitalícia é garantida pela seguradora – que deverá cumprir os pagamentos mensais.

Pode ser uma boa opção para quem não quer depender apenas da Previdência Social, INSS, para garantir a aposentadoria. Desta forma, será possível utilizar a renda complementar para manter o padrão de vida anterior.

Neste caso, quando o beneficiário falecer, o benefício se encerra, não sendo possível sua emissão para herdeiros ou devolução de valores.

Vitalícia Conversível ao Beneficiário indicado

Esta opção é ideal para quem deseja manter seu beneficiário indicado amparado em caso de falecimento.

Deste modo, a renda mensal será paga até o fim da vida do beneficiário e, após o seu falecimento, passará automaticamente para seu cônjuge, que também receberá até o falecimento.

Temporário

Ao contrário das demais, a renda temporária pode ou não ser fornecida até o final da vida. Isso acontece por que ela tem um período máximo de 20 anos, que pode se esgotar antes do falecimento do beneficiário.

No entanto, caso ele venha a falecer antes do prazo estipulado para encerramento da renda, esta não é repassada aos familiares. Sendo assim, esse tipo de renda se encerra assim que o beneficiário falecer.

Apesar de não ser vitalícia, a renda temporária é considerada renda atuarial porque utiliza como base os cálculos feitos pela tábua atuarial para definir os valores que o beneficiário receberá na vigência do plano.

Quem pode contratar a previdência privada com renda atuarial?

Qualquer pessoa, em qualquer momento da vida, pode contratar um plano de previdência privada. O ideal é que busque a contratação com planejamento antecipado para que seja possível ter mais tempo na fase de acúmulo.

Também é necessário analisar as condições de cada instituição e seguradora que oferece os planos, a fim de avaliar as melhores condições de aplicações e recebimentos de renda.

Quais as vantagens e desvantagens?

Como toda transação financeira, a previdência privada por renda atuarial tem vantagens e desvantagens, dependendo das necessidades e objetivos de cada beneficiário.

É importante analisar as propostas com cautela para verificar se, de fato, a renda atuarial é a mais interessante ou se será necessário contratar planos por renda financeira.

Vantagens

As vantagens ao optar pela renda atuarial são:

  • Possibilidade de manter a família amparada em caso de falecimento;
  • Certeza de renda até o final da vida;
  • Recebimento da renda normalmente caso o beneficiário viva tempo maior do que o previsto.

Desvantagens

Porém, também há desvantagens, como:

  • Caso o beneficiário faleça antes do tempo previsto pela tábua atuarial, todo o valor acumulado ficará em poder da seguradora e não poderá ser devolvido à família;
  • Na renda vitalícia reversível, o tempo em que a seguradora deverá pagar o beneficiário será mais longo. Com isso, os valores de aplicações podem ser bem altos;
  • Se optar pela renda temporária e viver tempo maior do que o prazo programado, poderá passar o restante do tempo sem renda fixa.

Antes de optar pela renda atuarial ou fazer qualquer outra contratação financeira, é preciso ter conteúdos de qualidade para tirar todas as dúvidas.

Nessas horas, você pode contar com nossos artigos e conferir todos os assuntos importantes para você. Acesse e confira!