Rentabilidade absoluta: quais são os reais efeitos nos seus investimentos

Por Redação Onze

Rentabilidade absoluta

O mercado financeiro é o complexo ambiente em que ocorrem todas as operações que envolvem compra e venda de mercadorias (como ouro, pedras preciosas e commodities), valores mobiliários (ações, títulos de propriedade, títulos de crédito) ou câmbio (dinheiro estrangeiro). Algumas instituições específicas mediam e regulam essas transações, em que diversos agentes atuam: empresas, bancos, governo e investidores, para citar alguns.

De forma simplificada, o mercado financeiro pode ser dividido em:

– Mercado de Crédito: mercado para pessoas ou empresas que buscam recursos para curto, médio ou longo prazo por meio de empréstimo;
– Mercado de Capitais: Ações, Títulos e produtos relacionados a instituições financeiras; a Bola de Valores atua nesse mercado;
– Mercado Monetário: mercado onde são realizados empréstimos de curto prazo por meio de títulos do Tesouro;
– Mercado de Câmbio: mercado onde é realizada a troca de dinheiro de um País pela moeda de outro.

Quando o investidor escolhe o mercado e o ativo em que irá aplicar seu dinheiro, ele está esperando a valorização do seu investimento. Nem sempre, no entanto, é o que acontece: os ativos são voláteis e inúmeros fatores podem fazer seus respectivos valores dispararem ou caírem de forma intensa.

Valorizou e depois desvalorizou

Digamos que o dono de uma grande e bem-sucedida empresa esteja passando por um escândalo familiar na imprensa. Ainda que o fato não tenha relação direta com a empresa em si, as ações dela podem, sem sombra de dúvida, ser afetadas na Bolsa de Valores. Ou um determinado País está com desemprego em alta e outros problemas econômicos; o valor de sua moeda provavelmente irá cair no Mercado de Câmbio.

Por outro lado, uma outra empresa pode apresentar lucros anuais constantes e, com isso, ver o valor de suas ações aumentarem exponencialmente: aparentemente um investimento seguro. Mas, cuidado: as variáveis são diversas e é preciso estar sempre atualizado não só com as movimentações do mercado financeiro, mas também estar em dia com o noticiário cotidiano.

Rentabilidade Absoluta x Rentabilidade Relativa

Após tantas subidas e descidas, a capacidade de retorno de um investimento é a sua rentabilidade. Qualquer pessoa que faça um investimento está, obviamente, esperando que essa aplicação gere uma rentabilidade positiva no futuro, seja a curto ou a longo prazo.

A rentabilidade absoluta é o percentual de ganho de um investimento sobre o valor que foi investido inicialmente. Ela não mede, porém, o real lucro que o investimento obteve. Isso porque é preciso comparar a rentabilidade absoluta com outros parâmetros de referência (indicador CDI, indicador Ibovespa, Inflação, taxa de juros, etc.) para se chegar ao ganho real.

🡪 Saiba mais sobre a rentabilidade dos investimentos

🡪 Conheça os índices de rentabilidade

A rentabilidade relativa, por outro lado, já possui definido um Índice de Referência – também chamado de Benchmark. É com base nesse índice de referência que a rentabilidade relativa de um investimento é calculada.

Rentabilidade Absoluta – rentabilidade de um investimento sem uma base de comparação (é preciso levar em conta outros indicadores)
Rentabilidade Relativa – rentabilidade de um investimento com uma base de comparação (Índice de Referência – Benchmark)

Se você é um investidor sem muita experiência no mercado financeiro, busque ajuda de especialistas no assunto para aprender a calcular a rentabilidade absoluta e a rentabilidade relativa do seu investimento: esse aprendizado será fundamental para você tomar as melhores escolhas na hora de aplicar.

Sobre a Onze

A Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo dos investidores. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira. A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.