Entenda o que é return on equity e saiba como ele é importante para suas finanças

Por Redação Onze

return on equity

Em uma análise de investimentos, muitas vezes nos preocupamos em verificar o quanto uma empresa gera de lucro líquido, não é mesmo? Afinal de contas, dificilmente um investidor vai aplicar o seu dinheiro em companhias que não gerem valor ao longo do tempo, salvo raras exceções.

Entretanto, por mais que observar esse indicador seja importante, analisa-lo de forma isolada pode fornecer uma visão superficial do negócio em questão.

Por isso, tão necessário quanto a observação do lucro líquido é a análise da rentabilidade apresentada pelo empreendimento, representada pelo indicador conhecido como ROE, ou return on equity.

Quer conhecer mais sobre esse indicador e descobrir a sua importância para as finanças e análises de investimento? Então, acompanhe a leitura do artigo!

O que é return on equity?

Um dos indicadores mais importantes da análise fundamentalista, o return on equity é a expressão em inglês para retorno sobre o patrimônio líquido. Em outras palavras, o ROE é o indicador que representa o quanto um a empresa gera de retorno se comparado a cada centavo aplicado pelos sócios (ou acionistas).

Devido a sua fórmula, que será explicada ao longo deste artigo, o resultado desse indicador é fornecido em forma percentual e quanto maior for esse valor, mais atrativa essa empresa será aos investidores.

Como ele é calculado?

Apesar de se tratar de um indicador de extrema importância, a fórmula para calcular o return on equity é bem simples. O ROE é o resultado da divisão entre o lucro líquido e o patrimônio líquido da empresa.

Para fins de cálculo, entende-se como patrimônio líquido o valor da diferença entre os ativos e passivos declarados no balanço patrimonial.

O resultado dessa divisão será dado em forma percentual e quanto maior for o valor, melhor.

Por utilizar o lucro líquido e o patrimônio líquido de uma empresa em sua fórmula, o ROE acaba por ser um ótimo indicador de eficiência de gestão, já que avalia se a companhia está “aplicando bem” o dinheiro dos acionistas e se está sendo capaz de gerar retorno a eles com base em suas atividades.

Como avaliar o ROE?

Para avaliar o return on equity, algumas coisas devem ser ponderadas. A primeira delas é que o return on equity pode ser tanto positivo, quanto negativo. O ROE positivo demonstra que a empresa em questão é geradora de ativos. Caso o ROE seja negativo, indica que a companhia é consumidora de caixa.

Atualmente, um número considerado bom para o return on equity é 15% ao ano. Dizer que uma tem o ROE de 15% ao ano, em outras palavras, significa que ela gera 15 centavos de novos ativos para cada real investido originalmente pelos acionistas.

Entretanto, mesmo que esse seja um número satisfatório, é necessário verificar a progressão do ROE durante os períodos anteriores, de preferência nos últimos 5 anos, para ter a certeza de que a empresa é de fato sólida e geradora de ativos.

Quais os cuidados que devo ter na hora de avaliar o ROE?

Existem alguns cuidados a serem tomados durante a avaliação do return on equity de uma empresa.

A primeira observação a ser feita, já comentada neste artigo, é que nunca se deve analisar apenas o ROE de uma empresa, haja vista que é necessário um estudo completo sobre a conjectura unindo diversos outros fatores.

Apenas a título de exemplificação, podem existir casos em que uma empresa que registre prejuízo (e, portanto, ROE negativo), continue a apresentar um caixa positivo, o que pode ser considerado como um aspecto positivo. Portanto, é extremamente importante a inclusão de outros indicadores durante uma análise.

Outro ponto a ser destacado é que para que a utilização do ROE seja consistente, o mais indicado é comparar companhias de um mesmo setor ao utilizar esse indicador. Por exemplo, comparar o return on equity de uma empresa do setor de energia com outra do setor de varejo não parece ser muito correto, não é mesmo?

Também é necessário entender que o ROE pode ser representado como uma medida de crescimento da empresa. Geralmente, companhias em crescimento apresentam um ROE bem mais alto do que companhias empresas mais estáveis. Sendo assim, é importante definir bem seus objetivos antes de se decidir sobre o investimento em alguma empresa.

Como aplicar o indicador ROE em minhas finanças?

Se você já investe na bolsa de valores e tem conhecimento sobre o mercado financeiro, sabe bem que investir com base na intuição, além de não funcionar, é extremamente perigoso e prejudicial para as suas finanças pessoais.

O mercado não perdoa investidores aventureiros e se você quer perder dinheiro, o caminho mais fácil é aplicar na bolsa com base no “chutômetro”. Dessa forma, se você se preocupa de fato com as suas finanças pessoais, deve sempre buscar por conhecimento na hora de investir suas economias.

A utilização de indicadores fundamentalistas é a maneira mais eficiente de se avaliar a realidade de qualquer empresa e de te trazer segurança na hora de investir. Aplicar seu dinheiro tendo o conhecimento é o caminho mais curto e seguro para ver o seu patrimônio crescer.

Por isso, é importante que você procure empresas especializadas no assunto e que sejam capazes de oferecer e ensinar todos os segredos necessários para ser um investidor de sucesso no mercado de capitais.

No mundo das finanças existe uma infinidade de indicadores de desempenho das empresas, cada um com sua devida importância e utilidade. Entretanto, dentre os medidores, o return on equity definitivamente pode ser destacado como um dos mais importante na análise de investimentos.

Mesmo assim, por mais que seja essencial, para uma análise completa e profunda de um investimento, é necessário ir além e explorar mais de um indicador para considerar toda a conjuntura do negócio. Então, sempre que estiver em uma situação de indecisão, considere envolver outros indicadores além do ROE para ter uma visão mais aprofundada.

O que achou do nosso artigo sobre return on equity? Gostou? Então, confira agora o nosso post sobre o índice de força relativa e aprenda mais sobre esse outro indicador!