Saúde e Segurança do Trabalho: benefícios para sua empresa

Por Redação Onze

O bem-estar dos colaboradores é mais que um benefício para eles, é um benefício para a sua empresa. Isso porque colaboradores saudáveis, seguros e com uma boa qualidade de vida são mais motivados e, o que é melhor, mais produtivos. Isso impacta diretamente no seu negócio. 

Abaixo, vamos abordar um pouco mais sobre saúde e segurança no trabalho e como o investimento nesses quesitos traz melhores resultados para a sua empresa. Acompanhe.

Benefícios da saúde e segurança no trabalho

Aumento da produtividade

Como já citado, um dos principais benefícios de se investir em saúde e segurança do trabalho é o aumento da produtividade dos colaboradores.

Além de um ambiente saudável trazer por si só mais motivação, o fato de não ficar doente e nem sofrer acidentes, por menores que sejam, faz com que o colaborador falte menos ao trabalho e produza mais.

Menos afastamentos também ocasionam um menor turnover, o que é um grande benefício para a empresa. 

Redução de gastos

Prevenir é sempre melhor que remediar, e também mais barato. Investir em treinamentos de prevenção de acidentes e de saúde, como programas para melhorar a alimentação e deixar de fumar, por exemplo, custa menos do que os gastos que seriam utilizados para “remediar” as situações, como indenizações, custos por afastamento e faltas, entre outros. 

Melhoria da imagem corporativa

Uma empresa cujos colaboradores são motivados a cuidar da saúde, e que zela pela segurança de sua força de trabalho, terá uma melhor imagem no mercado. Isso traz inúmeros benefícios, como a conquista e a retenção de talentos e principalmente vantagem competitiva. 

Aumento da qualidade

Além do aumento da produtividade, colaboradores que se sentem amparados também querem “amparar” a empresa, zelando pelo seu trabalho e pela qualidade do que fazem, sendo mais assertivos em suas metas e objetivos.

Em outras palavras, esses colaboradores se sentem parte da organização e dão o melhor de si para que ela cresça.

Como implantar ações de saúde e segurança do trabalho

Para implantar ações efetivas, as empresas costumam elaborar um documento chamado Política de Saúde e Segurança do Trabalho (PSST), que engloba um conjunto de normas, padrões e objetivos referentes a esses temas.

Cada empresa, dado o seu segmento, possui exigências legais com relação principalmente à segurança no trabalho a serem cumpridas.

No entanto, para realmente implementar uma boa PSST e obter os benefícios citados no tópico acima, é preciso ir além da legislação e observar as demandas próprias da sua empresa. 

Assim, é importante que essa Política de Saúde e Segurança no Trabalho seja realizada em conjunto entre lideranças e colaboradores de todos os departamentos.

Uma consultoria na área pode ser contratada, porém, é preciso que não seja implantada uma PSST padronizada, mas que essa política seja realmente realizada de forma coletiva, ouvindo todas as demandas e sugestões dos colaboradores. 

Outro fator importante é conectar a PSST às metas e objetivos da empresa, avaliando custos, retorno de investimento (ROI), benefícios, etc.

Além disso, é preciso realmente seguir a política estruturada, para que ela não seja apenas um documento elaborado e em seguida deixado de lado.

Inclusive, reestruturar esse documento de tempos em tempos, com o auxílio dos colaboradores, é necessário, alinhando constantemente as demandas de saúde e segurança da empresa.