Gestão de benefícios: descubra o que é e como implementar

Por Redação Onze

Gestão-de-benefícios

A gestão de benefícios é uma estratégia fundamental para reter talentos, aumentar os níveis de produtividade e engajar colaboradores. Logo, pode se tornar um bom investimento da empresa na busca por melhores resultados.

Mas administrar esses recursos deve ir além de oferecer boa remuneração e itens obrigatórios por lei. Na verdade, a ideia é apostar nos diferenciais para valorizar os funcionários, como a oferta de previdência privada empresarial, por exemplo.

Com isso em mente, como fazer uma gestão de benefícios assertiva? Ao longo do artigo, confira um passo a passo simples e eficaz para ter sucesso nesse desafio.

O que é gestão de benefícios

Gestão de benefícios é o conjunto de estratégias para engajar e motivar funcionários a partir de concessão de vantagens que vão além do salário. Trata-se do processo de administração dos recursos oferecidos pela empresa.

Os benefícios são divididos em duas categorias: obrigatórios e opcionais. Os obrigatórios por lei incluem, por exemplo, férias, décimo terceiro salário e hora extra. Já os opcionais podem ser:

  • Plano de saúde
  • Plano odontológico
  • Previdência privada
  • Auxílio-creche
  • Vale-combustível e estacionamento
  • Vale-cultura
  • Bolsa de estudo
  • Horário flexível.

Importância da gestão de benefícios

Diferentes pesquisas comprovam a importância de gestão de benefícios nas empresas. Uma das principais vantagens é a atração e retenção de talentos a partir de um bom plano de benefícios.

De acordo com uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM), de 2017, os motivos centrais que levam funcionários a buscarem vagas na concorrência são maior remuneração (56%) e melhores benefícios (29%).

Isso quer dizer, na prática, que empresas que não oferecem benefícios atraentes para os colaboradores são mais propensas a perder seus melhores talentos. O resultado de altos níveis de rotatividade, por sua vez, incluem maiores gastos com contratações, demissões, processos seletivos e treinamento de novos funcionários.

Outro aspecto importante da gestão de benefícios é que ela aumenta os níveis de produtividade na empresa. Em termos financeiros, uma pesquisa da PwC de 2017 mostra que funcionários preocupados com suas finanças têm quase cinco vezes mais chances de se distraírem e terem a produtividade reduzida.

Por outro lado, uma empresa que valoriza os colaboradores por meio de um plano de benefícios, vê seus resultados se elevarem. Com o ganho de produtividade, surge a otimização dos resultados financeiros e da satisfação do cliente.

Como implementar sua gestão de benefícios

A seguir, descubra cinco passos essenciais para colocar em prática a gestão de benefícios na sua empresa:

1. Entenda as necessidades dos colaboradores

Para montar um plano de benefícios, a primeira etapa é conhecer as necessidades e preferências dos colaboradores. Nessa hora, é interessante aplicar uma pesquisa de opinião a fim de obter insights para a gestão e ser mais assertivo ao oferecer benefícios para os funcionários.

2. Considere os benefícios flexíveis

Outra estratégia que pode ser colocada em prática é a oferta de benefícios flexíveis: pacotes de benefícios personalizados pelos colaboradores de acordo com suas preferências. Trata-se de uma forma de satisfazer todos os funcionários da empresa, independentemente de idade, estilo de vida e prioridades de cada um.

3. Priorize a concessão de benefícios

Para oferecer um bom plano de benefícios, é imprescindível que isso seja tratado como prioridade pela gestão. Afinal, valorizar os profissionais custa dinheiro. O ponto-chave é entender que as vantagens da implementação transformam os benefícios aos funcionários em um excelente investimento.

4. Comunique o plano de benefícios

O próximo passo é informar o plano de benefícios aos colaboradores de forma clara e transparente. Para isso, investir em uma comunicação interna assertiva é essencial. Há diversos canais pelos quais isso pode ser feito, como e-mail, murais e intranet, por exemplo.

5. Avalie os resultados

Em um artigo para a revista Forbes, Robert Cerone, fundador e CEO da Cognos HR, destaca que a gestão de benefícios é um processo contínuo que pode mudar conforme os objetivos e estratégia da empresa evoluem.

“Certifique-se de que a liderança esteja alinhada com sua estratégia de benefícios, pesquise bem suas opções e avalie regularmente seus esforços para garantir que sejam eficazes”, recomenda o autor.

Previdência privada na gestão de benefícios

Um benefício atraente para os colaboradores é a previdência privada empresarial. Com ela, você demonstra que se preocupa com o futuro financeiro dos funcionários e gera um motivo a mais para que eles permaneçam motivados e produtivos.

De forma simplificada, a previdência privada empresarial funciona assim: em conjunto com o colaborador, você realiza aportes para fundos de previdência, e o dinheiro fica rendendo durante anos, até que o funcionário se aposente. É, portanto, um investimento com foco no longo prazo e que complementa a previdência social.

Para a empresa, ao optar pelo plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), a vantagem é que existe a possibilidade de deduzir até 20% da folha salarial dos colaboradores no Imposto de Renda no regime de tributação do lucro real. Na prática, significa uma otimização do orçamento.

Para o funcionário, maior segurança financeira, reconhecimento e satisfação são consequências diretas de ter acesso a esse tipo de investimento. Então, incluir a previdência privada na gestão de benefícios é um diferencial que faz toda diferença.

E aí, gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos.