Saúde e Trabalho: entenda qual a relação e quais os benefícios

Por Redação Onze

A relação entre saúde e trabalho é extremamente próxima, já que colaboradores saudáveis são mais motivados e engajados no trabalho.

Além disso, uma empresa que se preocupa com a saúde de seus colaboradores traz para si uma série de benefícios, que inclui a melhoria de sua imagem e também a redução de custos com turnover, baixa produtividade, faltas, indenizações e outros problemas relacionados.

Entenda a relação entre saúde e trabalho

A saúde no ambiente de trabalho é um direito fundamental dos colaboradores de uma empresa. É necessário ter saúde para se ter condições de exercer uma atividade laboral.

Da mesma forma, o trabalho proporciona as condições necessárias para que os colaboradores obtenham recursos para prevenir e cuidar da saúde.

Assim, essa relação é muito próxima e deve ser tratada com a maior responsabilidade possível. 

É, portanto, essencial que uma empresa garanta a qualidade da relação saúde e trabalho, investindo principalmente em programas de conscientização, promoção da saúde e prevenção de doenças.

Dessa forma, ganha a empresa com colaboradores mais motivados, engajados e produtivos, e ganham os colaboradores com uma melhor qualidade de vida. 

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Por que investir em saúde no trabalho

Um dos principais benefícios de se investir em saúde no trabalho é o aumento da produtividade. Além de um ambiente saudável trazer por si só mais motivação, o fato de não ficar doente faz com que o colaborador falte menos ao trabalho e produza mais. 

Outro grande benefício da relação saúde e trabalho é a redução de gastos. A redução de turnover por afastamentos ou mesmo  faltas, como falamos acima, reduz o custo com treinamentos de novos colaboradores. 

Uma empresa que zela pela saúde de seus colaboradores terá uma melhor imagem no mercado. Isso traz inúmeros benefícios, como a conquista e a retenção de talentos e principalmente vantagem competitiva. 

E, por último, colaboradores que se sentem amparados também querem “amparar” a empresa, zelando pelo seu trabalho e pela qualidade do que fazem, sendo mais assertivos em suas metas e objetivos.

Em outras palavras, esses colaboradores se sentem parte da organização e dão o melhor de si para que ela cresça com qualidade.