Simulador LCI: compare e invista nas Letras de Crédito Imobiliário

Por Redação Onze

Simulador-LCI

Quem investe em Letras de Crédito Imobiliário sabe bem o quão útil um simulador de LCI pode ser na hora de tomar uma decisão.

Atualmente, existe no mercado uma infinidade de opções de investimentos e projetar os ganhos possíveis pode ser o melhor caminho para sua análise.

Continue lendo para saber mais sobre o simulador e aprender como comparar diferentes títulos financeiros.

O que é um simulador de LCI?

As Letras de Crédito Imobiliário são investimentos de renda fixa isentos de Imposto de Renda, que oferecem uma rentabilidade considerável. Emitidos por instituições financeiras privadas, os títulos de LCI são utilizados pelo emissor para custear atividades do setor imobiliário por todo o país.

O investimento pode ser feito tanto em Letras prefixadas (seguem uma rentabilidade fixa) quanto em pós-fixadas, que têm seu rendimento atrelado a um indexador da economia, como o IPCA ou o CDI.

Nos dois casos, é possível projetar o lucro a partir da rentabilidade para conseguir planejar os investimentos de acordo com seus propósitos e metas. E esse cálculo fica ainda mais fácil com o uso dos simuladores.

Criadas e divulgadas por instituições de referência do mundo financeiro, essas ferramentas ajudam você a comparar e entender qual é o potencial de ganho de cada LCI e, então, fazer sua escolha.

Por que simular LCI antes de investir?

O que não faltam são razões que justifiquem o uso de um simulador de LCI antes da tomada de decisão. Quem aposta em uma dessas ferramentas durante o planejamento, com certeza, tem resultados melhores para a sua estratégia financeira.

Isso porque a projeção traz uma camada extra de segurança ao plano, já que é possível saber de antemão o quanto poderá lucrar com a aplicação.

A simulação antes da compra também evita que você saia no prejuízo por aplicar em um ativo que tem um potencial menor de retorno.

Por fim, ainda permite fazer planos mais definitivos para o futuro, já que você tem uma noção mais clara sobre sua renda em médio e longo prazo.

O que analisar ao simular LCI?

Na hora de avaliar os resultados de um simulador de LCI, algumas dúvidas podem surgir. Nesse sentido, é importante ter em mente que o objetivo principal dessa ferramenta é munir você com todos os dados necessários para tomar sua decisão.

Entre essas informações, está a taxa de rentabilidade da aplicação. É a partir dela que o instrumento calcula os ganhos possíveis conforme o valor que será investido.

Esses dados são colocados em contraste, na maioria das vezes, pela disposição lado a lado de diferentes títulos para facilitar a comparação.

Além do rendimento, é preciso ficar de olho na tributação sempre que for simular um investimento. No caso das Letras de Crédito Imobiliário, a melhor notícia é que esse é um tipo de aplicação isento da cobrança do Imposto de Renda.

4 simuladores de LCI

Depois de saber mais sobre esse investimento, que tal conhecer e testar alguns simuladores? Abaixo, apresentamos 4 boas alternativas da ferramenta. Confira!

1. Rico

Subsidiária da XP Investimentos, a Rico é uma corretora de valores que foca em atender um público iniciante. Em seu blog, a empresa informa que criou três opções de simulador: um gratuito e dois exclusivos para seus clientes.

A versão gratuita, intitulada “Simulador de Renda Fixa”, projeta o lucro de diversas aplicações para conferência.

Ao preencher com o valor inicial e o período do investimento, você tem os resultados possíveis no CDB, LC, LCA e LCI comparados ao rendimento da poupança.

2. Easynvest

Com a comunicação voltada para atingir um público mais jovem e com larga presença no ambiente digital, a Easynvest é outro exemplo de corretora que oferece um simulador de LCI.

A empresa disponibiliza em seu site a projeção de ganhos também a partir do valor inicial e do tempo do investimento.

Com essas informações, são esboçados os rendimentos de aplicações no Tesouro Prefixado, Selic ou IPCA+. A plataforma traz ainda opções de resultado para o CDB, LC, LCA e LCI.

3. Toro

A terceira e última corretora da lista, a Toro Investimentos, foi fundada em 2010 e em pouco tempo se consolidou como uma das maiores produtoras de conteúdo financeiro da internet brasileira.

A sua versão do simulador de rentabilidade traz resultados para LCI e LCA exclusivamente. Na página, basta inserir o valor inicial e o prazo do investimento para projetar os ganhos de maneira gratuita.

4. Me Poupe

O maior canal de educação financeira da internet, da jornalista Nathalia Arcuri, também oferece um simulador confiável.

Para calcular os ganhos possíveis de um título de Letra de Crédito Imobiliário basta selecionar a opção “LCI/LCA” e terminar de preencher com os valores adequados de capital, período e taxa do ativo escolhido – essa versão não traz a rentabilidade automática.

Se você gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre o mundo dos investimentos, não deixe de acompanhar o blog da Onze.