Sucesso financeiro: os caminhos que levam a esse objetivo

Por Redação Onze

Buscar o sucesso financeiro é o sonho de muita gente. Afinal, ainda que dinheiro e felicidade não sejam sinônimos, é fácil entender que ter uma boa condição econômica colabora para o bem-estar.

No entanto, como tudo na vida, a concepção de realização é relativa. O que ela pode significar para uma pessoa,  pode ter um sentido completamente diferente para outra. Por isso, tão importante quanto tentar alcançar o sucesso financeiro é encontrar a sua própria definição para ele.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o conceito e trazer detalhes sobre os caminhos que levam a esse objetivo. Você vai entender porque a saúde financeira é um componente imprescindível para o sucesso.

Siga acompanhando!

Sucesso financeiro: o que é?

E é justamente por aqui que começamos. A definição de sucesso financeiro é bem particular.

Para algumas pessoas, pode ser sinônimo de acumular grandes fortunas, ter dinheiro para comprar tudo o que quiser e ostentar suas aquisições.

Por outro lado, existem aqueles que podem acreditar que o significado tem a ver com honrar seus compromissos em dia, ter uma reserva de emergência e planejar o seu futuro.

Seja como for, o importante é você mesmo estabelecer o seu sentido para o sucesso financeiro e não confundir, por exemplo, com a riqueza por si só. 

Riqueza x saúde financeira

Não há nada errado em ser rico, muito pelo contrário. Todo mundo gostaria de ter um padrão de vida elevado.

A questão não é essa. Mas sim conseguir manter essa ótima condição econômica sem extrapolar o comprometimento de renda. Ou seja, riqueza pode até ser associada com o sucesso financeiro, desde que se estabeleça uma relação saudável com o seu dinheiro.

Uma pessoa pode ter um patrimônio valorizado e, mesmo assim, estar repleta de dívidas, por exemplo. Da mesma forma que um indivíduo com menor poder aquisitivo pode consumir de forma consciente, controlar o seu orçamento, se divertir e ter suas finanças equilibradas.

Portanto, o sucesso tem muito mais a ver com a saúde financeira do que propriamente com a riqueza em si. Que tal apostar nessa ideia?

Por que perseguir o sucesso financeiro?

Acima de tudo, o sucesso financeiro está relacionado com a qualidade de vida.

Quando você busca ter uma relação mais consciente com o dinheiro, controlando os gastos, poupando certo, visando suas metas pessoais, consumindo lazer, entre outras práticas, também se está investindo em saúde.

Afinal, sentimentos ruins, como ansiedade, estresse e insegurança relacionados a sua condição econômica tendem a diminuir sob essa nova perspectiva. Lembre-se que, quando suas finanças vão bem, você está mais próximo de conquistar os seus sonhos

Uma boa razão para alcançar o sucesso financeiro, concorda?

Cinco dicas para alcançar o sucesso financeiro

Alcançar o sucesso financeiro não é uma missão impossível e depende muito mais de você do que de qualquer outro fator. Confira cinco dicas para aliar dinheiro e felicidade e encontrar a receita ideal para você.

1. Conheça seu orçamento

É impossível atingir o sucesso financeiro se você não sabe o seu salário líquido, quais são suas despesas básicas físicas e eventuais e o seu grau de comprometimento de renda.

E não basta apenas conhecer: é preciso anotar de forma detalhada todo o seu orçamento. Com esse mapa pronto, fica mais fácil visualizar a sua situação e planejar os próximos passos.

2. Tenha uma renda extra

Além dos seus vencimentos fixos, ajuda muito ter alguma fonte de renda extra para complementar o orçamento.

Ofereça aulas particulares de alguma matéria que você domine, faça dinheiro com o seu hobby, abuse da economia compartilhada e alugue sua casa, um quarto, uma bicicleta ou seja o que for. Alternativas não faltam para turbinar as finanças e aumentar os rendimentos.

3. Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é uma competência muito usada para o desenvolvimento pessoal,  e que também pode trazer diversos benefícios para a sua saúde financeira.

Além de ajudar você a definir suas prioridades, a habilidade também vai auxiliar na hora de gastar menos, poupar certo e realizar investimentos que vão ao encontro de seus objetivos.

4. Estabeleça prioridades

Por falar em objetivos, estabelecer prioridades é um dos principais segredos para quem busca o sucesso financeiro. E não é para menos. Como vimos, a realização econômica está muito ligada à satisfação pessoal e à qualidade de vida.

Nesse sentido, nada deixa alguém mais feliz e pleno do que ter dinheiro suficiente para concretizar um sonho que estava há anos sendo planejado.

5. Planejar o futuro

Quando metas são estipuladas, fica muito mais estimulante praticar o hábito de poupar e, nesse sentido, o sucesso financeiro vira quase uma consequência.

A aposentadoria, por exemplo, quanto mais cedo você começar a planejá-la, menor será a parcela economizada, e mais tranquila e confortável será a sua vida depois que decidir parar de trabalhar.

Você e sua empresa podem criar um fundo próprio para isso. Na Onze, a primeira PrevTech do Brasil, todo o trabalho é focado em fazer as melhores escolhas na hora de alocar o dinheiro dos colaboradores da empresa em ativos financeiros de longo prazo

Nossas soluções em previdência privada são pensadas para o público corporativo, trazendo ações personalizadas ao seu perfil.

Quer saber mais sobre o modelo? Visite o site da Onze e entre em contato conosco agora mesmo!