Taxa de desconto: como encontrar as ações mais baratas

Por Redação Onze

Taxa-de-desconto

A taxa de desconto é mais um indicador que ajuda você a encontrar as ações mais vantajosas do mercado a partir do potencial de valorização. Ao calcular essa porcentagem, você consegue:

  • comparar o retorno futuro de um investimento;
  • projeto;
  • operação financeira levando em conta outras oportunidades semelhantes.

Assim, fica mais fácil de avaliar o verdadeiro valor de um ativo e definir sua atratividade mínima a partir dos lucros esperados. Para ajudar você a melhorar sua análise de investimentos, explicamos tudo sobre a taxa de desconto e seu cálculo. Siga a leitura e aprenda a usar esse indicador de viabilidade.

O que é a taxa de desconto nas ações

A taxa de desconto é um indicador que reflete o custo de oportunidade e os riscos de um investimento, trazendo seu valor futuro para a realidade presente. É um dos parâmetros utilizados para analisar o potencial de retorno de investimentos. Lembrando que os valores financeiros só podem ser comparados no mesmo período de tempo.

Podemos dizer que essa taxa corresponde ao oposto da taxa de juros, pois representa o valor de antecipação do montante que será investido. Assim, a taxa de desconto pode ser aplicada na compra de títulos e ações, como parte do estudo de viabilidade econômica do negócio.

Para quê serve a taxa de desconto?

A taxa de desconto serve, basicamente, para verificar se a rentabilidade futura de um investimento continua viável, quando transportada para o cenário presente. Nas empresas, o indicador é muito utilizado para avaliar o grau de risco e viabilidade de projetos. Já os investidores utilizam para determinar se vale a pena comprar ações e títulos.

Basicamente, é a taxa mínima que deve ser ultrapassada para justificar um investimento, baseada no retorno esperado dos fluxos de caixa futuros. Assim, é possível estimar o custo do capital envolvido na aplicação e determinar se há uma atratividade mínima.

Como usar a taxa de desconto na busca por ações

A taxa de desconto é um parâmetro útil para buscar ações vantajosas no mercado de renda variável. Ao procurar por esses ativos, você deve levar em conta o chamado “preço justo” da ação, que nem sempre é proporcional ao seu valor de negociação presente. Afinal, não basta comprar ações “baratas”, é preciso comprar ações de boas empresas com descontos significativos em relação ao seu potencial de retorno (o verdadeiro valor). Para isso, é preciso lançar mão da filosofia value investing, que busca encontrar o valor intrínseco das ações, a partir de métricas de preço, lucro, receitas, dívidas, patrimônio, etc.

Logo, a taxa de desconto é uma das ferramentas de valuation (atribuição de valor do ativo) que ajuda você a determinar o potencial de valorização da ação. Com ela, você pode fazer projeções dos lucros futuros da empresa e atualizar as estimativas, chegando ao fluxo de caixa descontado. Já vamos descobrir como fazer isso.

Cálculo da taxa de desconto

Um dos métodos mais utilizados para calcular a taxa de desconto é o chamado WACC, ou Weighted Average Capital Cost (Custo Médio Ponderado do Capital). O cálculo indica o nível de atratividade mínima do investimento. Mostra se o retorno será o mesmo dos outros investimentos considerados mais seguros (custo de oportunidade). Na prática, a taxa de desconto é composta pela média de todos os custos de recursos utilizados pela empresa ponderados pelo montante correspondente a cada recurso.

Para calcular esse indicador, basta utilizar a fórmula:

  • WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) x (1-IR)

Considerando que:

  • Ke: custo do capital de fonte interna
  • Kd: custo do capital de fonte externa
  • E: patrimônio líquido da empresa
  • D: dívida total da empresa
  • IR: imposto de renda.

Já o custo de capital de fonte interna é dado pela seguinte fórmula:

  • Ke = Rf + ? (Rm – Rf)

Onde:

  • Rf: retorno dos ativos sem risco
  • ?: sensibilidade do mercado (medida de risco que relaciona volatilidade das ações da empresa em relação às demais do mercado)
  • Rm: taxa de mercado do ativo, em geral, o Ibovespa.

E esta é a fórmula do capital de fonte externa:

  • Kd = (despesa financeira – JCP) / Dívida bruta

É fácil encontrar a despesa financeira nos demonstrativos contábeis da organização, enquanto o JCP indica os Juros sobre Capital Próprio. Como alternativa à fórmula, também é possível utilizar calculadoras próprias para a taxa de desconto.

Ao aplicar os valores, você terá uma porcentagem final que indica o custo médio ponderado de capital. Assim, o WACC fornece um parâmetro de comparação com outros investimentos e permite avaliar se o projeto é atrativo e rentável.

Mas, vale lembrar que a taxa de desconto não é o único indicador a ser considerado na compra de ações e investimentos. Há várias outras métricas essenciais como o ROI (Retorno sobre o Investimento), Valor Presente Líquido (VPL), Índice Benefício/Custo (IBC), etc. Por isso, é importante complementar sua análise com outros indicadores antes de tomar decisões de investimento – que exigem conhecimento e experiência.

Na Onze Investimentos, por exemplo, você conta com o trabalho de especialistas em investimentos de longo prazo que garantem a preservação e maximização do seu patrimônio com os melhores ativos da economia brasileira. Assim, você não precisa mais se preocupar com mais nada além de planejar seu futuro, enquanto nós cuidamos da sua previdência privada.